Sou a Raquel Carvalho, brasileira, farmacêutica, já estive na Alemanha por vários motivos: estágios, estudo de alemão, intercâmbio universitário, procura de emprego, casamento e agora estou morando e trabalhando na Alemanha. No meu tempo livre escrevi textos e fiz vídeo para tentar desvendar algumas burocracias da terra da batata.
- Não faço tradução de nada. Não sou tradutora.
- Não analiso contratos sob a ótica dos direitos e deveres. Não sou advogada.
- Não sou despachante. Não faço seu visto sair.
- Não faço seu dever de casa e sua prova de alemão.
- Caso esteja procurando consultoria para currículo e entrevista na Alemanha recomendo a Connex Consulting, empresa da Sandra Santos (autora do livro Mineirinha n’Alemanha).
- Caso esteja procurando consultoria para visto de trabalho e recrutamento (headhunter) nas áreas de TI e engenharia na Alemanha, procure a empresa alemã Trabanhá*, conectada ao Brasil. Será atendido por Irilda Silva Bauer. *Cooperação com a empresa de consultoria alemã Enviacon com o intuito de buscar profissionais brasileiros qualificados e com interesse em trabalhar na Alemanha. Foco em profissionais acadêmicos das áreas de TI e engenharia com o nível mínimo B2 (intermediário superior) de alemão e/ou inglês. Ao entrar no site clique em “Obtenha Avaliação Grátis“, preencha o formulário e envie para que o primeiro passo da avaliação seja feito.
—
Adendos:
CONTATO APENAS POR MEIO DE COMENTÁRIO NO BLOG, O QUAL RESPONDO QUANDO EU TIVER TEMPO.
Não trabalho mais com consultoria.
Obrigada,
Abraços
Boa noite!
Sou médico veterinário pós graduado.
O campus da minha universidade não é reconhecida pelo site da ANABIN. A universidade tem vários campus, só que onde eu cursei não é reconhecido. O campus principal é.
Estudei na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) no campus em Lages (CAV – Centro Agro Veterinário).
Não consigo validar meu diploma?
A universidade onde fiz a pós graduação é reconhecida (UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi- Árido).
O que podes me dizer ou aconselhar?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Depende se vc quer trabalhar como médico veterinário na Alemanha. Para validar vc precisa entrar em contato com o Conselho Regional do estado alemão onde vc quer morar. Provavelmente vc terá que fazer prova do Exame Nacional para reconhecer e exercer a profissão. Leia o meu texto sobre reconhecimento do diploma de Farmácia aqui no blog, pois deve ser parecido para o seu caso. Leia também o post sobre equivalência de diploma (equivalência não é validação, reconhecimento. Equivalência é comparar seu curso a um alemão, já validar um diploma de profissão regulamentada é reconhecer no Conselho Regional, fazer o que precisar e tirar o número de registro para atuar). Abraços
CurtirCurtir
Boa tarde!
Muito obrigado pela resposta!
Entretanto, achas que eu consigo reconhecer meu diploma na Alemanha apesar do campus da minha universidade não ser reconhecido lá?
Acho estranho não ser ainda, pelo fato de ser uma universidade estadual e pública.
Não sei se não tem convênio com a Alemanha.
Vou assistir ao teu vídeo sobre o reconhecimento do cursode enfermagem.
Um abraço!
André Carlos Genster
Enviado do Outlook Mobile
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, consegue fazer reconhecimento no Conselho Regional (validar para trabalhar com profissão regulamentada – perguntar para eles quais são os pré-requisitos para o seu curso) ou equivalência (comparar com um estudo alemão) pelo ZAB (equivalência não é validação e não vale como reconhecimento para exercer profissão regulamentada). O banco de dados da Anabin não é frequentemente atualizado e não engloba várias universidades, cursos e campus.
O meu texto sobre equivalência e reconhecimento está aqui no blog. Só procurar na LUPA no lado direito superior pelo computador.
Abraços.
CurtirCurtir
Equivalência e reconhecimento de diploma na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2014/05/30/reconhecimento-de-diploma-na-alemanha-anerkenung-in-deutschland/
CurtirCurtir
Reconhecimento (validação) do diploma de Farmácia: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/04/20/reconhecimento-do-curso-de-farmacia-na-alemanha/
CurtirCurtir
Olá Raquel, gostaria de saber se o curso de Geologia ou fisioterapia são bons e tem uma boa probabilidade de conseguir uma validação!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ter acho que tem, mas todo curso de saúde têm prova de validação em alemão e tem seus pré-requisitos. Geologia seria engenharia geológica? Engenharia também precisa de validação se for trabalhar como engenheiro técnico, mas engenharia normalmente não precisa de prova, mas de 3 anos de experiência como engenheiro.
Dá uma olhadinha na minha playlist de vídeos chamada trabalhar na Alemanha. Bjs
CurtirCurtir
Oi Raquel, tudo bem?
Encontrei primeiro seus vídeos no YouTube, que venho acompanhando faz algum tempo, e por lá descobri sobre seu blog e desde então tenho lido vários artigos por aqui também. Acho muito bacana a forma que você compartilha as informações, e principalmente a qualidade das informações, e também o fato de que você sempre tem sempre uma abordagem muito prática em todos os assuntos, mas ao mesmo tempo super pessoal e muitas vezes divertida! Obrigada por compartilhar suas experiências!
Sabe me dizer algo, ou indicar onde encontrar informações sobre, abrir uma empresa na Alemanha? Estou pesquisando várias coisas nesse sentido e simplesmente gostaria muito qualquer comentário vindo de você! Sei que você não é uma especialista, só queria perguntar por opiniões e sugestões que talvez você tenha sobre o tema, considerando suas experiências por aí. Entendo se não quiser responder e já antecipo agradecimentos de coração flor!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Dani! Muito obrigada por esse lindo e carinhoso comentário pra mim!!! Fiquei muito contente! Fiz um
Vídeo hoje que falo um pouco sobre certificados e que há regulamentação para abrir uma empresa que tem a ver com a profissão: Número 292- http://youtu.be/pCpo65OBHNE mas eu ainda tenho que editar um vídeo que mostro minha autorização da minha empresa de vendas de cosméticos online. Então tudo depende de que área será sua empresa. Tem que ter um Business Plan. Um beijão! Quel
CurtirCurtir
Olá!
Estava procurando blogueiros brasileiros que morassem na Alemanha e acabei encontrando o seu. Gostaria de saber se você poderia me mandar um e-mail (g.berto2540@yahoo.com.br) para que pudéssemos nos falar melhor, já que pretendo morar em Berlim ou em alguma outra cidade grande da Alemanha, mas ainda tenhos alguns medos e dúvidas. Obrigada desde já e fico no aguardo.
CurtirCurtir
Oi Gabi, eu to fazendo acompanhamento de processos e consultoria se vc quiser. Falei aqui nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bJmo-siUofE&index=62&list=PL_k4uoNZ_S43Ydw7t_w6JZgj51IRI5h0n Se vc ainda quiser me fala aqui que te mando um email com preço e horários que posso conversar.
Bjao
CurtirCurtir
Ola boa noite, Raquel
Você saberia me informar se um contrato de trabalho permite que eu leve minha esposa, que é Russa, comigo?
CurtirCurtir
Permite. Com contrato de trabalho e visto de trabalho. Mas Apostila em
cartório a certidão de casamento e faz tradução juramentada. Boa noite.
CurtirCurtir
OLÁ Raquel parabéns pelos videos …. sou enfermeira e trabalho na Itália desde de 2009 e agora quero me trasferir pra Alemanha. Olhando pra un dois seus primeiros videos . Vi que vc escreveu sobre uma consultoria da Bárbara…. tentei ate ligar mas nao rolou com o ingles nem com o alemão. Entao vendo o seu un outro vídeo vi que vc tb faz aconselhamento. … preciso de contato de empresa que trabalhe com enfermeiros extracomunitario. Aqui na Itália tem entrevista pra diretamente com a instituição de saude .. mas eles so fazem pra cidadao italiano . E eu so tenho o permesso di soggiorno a tempo indeterminato italiano. Vc pode me ajudar? Marcamos un orario e vc me diz os preços. .. muito obrigado pela atenção.
CurtirCurtir
Oi Amanda! Se quiser fazer uma consultoria posso pesquisar sobre o assunto. Contacte-me pela parte de contatos do blog. Abraços
CurtirCurtir
Boa tarde Raquel. Sou formada em direito no Brasil e me indicaram os seus vídeos, no grupo de heidelberg, que faço parte no facebook. Gostaria de saber se você tem conhecimento sobre como posso começar os estudos para tentar passar num mestrado e onde posso averiguar se existem bolsas de estudo. Verifiquei pelo site da Universidade de Heidelberg, Mas não achei. obrigada
CurtirCurtir
Entra em contato com o International Office da Universidade e com o Departamento do curso que vc quer fazer. Bjs
CurtirCurtir
Raquel, já faço universidade no Brasil na área de engenharia de energias, sei alemao estava pensando em um Ausbildung ou duales Studium na alemanha, seria possível? É mt mt mt complicado conseguir uma vaga de Ausbildung? Ou você acha que é melhor eu formar minha graduação? Pode me ajudar? Podemos marcar um horário.
Liebe Grüße
CurtirCurtir
Oi Jamile. Eu acho que já te respondi por e-mail né? Vc me mandou msg pelo blog na área de contatos. Não sei quão difícil seria. Depende do curso, dos pré-requisitos, de não ter muito concorrente, das suas habilidades e conhecimentos.
Eu me formaria antes em engenharia no Brasil, assim como me formei em Farmácia antes de vir. Eu vim para fazer carreira na área em que estudei. Bjs
CurtirCurtir
Olá Raquel, me inscrevi no seu canal e agora no Blog!! queria que me tirasse algumas dúvidas, caso souber. Não sei se alguem ja perguntou por aqui, mas gostaria de saber como é o mercado para dentistas brasileiros aí na Alemanha. Sei que tem que fazer o exame nacional, assim como médicos. Mas no caso da medicina por exemplo, pelo que andei vendo, é bem valorizado depois que a pessoa passa no exame, nao me parece ser dificil conseguir emprego, até porque medicos brasileiros sao bem valorizados. E no caso de dentistas, você tem alguma noção? há procura, tem como montar consultório e as clínicas contratam? Se fizer especialização aí, por exemplo, há mais chances de conseguir algo? Obrigada!!
CurtirCurtir
Oi Anna, não sei te responder sobre mercado para dentistas. O que eu sei vc já sabe que é ter que se registrar no Conselho Regional e talvez fazer prova.
Bjs e boa sorte!
CurtirCurtir
Olá, Raquel.
Bom dia!
Tenho acessado seu blog e tirado muitas informações importantes. Agradeço por compartilhar suas experiências. Sei que as mesmas situações não seguem uma regra fixa, mas quero saber se pode me dar uma dica:
Estou noiva de um alemão e vou para Hamburgo como turista, para nesse período entrar com a documentação para residência e casamento, para posterior visto de casada com alemão. Não fiz nada aqui no consulado, vou fazer tudo direto lá. Estou levando toda documentação minha, lá vou juntar com os formulários em alemão.
Minha dúvida é: o que falar para a imigração? Minha passagem de volta é para 90 dias depois. Estou com carta convite e levando um pouco de Euro e Dolar.
Falo que sou só turista ou posso será falar que vou dar entrada em visto de casamento com alemão?
Estou indo basicamente de mudança hehe Caso rejeitem o casamento, etc, volto mas já deixo minhas coisas lá.
Grata de coração e felicidades do seu casamento.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! Já passou tanto tempo que agora vc já deve estar até casada! Kkk olha, a imigração na Alemanha nunca me perguntou nada, mas o certo vc já tá fazendo: carta convite e dinheiro, mas também tem que ir com seguro saúde!
Fala que tá turistando ora! Hehe pq vc estará mesmo.
Bjs
CurtirCurtir
Oiee… Sim, estou recém casada. Na chegada aqui a imigração dessa vez não me perguntou muita coisa, mas em compensação vasculhou a vida da minha sogra em umas 10 gerações pra trás (ela era a titular da carta convite), e tive que comentar que ela era mãe do meu noivo pois quiseram saber minha ligação com ela. Eu tinha o seguro-saúde sim.
Entreguei a documentação ontem pro visto, vamos ver quanto tempo demora. O de turista já tá findando e eles darão mais tempo pelo que disseram, até pq duvido que td se resolva tão rápido.
Bem, obrigada pela atenção. Grande abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Na verdade eles estão certo. Tem tanto tráfico de pessoas. Eu nunca usei carta convite, eu sempre vinha por um motivo que tinha carta da universidade, carta do curso de alemão, carta do estágio.
Que bom que deu tudo certo! Bjs
CurtirCurtir
Olá Raquel.
Minha esposa recebeu uma proposta de trabalho na Alemanha e estamos indo no próximo ano.
Sendo que ela está estudando o idioma atualmente (e eu também), e antes de iniciar o trabalho ela vai terminar o último período do curso na Alemanha, sendo assim ela vai entrar como estudando e não poderemos de início fazer a união familiar.
Eu então, vou como estudante do Idioma.
Minha maior dúvida e quanto a residência.
O curso me dá já declaração etc., mas ao chegar na Alemanha, com consigo um imóvel, se ainda não tenho residência e preciso de mais até mesmo para abri uma conta ?
Devo então ficar num hotel no início ?
Pode dar um auxílio nesse assunto ?
Obrigado !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Corrigindo o último parágrafo que ficou mal digitado RS:
Eu então, vou como estudante do Idioma.
Minha maior dúvida é quanto a residência.
O curso me dá já declaração etc., mas ao chegar na Alemanha, com consigo um imóvel, se ainda não tenho residência e preciso de uma até mesmo para abrir uma conta ?
Devo então ficar num hotel no início e depois de ter autorização da prefeitura da cidade procurar um imóvel ?
Pode dar um auxílio nesse assunto ?
Obrigado !
CurtirCurtir
Oi Hugo,
Dependendo da cidade conseguir um apartamento tá mais difícil que conseguir emprego!
Até eu recentemente perdi um apartamento em que me candidatei sendo que tenho todos os documentos, salário na Alemanha e identidade alemã. Eu comecei a rezar.
Ou paga uma ap mobiliado de empresas que fazem esse serviço para quem tá chegando na Alemanha, dai pelo menos vc teria um endereço por alguns meses até achar o cantinho de vcs.
Em todo o caso não esquece que vc precisa do contrato e as vezes ate de uma carta do dono para provar que vc mora no endereço para se cadastrar na cidade. Já escrevi sobre alugar imóvel na Alemanha aqui no blog. Procura aqui. Bjs e boa sorte!
CurtirCurtir
Boa tarde, Raquel!
A minha dúvida era a mesma que a do Hugo, com a diferença que meu marido pretende ir para Alemanha no ano que vem com o visto de busca de emprego (acho que a nossa situação é mais difícil que a do rapaz que comentou antes). Você conhece alguma empresa confiável para indicar, que faça esse serviço que comentou na sua resposta (ap mobiliado)?
Se você estivesse chegando hoje na Alemanha para buscar trabalho, preferiria residir provisoriamente nas capitais mesmo (Munique ou Stuttgart, por exemplo) ou escolheria alguma cidade metropolitana, para poder pagar um pouco menos com moradia?
Meu marido encaminhou os documento dele para a ZAB, queria te dizer que os teus vídeos e o conteúdo deste blog ajudaram demais!!
Desde já, obrigada!
Fabi
CurtirCurtir
Boa noite Raquel,
Estou com uma dúvida em relação a uma falha da minha empresa onde trabalho. Estou na Alemanha a dois meses com um contrato de trabalho, o que aconteceu foi que assinei um contrato com um valor de salário, e na altura do pagamento, reparei que a empresa pagou me a mais do que eu devia. Gostaria de saber se o que recebi a mais será descontado nos próximos meses, ou como será resolvido essa falha da empresa, visto que foram eles que não tiveram atenção em relação ao contrato e ao pagamento acordado.
Se tiveres tempinho para uma simples resposta ficava bastante agradecido. Resto de uma boa noite, e muito obrigado.
CurtirCurtir
Oi Cássio,
Ele vai deduzir do pagamento do próximo mês. Já aconteceu comigo uma vez. Guarda parte desse dinheiro para não faltar no mês seguinte. Só avisa o RH, caso eles ainda não estejam cientes (provavelmente eles já estão). Abs
CurtirCurtir
Oi Raquel,
Primeiramente parabéns pelo seu canal, realmente muito importante e instrutivo…
Bom eu gostaria de saber como ficaria o meu caso;
Conclui o curso técnico de enfermagem – fiz 3 semestres da faculdade de enfermagem com aproveitamento de matérias de uma outra faculdade que fiz que foi de biologia 5 semestres – gostaria de saber como faço para equivalência; já que não conclui o nível superior, mas, eu gostaria de usar os históricos da faculdade para o curso de ausbildung em técnico em laboratório de biologia na Alemanha.
Seria possível fazer isso?
Atenciosamente.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Márcia,
Muito obrigada. No case sem diploma não da para fazer equivalência pelo ZAB, mas vc pode tentar candidatura nesse curso de Ausbildung que vc quer fazer usando seu histórico (na minha opinião conta pontos para vc conseguir a vaga). Contacte a escola do Ausbildung para maiores detalhes. Boa sorte! Abs
CurtirCurtir
Boa tarde, tenho lugar pra ficar na alemanha e gostaria de saber o que preciso para trabalhar legalmente nesse tempo que ficarei (3 meses)
CurtirCurtir
Se não é cidadão europeu vc precisa tirar visto para trabalhar. Olha no meu blog no texto: tipos de visto para a Alemanha. Boa sorte!
CurtirCurtir
Boa tarde, Sra. Carvalho
Eu sou formado em Sistema para Internet desde 2009, mas trabalho como Analista de TI, tenho diploma e certificado. Já morei em Gerestried Sul da Alemanha (em 1997), passei dois meses e pretendo voltar para Alemanha ano que vem (2019). Já tenho curriculum em alemão.
Ainda estou procurando empresa na área de TI (Tecnologia da Informação) ou Website e não consigo achar.
Atenciosamente,
CurtirCurtir
Oi João! Tenta achar alguém da área de TI nos grupos de brasileiros na Alemanha para te dar dicas da sua área. Eu sou da área de saúde. Boa sorte e espero que de tudo certo! Bj
CurtirCurtir
Ola raquel. Nos seus comentários voçe é farmaceutica. Voçe saberia me dizer alguma empreza que trabalha com veneno de serpente. Sem mais agradeço qualquer informação, obg.
CurtirCurtir
Oi Amauri, sua pergunta realmente é muito específica. Não sei, talvez a Fiocruz trabalhe. Boa sorte na procura. Abs
CurtirCurtir
Olá Raquel parabens pelo blog!
Estou indo para Alemanha em Agosto para fazer um pos doc (1 a 2 anos). Meu marido vai comigo, porém ainda sem emprego.
Vc sabe me dizer se é dificil conseguir o visto? Um visto de procura de emprego… ou de acompanhante?
Outra coisa… ele é professor de física e de educaçao fisica. No momento exerce as 2 profissoes no Brasil. Vc sabe me dizer se é dificil encontrar em prego nessas areas em Berlim / Potsdam? O problema é que ele não fala alemão somente ingles.
CurtirCurtir
Olá Carolina,
Que legal! Parabéns!
Bom, como vc já deve ter lido no meu blog e pesquisado na internet o visto de procura de emprego para quem não estudou na Alemanha é pedido no país de origem (e não na Alemanha). Sobre ser difícil creio que vc já deve ter lido aqui no blog tbm e no site do consulado sobre os pré-requisitos para esse visto. Como é seu marido creio que ele pode se juntar a vc sim na Alemanha pela causa de “Familienzusammenführung” se vcs comprovarem terem seguro-saúde para todo o tempo e como se bancarem financeiramente. Leve a certidão de casamento traduzida juramentada. Para quem é professor de escola o Bildungsministerium exige reconhecimento de Lehramt, porém se ele for trabalhar em academia ou reforço escolar já não precisa de acordo com a minha experiência. Não sei se será fácil encontrar emprego… espero que sim. Boa sorte! Abs
CurtirCurtir
Bom dia Raquel!!
Sou Técnica em Construção Civil formada pelo Senai de Minas Gerais, meu namorado é Engenheiro Civil formado pelo Puc Minas. Conseguimos validar nossos diplomas na Alemanha? meu curso técnico tem área nessa função?
Obrigada!
Cordialmente,
Berenice Rodrigues de Almeida
CurtirCurtir
Oi Berenice! Eu não sei quanto ao seu curso, pq não sei direito sobre revalidação de curso técnico. Olha no IHK. Quanto ao seu namorado provavelmente ele deve conseguir a revalidação pelo Regierungspräsidium do estado onde vcs querem morar. Abs
CurtirCurtir
Boa noite Raquel, tudo bem? Vi nas descrições dos intercambios que você fez um deles foi pelo iaeste. Eu também vou pelo iaeste no final desse ano mas meu estágio tem duração de dois meses e pelas regras eu não preciso de visto por ter menos de 90 dias. Porém, como eu já finalizei as matérias no Brasil, eu gostaria muito de ficar mais tempo lá, procurar outro estágio depois desse ou até um emprego, mas pelo que falam o visto na Alemanha é bem mais difícil de se conseguir. Então pensei em tentar aqui mesmo e dizer que vou ficar mais um tempo la depois do estágio viajando. Pela sua experiencia, o que você acha? O visto na Alemanha é realmente difícil de se conseguir? E qual o visto seria o ideal nesse caso? Obrigada!
Cordialmente,
Jéssica
CurtirCurtir
Oi Jessica! Que legal!
Então, vc pode ficar por até 3 meses na Europa sem visto e não mais. Depois vc tem que voltar para o Brasil. Vc pode tentar prolongar o seu estágio pela IAESTE ou procurar outro estágio (vai enviando currículo para empresas), pode até ser que o Departamento de Imigração abra uma exceção e te deixe tirar visto de estágio na Alemanha ou visto de Emprego, mas eu nunca vi alguém conseguir, sempre mandam a pessoa pro país de origem para tirar lá, mesmo pq eles exigem muitos documentos. Vc já leu meu texto sobre “tipos de vistos na Alemanha?” Além disso tbm já postei sobre currículo em alemão, entrevistas, visto de procura de emprego, visto de emprego (Blue Card ou Arbeitsvisum). De que área vc é? Bjs e bom estágio!
CurtirCurtir
Raquel, olá!
Estou indo para a Alemanha em dez morar com meu namorado e nos meus planos é conseguir o visto como estudante do idioma.. Só que ele foi no Dep de Imigração perguntar sei lá o quê e agora ta enchendo a P do meu saco dizendo que preciso tirar o visto por aqui caso eu queira trabalhar, mas essa informação eu já sabia ..Só não achei viável tirar esse visto pq sou formada em Letras Língua Inglesa e pelo que vi a vaga tem que ser compatível com a área de formação. Se eu fosse de TI acho que seria um “pouco” mais fácil conseguiria algo.. Tenho técnico em Contabilidade também ..
Pela sua experiência , será que consigo algo com essa minha graduação de licenciatura?
Desde de já agradeço..
Elen Carolina
CurtirCurtir
Olá Elen,
Talvez, mas iria depender demais demais da sorte e do que vc se propõe a fazer. Como vc já mesma sabe quem é de TI tem muito mas muito mais chances de conseguir algo com o visto de procura de emprego. Eu no seu caso tentava tirar o visto no Brasil de estudo de alemão para mestrado, pq dai vc poderia estudar em paz alemão, mas tbm trabalhar um pouco. https://canalbackpackingalone.com/2016/07/12/tipos-de-visto-para-a-alemanha/ boa sorte!
CurtirCurtir
Ola Raquel,
Seu site ainda esta ativo?
CurtirCurtir
Mais ou menos. Eu deixei as informações aí, mas quase não publico mais.
CurtirCurtir
Boa tarde Raquel.
Tudo bem?
Estou tentando descobrir como faco a equivalencia entre meu diploma de biologia do Brasil e a Alemanha.
Voce pode me dizer onde encontrar o formulário para isso? Sei que é no site do Kultusministerium, mas sao muitas opcoes e nao sei qual é a certa.
Obrigada.
CurtirCurtir
Oi Gisele,
O formulário eu não sei onde está online mais… acho melhor mandar email pedindo e eles te mandam o formulário por e-mail. Antigamente tinha um formulário online e mesmo na minha época 2014 me falaram que tava ultrapassado e que eu teria que preencher outro formulário. ZABServiceARROBAkmk.org
Bjs e boa equivalência (Zeugnisbewertung)
CurtirCurtir
Raquel. Que excelente post. Ja esta me ajudando.
Eu tenho uma duvida sobre as chances.
Moro nos USA mas vou ter que ir ao Brazil pra aplicar para o meu visto de TRABALHO alemão. Ja agendei no site e tudo mais. Tenho todas os documentos, INCLUSIVE Contrato de Trabalho (oferta) assinada e Carta da Junta Trabalhista de Berlin. Mas eu não tenho Curso Superior. Trabalho na área de TI desde 1997 e tenhos vários certificados, mas nao tenho um bacharel. Voce acha que isso ver ser um impensilho ao conseguir o visto de trabalho?
Tenho receio de ir até o Brazil (hoje moro nos USA) para pegar esse visto, e mesmo assim nao conseguir por falta do diploma.
O que ahca?
Grato
Wags
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Wags!
Muito obrigada! Então eu acho que como vc é de TI não terá problemas quanto a não ter curso superior na área em que trabalha. O que pode acontecer é de vc ter que tirar o Arbeitsvisum (trabalho apenas na Alemanha) ao invés do BlueCard (permissão de trabalho que vale para toda UE). Bom processo!
Abraços
CurtirCurtir
Olá Raquel, tudo bem? Maravilhoso esse seu trabalho aqui porque está ajudando muita gente. Eu sou engenheiro mecânico, falo o básico do Alemão (B2) e também em inglês, sou casado e tenho 47 anos. Tenho especialização em Engenharia de Manutenção e estou cursando uma Especialização em Engenharia Farmacêutica. Já estive na Alemanha por três vezes. Trabalho a cinco anos num laboratório oficial aqui no Estado do Paraná. Gostaria de saber se você pode me ajudar com relação a trabalhos na Alemanha na área de Engenharia Farmacêutica?
CurtirCurtir
Oi Valdecir!
Que legal! Eu não sei o que é engenharia farmacêutica, mas vc pode procurar vagas de emprego nos links que já postei aqui no blog. Te aconselho a ter pelo menos uma língua estrangeira fluente C1 (ou alemão ou inglês), como vc é engenheiro talvez apenas inglês baste, mas tem que ser fluente. Boa procura e boa sorte! Abs
CurtirCurtir
Raquel, se a pessoa tiver um visto de estudante (6 meses, emitido pelo KVR) e depois de um mês receber uma proposta de emprego, você sabe se, com a carta convite, é possível solicitar alteração de visto para visto de trabalho? Obrigada.
CurtirCurtir
Oi Laura,
Até onde eu sei e escrevi aqui no blog o visto de emprego exige mais documentos do que apenas uma carta convite. Exige um contrato, uma autorização da ZAV, um salário mínimo relacionado ao visto, entregar uma cópia autenticada do diploma universitário traduzido juramentado e apostilado, ou no caso do Arbeitsvisum (que tbm pode ser tirado sem diploma universitário) até onde sei precisa de comprovação de experiência na área em que pretende trabalhar, entregar o currículo atualizado. Bom processo! Abs
CurtirCurtir
Olá Raquel gostaria de saber se você sabe se para trabalhar como em laboratório de
de análises clínicas ou na área Industrial precisa fazer o approbation ?
CurtirCurtir
Olá, Raquel!
Adorei meus vídeos e site! Parabéns pela iniciativa de compartilhar essas informações 🙂
Eu acabei encontrando seus vídeos porque comecei a pesquisar como trabalhar na Alemanha sendo farmacêutica na industria.
Eu falo inglês e estou fazendo curso de alemão, já me informei sobre validação de diplomas, mas gostaria de saber se atua na indústria e como você se preparou para entrevistas, se é possível aqui do Brasil conseguir um emprego na Alemanha?
Obrigada!!!
CurtirCurtir
Boa tarde, Raquel.
Primeiramente, para´bens pelo trabalho e pelas informações disponibilizadas. Sou farmacêutico como você, cidadão italiano e morei na Baviera há 20 anos. Estou tentando fazer a equivalência do meu diploma. Nas próximas semanas, vou enviar meus documentos para a Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen.
Minhas dúvidas são as seguintes: caso a minha equivalência não seja a de um nível superior em farmácia, eles reconhecem como um técnico em farmácia? Ou o dinheiro pago ao ZAB é “perdido”? Depois de feito esse processo, é muito complicado arranjar um trabalho na Alemanha? Existem boas perspectivas na área?
Desde já, agradeço.
CurtirCurtir