Canal Backpackingalone

Dicas de Intercâmbio Estudo Trabalho – Versão Viver na Alemanha

Contato

Sou a Raquel Carvalho, brasileira, farmacêutica, já estive na Alemanha por vários motivos: estágios, estudo de alemão, intercâmbio universitário, procura de emprego, casamento e agora estou morando e trabalhando na Alemanha. No meu tempo livre escrevi textos e fiz vídeo para tentar desvendar algumas burocracias da terra da batata.

  • Não faço tradução de nada! Não sou tradutora! Apenas sei alemão e inglês.
  • Não analiso contratos sob a ótica dos direitos e deveres! Não sou advogada!
  • Não sou despachante! Não faço seu visto sair!
  • Não faço seu dever de casa e sua prova de alemão.
  1. Caso esteja procurando consultoria para currículo e entrevista na Alemanha recomendo a Connex Consulting, empresa da Sandra Santos (autora do livro Mineirinha n’Alemanha).
  2. Despachante recomendada em um grupo de brasileiros na Alemanha:

“A Barbara tem longa experiência em resolver vistos, principalmente na área de TI. Aqui o contato dela: http://www.visa-and-expats-consulting.de/

Adendos:

 

 

DESCULPA, MAS NÃO HÁ MAIS CONTATO DIRETO COMIGO. CONTATO APENAS POR COMENTÁRIO NO BLOG, O QUAL RESPONDO SE EU TIVER TEMPO.

Não trabalho mais com consultoria.

Obrigada,

Bjs

Anúncios

50 comentários em “Contato

  1. Boa noite!
    Sou médico veterinário pós graduado.
    O campus da minha universidade não é reconhecida pelo site da ANABIN. A universidade tem vários campus, só que onde eu cursei não é reconhecido. O campus principal é.
    Estudei na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) no campus em Lages (CAV – Centro Agro Veterinário).
    Não consigo validar meu diploma?
    A universidade onde fiz a pós graduação é reconhecida (UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi- Árido).
    O que podes me dizer ou aconselhar?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Depende se vc quer trabalhar como médico veterinário na Alemanha. Para validar vc precisa entrar em contato com o Conselho Regional do estado alemão onde vc quer morar. Provavelmente vc terá que fazer prova do Exame Nacional para reconhecer e exercer a profissão. Leia o meu texto sobre reconhecimento do diploma de Farmácia aqui no blog, pois deve ser parecido para o seu caso. Leia também o post sobre equivalência de diploma (equivalência não é validação, reconhecimento. Equivalência é comparar seu curso a um alemão, já validar um diploma de profissão regulamentada é reconhecer no Conselho Regional, fazer o que precisar e tirar o número de registro para atuar). Abraços

      Curtir

      1. Boa tarde!

        Muito obrigado pela resposta!

        Entretanto, achas que eu consigo reconhecer meu diploma na Alemanha apesar do campus da minha universidade não ser reconhecido lá?

        Acho estranho não ser ainda, pelo fato de ser uma universidade estadual e pública.

        Não sei se não tem convênio com a Alemanha.

        Vou assistir ao teu vídeo sobre o reconhecimento do cursode enfermagem.

        Um abraço!

        André Carlos Genster

        Enviado do Outlook Mobile

        Curtido por 1 pessoa

      2. Sim, consegue fazer reconhecimento no Conselho Regional (validar para trabalhar com profissão regulamentada – perguntar para eles quais são os pré-requisitos para o seu curso) ou equivalência (comparar com um estudo alemão) pelo ZAB (equivalência não é validação e não vale como reconhecimento para exercer profissão regulamentada). O banco de dados da Anabin não é frequentemente atualizado e não engloba várias universidades, cursos e campus.
        O meu texto sobre equivalência e reconhecimento está aqui no blog. Só procurar na LUPA no lado direito superior pelo computador.
        Abraços.

        Curtir

    1. Ter acho que tem, mas todo curso de saúde têm prova de validação em alemão e tem seus pré-requisitos. Geologia seria engenharia geológica? Engenharia também precisa de validação se for trabalhar como engenheiro técnico, mas engenharia normalmente não precisa de prova, mas de 3 anos de experiência como engenheiro.
      Dá uma olhadinha na minha playlist de vídeos chamada trabalhar na Alemanha. Bjs

      Curtir

  2. Oi Raquel, tudo bem?

    Encontrei primeiro seus vídeos no YouTube, que venho acompanhando faz algum tempo, e por lá descobri sobre seu blog e desde então tenho lido vários artigos por aqui também. Acho muito bacana a forma que você compartilha as informações, e principalmente a qualidade das informações, e também o fato de que você sempre tem sempre uma abordagem muito prática em todos os assuntos, mas ao mesmo tempo super pessoal e muitas vezes divertida! Obrigada por compartilhar suas experiências!

    Sabe me dizer algo, ou indicar onde encontrar informações sobre, abrir uma empresa na Alemanha? Estou pesquisando várias coisas nesse sentido e simplesmente gostaria muito qualquer comentário vindo de você! Sei que você não é uma especialista, só queria perguntar por opiniões e sugestões que talvez você tenha sobre o tema, considerando suas experiências por aí. Entendo se não quiser responder e já antecipo agradecimentos de coração flor!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Dani! Muito obrigada por esse lindo e carinhoso comentário pra mim!!! Fiquei muito contente! Fiz um
      Vídeo hoje que falo um pouco sobre certificados e que há regulamentação para abrir uma empresa que tem a ver com a profissão: Número 292- http://youtu.be/pCpo65OBHNE mas eu ainda tenho que editar um vídeo que mostro minha autorização da minha empresa de vendas de cosméticos online. Então tudo depende de que área será sua empresa. Tem que ter um Business Plan. Um beijão! Quel

      Curtir

  3. Olá!
    Estava procurando blogueiros brasileiros que morassem na Alemanha e acabei encontrando o seu. Gostaria de saber se você poderia me mandar um e-mail (g.berto2540@yahoo.com.br) para que pudéssemos nos falar melhor, já que pretendo morar em Berlim ou em alguma outra cidade grande da Alemanha, mas ainda tenhos alguns medos e dúvidas. Obrigada desde já e fico no aguardo.

    Curtir

  4. OLÁ Raquel parabéns pelos videos …. sou enfermeira e trabalho na Itália desde de 2009 e agora quero me trasferir pra Alemanha. Olhando pra un dois seus primeiros videos . Vi que vc escreveu sobre uma consultoria da Bárbara…. tentei ate ligar mas nao rolou com o ingles nem com o alemão. Entao vendo o seu un outro vídeo vi que vc tb faz aconselhamento. … preciso de contato de empresa que trabalhe com enfermeiros extracomunitario. Aqui na Itália tem entrevista pra diretamente com a instituição de saude .. mas eles so fazem pra cidadao italiano . E eu so tenho o permesso di soggiorno a tempo indeterminato italiano. Vc pode me ajudar? Marcamos un orario e vc me diz os preços. .. muito obrigado pela atenção.

    Curtir

  5. Boa tarde Raquel. Sou formada em direito no Brasil e me indicaram os seus vídeos, no grupo de heidelberg, que faço parte no facebook. Gostaria de saber se você tem conhecimento sobre como posso começar os estudos para tentar passar num mestrado e onde posso averiguar se existem bolsas de estudo. Verifiquei pelo site da Universidade de Heidelberg, Mas não achei. obrigada

    Curtir

  6. Raquel, já faço universidade no Brasil na área de engenharia de energias, sei alemao estava pensando em um Ausbildung ou duales Studium na alemanha, seria possível? É mt mt mt complicado conseguir uma vaga de Ausbildung? Ou você acha que é melhor eu formar minha graduação? Pode me ajudar? Podemos marcar um horário.

    Liebe Grüße

    Curtir

    1. Oi Jamile. Eu acho que já te respondi por e-mail né? Vc me mandou msg pelo blog na área de contatos. Não sei quão difícil seria. Depende do curso, dos pré-requisitos, de não ter muito concorrente, das suas habilidades e conhecimentos.
      Eu me formaria antes em engenharia no Brasil, assim como me formei em Farmácia antes de vir. Eu vim para fazer carreira na área em que estudei. Bjs

      Curtir

  7. Olá Raquel, me inscrevi no seu canal e agora no Blog!! queria que me tirasse algumas dúvidas, caso souber. Não sei se alguem ja perguntou por aqui, mas gostaria de saber como é o mercado para dentistas brasileiros aí na Alemanha. Sei que tem que fazer o exame nacional, assim como médicos. Mas no caso da medicina por exemplo, pelo que andei vendo, é bem valorizado depois que a pessoa passa no exame, nao me parece ser dificil conseguir emprego, até porque medicos brasileiros sao bem valorizados. E no caso de dentistas, você tem alguma noção? há procura, tem como montar consultório e as clínicas contratam? Se fizer especialização aí, por exemplo, há mais chances de conseguir algo? Obrigada!!

    Curtir

  8. Olá, Raquel.
    Bom dia!
    Tenho acessado seu blog e tirado muitas informações importantes. Agradeço por compartilhar suas experiências. Sei que as mesmas situações não seguem uma regra fixa, mas quero saber se pode me dar uma dica:
    Estou noiva de um alemão e vou para Hamburgo como turista, para nesse período entrar com a documentação para residência e casamento, para posterior visto de casada com alemão. Não fiz nada aqui no consulado, vou fazer tudo direto lá. Estou levando toda documentação minha, lá vou juntar com os formulários em alemão.
    Minha dúvida é: o que falar para a imigração? Minha passagem de volta é para 90 dias depois. Estou com carta convite e levando um pouco de Euro e Dolar.
    Falo que sou só turista ou posso será falar que vou dar entrada em visto de casamento com alemão?
    Estou indo basicamente de mudança hehe Caso rejeitem o casamento, etc, volto mas já deixo minhas coisas lá.

    Grata de coração e felicidades do seu casamento.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Oiee… Sim, estou recém casada. Na chegada aqui a imigração dessa vez não me perguntou muita coisa, mas em compensação vasculhou a vida da minha sogra em umas 10 gerações pra trás (ela era a titular da carta convite), e tive que comentar que ela era mãe do meu noivo pois quiseram saber minha ligação com ela. Eu tinha o seguro-saúde sim.
        Entreguei a documentação ontem pro visto, vamos ver quanto tempo demora. O de turista já tá findando e eles darão mais tempo pelo que disseram, até pq duvido que td se resolva tão rápido.
        Bem, obrigada pela atenção. Grande abraço.

        Curtido por 1 pessoa

  9. Olá Raquel.
    Minha esposa recebeu uma proposta de trabalho na Alemanha e estamos indo no próximo ano.
    Sendo que ela está estudando o idioma atualmente (e eu também), e antes de iniciar o trabalho ela vai terminar o último período do curso na Alemanha, sendo assim ela vai entrar como estudando e não poderemos de início fazer a união familiar.

    Eu então, vou como estudante do Idioma.
    Minha maior dúvida e quanto a residência.
    O curso me dá já declaração etc., mas ao chegar na Alemanha, com consigo um imóvel, se ainda não tenho residência e preciso de mais até mesmo para abri uma conta ?
    Devo então ficar num hotel no início ?

    Pode dar um auxílio nesse assunto ?
    Obrigado !

    Curtido por 1 pessoa

    1. Corrigindo o último parágrafo que ficou mal digitado RS:

      Eu então, vou como estudante do Idioma.
      Minha maior dúvida é quanto a residência.
      O curso me dá já declaração etc., mas ao chegar na Alemanha, com consigo um imóvel, se ainda não tenho residência e preciso de uma até mesmo para abrir uma conta ?
      Devo então ficar num hotel no início e depois de ter autorização da prefeitura da cidade procurar um imóvel ?

      Pode dar um auxílio nesse assunto ?
      Obrigado !

      Curtir

    2. Oi Hugo,
      Dependendo da cidade conseguir um apartamento tá mais difícil que conseguir emprego!
      Até eu recentemente perdi um apartamento em que me candidatei sendo que tenho todos os documentos, salário na Alemanha e identidade alemã. Eu comecei a rezar.
      Ou paga uma ap mobiliado de empresas que fazem esse serviço para quem tá chegando na Alemanha, dai pelo menos vc teria um endereço por alguns meses até achar o cantinho de vcs.
      Em todo o caso não esquece que vc precisa do contrato e as vezes ate de uma carta do dono para provar que vc mora no endereço para se cadastrar na cidade. Já escrevi sobre alugar imóvel na Alemanha aqui no blog. Procura aqui. Bjs e boa sorte!

      Curtir

      1. Boa tarde, Raquel!
        A minha dúvida era a mesma que a do Hugo, com a diferença que meu marido pretende ir para Alemanha no ano que vem com o visto de busca de emprego (acho que a nossa situação é mais difícil que a do rapaz que comentou antes). Você conhece alguma empresa confiável para indicar, que faça esse serviço que comentou na sua resposta (ap mobiliado)?
        Se você estivesse chegando hoje na Alemanha para buscar trabalho, preferiria residir provisoriamente nas capitais mesmo (Munique ou Stuttgart, por exemplo) ou escolheria alguma cidade metropolitana, para poder pagar um pouco menos com moradia?
        Meu marido encaminhou os documento dele para a ZAB, queria te dizer que os teus vídeos e o conteúdo deste blog ajudaram demais!!
        Desde já, obrigada!
        Fabi

        Curtir

  10. Boa noite Raquel,

    Estou com uma dúvida em relação a uma falha da minha empresa onde trabalho. Estou na Alemanha a dois meses com um contrato de trabalho, o que aconteceu foi que assinei um contrato com um valor de salário, e na altura do pagamento, reparei que a empresa pagou me a mais do que eu devia. Gostaria de saber se o que recebi a mais será descontado nos próximos meses, ou como será resolvido essa falha da empresa, visto que foram eles que não tiveram atenção em relação ao contrato e ao pagamento acordado.
    Se tiveres tempinho para uma simples resposta ficava bastante agradecido. Resto de uma boa noite, e muito obrigado.

    Curtir

  11. Oi Raquel,

    Primeiramente parabéns pelo seu canal, realmente muito importante e instrutivo…

    Bom eu gostaria de saber como ficaria o meu caso;

    Conclui o curso técnico de enfermagem – fiz 3 semestres da faculdade de enfermagem com aproveitamento de matérias de uma outra faculdade que fiz que foi de biologia 5 semestres – gostaria de saber como faço para equivalência; já que não conclui o nível superior, mas, eu gostaria de usar os históricos da faculdade para o curso de ausbildung em técnico em laboratório de biologia na Alemanha.

    Seria possível fazer isso?

    Atenciosamente.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Márcia,
      Muito obrigada. No case sem diploma não da para fazer equivalência pelo ZAB, mas vc pode tentar candidatura nesse curso de Ausbildung que vc quer fazer usando seu histórico (na minha opinião conta pontos para vc conseguir a vaga). Contacte a escola do Ausbildung para maiores detalhes. Boa sorte! Abs

      Curtir

  12. Boa tarde, Sra. Carvalho

    Eu sou formado em Sistema para Internet desde 2009, mas trabalho como Analista de TI, tenho diploma e certificado. Já morei em Gerestried Sul da Alemanha (em 1997), passei dois meses e pretendo voltar para Alemanha ano que vem (2019). Já tenho curriculum em alemão.
    Ainda estou procurando empresa na área de TI (Tecnologia da Informação) ou Website e não consigo achar.

    Atenciosamente,

    Curtir

  13. Ola raquel. Nos seus comentários voçe é farmaceutica. Voçe saberia me dizer alguma empreza que trabalha com veneno de serpente. Sem mais agradeço qualquer informação, obg.

    Curtir

  14. Olá Raquel parabens pelo blog!

    Estou indo para Alemanha em Agosto para fazer um pos doc (1 a 2 anos). Meu marido vai comigo, porém ainda sem emprego.
    Vc sabe me dizer se é dificil conseguir o visto? Um visto de procura de emprego… ou de acompanhante?
    Outra coisa… ele é professor de física e de educaçao fisica. No momento exerce as 2 profissoes no Brasil. Vc sabe me dizer se é dificil encontrar em prego nessas areas em Berlim / Potsdam? O problema é que ele não fala alemão somente ingles.

    Curtir

    1. Olá Carolina,
      Que legal! Parabéns!
      Bom, como vc já deve ter lido no meu blog e pesquisado na internet o visto de procura de emprego para quem não estudou na Alemanha é pedido no país de origem (e não na Alemanha). Sobre ser difícil creio que vc já deve ter lido aqui no blog tbm e no site do consulado sobre os pré-requisitos para esse visto. Como é seu marido creio que ele pode se juntar a vc sim na Alemanha pela causa de “Familienzusammenführung” se vcs comprovarem terem seguro-saúde para todo o tempo e como se bancarem financeiramente. Leve a certidão de casamento traduzida juramentada. Para quem é professor de escola o Bildungsministerium exige reconhecimento de Lehramt, porém se ele for trabalhar em academia ou reforço escolar já não precisa de acordo com a minha experiência. Não sei se será fácil encontrar emprego… espero que sim. Boa sorte! Abs

      Curtir

  15. Bom dia Raquel!!
    Sou Técnica em Construção Civil formada pelo Senai de Minas Gerais, meu namorado é Engenheiro Civil formado pelo Puc Minas. Conseguimos validar nossos diplomas na Alemanha? meu curso técnico tem área nessa função?
    Obrigada!
    Cordialmente,
    Berenice Rodrigues de Almeida

    Curtir

  16. Boa noite Raquel, tudo bem? Vi nas descrições dos intercambios que você fez um deles foi pelo iaeste. Eu também vou pelo iaeste no final desse ano mas meu estágio tem duração de dois meses e pelas regras eu não preciso de visto por ter menos de 90 dias. Porém, como eu já finalizei as matérias no Brasil, eu gostaria muito de ficar mais tempo lá, procurar outro estágio depois desse ou até um emprego, mas pelo que falam o visto na Alemanha é bem mais difícil de se conseguir. Então pensei em tentar aqui mesmo e dizer que vou ficar mais um tempo la depois do estágio viajando. Pela sua experiencia, o que você acha? O visto na Alemanha é realmente difícil de se conseguir? E qual o visto seria o ideal nesse caso? Obrigada!

    Cordialmente,
    Jéssica

    Curtir

    1. Oi Jessica! Que legal!
      Então, vc pode ficar por até 3 meses na Europa sem visto e não mais. Depois vc tem que voltar para o Brasil. Vc pode tentar prolongar o seu estágio pela IAESTE ou procurar outro estágio (vai enviando currículo para empresas), pode até ser que o Departamento de Imigração abra uma exceção e te deixe tirar visto de estágio na Alemanha ou visto de Emprego, mas eu nunca vi alguém conseguir, sempre mandam a pessoa pro país de origem para tirar lá, mesmo pq eles exigem muitos documentos. Vc já leu meu texto sobre “tipos de vistos na Alemanha?” Além disso tbm já postei sobre currículo em alemão, entrevistas, visto de procura de emprego, visto de emprego (Blue Card ou Arbeitsvisum). De que área vc é? Bjs e bom estágio!

      Curtir

  17. Raquel, olá!

    Estou indo para a Alemanha em dez morar com meu namorado e nos meus planos é conseguir o visto como estudante do idioma.. Só que ele foi no Dep de Imigração perguntar sei lá o quê e agora ta enchendo a P do meu saco dizendo que preciso tirar o visto por aqui caso eu queira trabalhar, mas essa informação eu já sabia ..Só não achei viável tirar esse visto pq sou formada em Letras Língua Inglesa e pelo que vi a vaga tem que ser compatível com a área de formação. Se eu fosse de TI acho que seria um “pouco” mais fácil conseguiria algo.. Tenho técnico em Contabilidade também ..
    Pela sua experiência , será que consigo algo com essa minha graduação de licenciatura?
    Desde de já agradeço..
    Elen Carolina

    Curtir

    1. Olá Elen,
      Talvez, mas iria depender demais demais da sorte e do que vc se propõe a fazer. Como vc já mesma sabe quem é de TI tem muito mas muito mais chances de conseguir algo com o visto de procura de emprego. Eu no seu caso tentava tirar o visto no Brasil de estudo de alemão para mestrado, pq dai vc poderia estudar em paz alemão, mas tbm trabalhar um pouco. https://canalbackpackingalone.com/2016/07/12/tipos-de-visto-para-a-alemanha/ boa sorte!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: