Tipos de vistos para a Alemanha

Listei aqui os tipos de vistos que eu conheço (e não vou discutir aqui os pré-requisitos para cada um, pois eu não sei, pergunte para o consulado):

  • Estudo de graduação (bacharelado Bachelor ou licenciatura Lehramt ou curso de Exame Nacional Staatsexamen) na Universität ou Hochschule (já tem que ter conseguido a vaga – ter a carta de aceite (Zulassungsbescheid) ao chegar na Alemanha, pode trabalhar 120 dias em tempo integral ou 240 dias meio-período)
  • Estudo de mestrado ou doutorado (já tem que ter conseguido a vaga – ter a carta de aceite (Zulassungsbescheid) ao chegar na Alemanha, pode trabalhar 120 dias em tempo integral ou 240 dias meio-período)
  • Estudo de alemão como preparação para mestrado (tem um específico para isso: Visum zur Studienvorbereitung, pode trabalhar 120 dias em tempo integral ou 240 dias meio-período e acho que já tem que ter uma carta da Universidade que ela te aceitaria, mas falta falar bem alemão, entre em contato com o International Office da Universidade alemã onde quer estudar)
  • Estudo de curso técnico (Ausbildung) (já tem que ter conseguido a vaga para pedir o visto e teoricamente tem que tirar no Brasil – é estudo misturado com trabalho e tem também o Duales Studium. Eu não sei a diferença direito de Ausbildung para Duales Studium. Em ambos se estuda e trabalha.)
  • Estudo de ensino médio (Gymnasium) pela CI, Rotary, etc.
  • Estudo de alemão (matriculado por no mínimo 20 horas por semana)
  • Trabalho como estagiário (visto específico para estágio – para estágio acima de 3 meses)
  • Trabalho como au-pair (babá) (visto específico para au-pair)
  • Trabalho altamente qualificado (visto de trabalho alemão Arbeitsvisum – quem não tem diploma universitário pode mesmo assim tirar OU o Blue Card para toda a UE – apenas possível para quem tem diploma universitário. Ambos tem que ter um salário mínimo exigido pelo Bundesagentur für Arbeit e uma autorização de trabalho (ZAV) desse mesmo órgão na Alemanha
  • Trabalho voluntário pelo FSJ*, BFD* entre outras instituições já conhecidas pelo consulado
  • Trabalho artista (visto de artista – não sei como funciona)
  • Procura de trabalho (visto: Visum zur Arbeitsplatzsuche – lançado em 2012 para quem tem diploma universitário)
  • Trabalho como empreendedor dono do próprio negócio
  • Para parceiros e filhos tem o Familienzusammenführung que é para reunião familiar

FSJ – Freiwilliges Soziales Jahr

*BFD – Bundesfreiwilligdienst

Esqueci de algum?

(Visto para casamento também pode ser tirado, mas normalmente o pessoal vem com passagem direta Brasil-Alemanha e casa no tempo de 3 meses de turista)

Eu já:

  • Estagiei por 3 meses pelo programa IAESTE em um laboratório da Universidade e não precisei de visto, pois foram apenas 3 meses (mais de 3 meses tem que tirar visto no Brasil), mas quando cheguei na Alemanha tive que mostrar os documentos e sim tirar uma permissão de residência de estagiária (Aufenthaltstitel für ein Fachpraktikum) no Departamento de Imigração (Ausländerbehörde) em 2009.
  • Tive permissão de residência de estudante universitária de graduação (Studentenvisum) (intercâmbio CsF) feito na Alemanha em 2012.
  • Tive visto de estagiária (Visum für ein Fachpraktikumtirado no Brasil em 2013 (mais de 3 meses de estágio).
  • Tive visto de Procura de Emprego (Visum zur Arbeitsplatzsuchetirado no Brasil em janeiro de 2014.
  • Recebi permissão de residência por casamento (Aufenthaltstitel zur familienzusammenführung) feito na Alemanha em setembro de 2014.

Sobre todos esses vistos (Visum) e permissões de residência (Aufenthaltstitel) eu já escrevi nesse blog em outros posts (clicar nos hyperlinks acima – em azul/lilás). Exceto o visto de estágio, porque nem pensei em fazer vídeo ou texto sobre isso, mas todos os pré-requisitos e documentos necessários para o visto estão listados no site do Consulado alemão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aqui outros posts que podem te interessar:

Minha trajetória universitária, profissional & a Alemanha:
https://backpackingalone.wordpress.com/2014/08/22/trajetoria-universitaria-profissional-e-a-alemanha/

Reconhecimento e equivalência de diploma na Alemanha:
https://backpackingalone.wordpress.com/2014/05/30/reconhecimento-de-diploma-na-alemanha-anerkenung-in-deutschland/

Meu modelo de currículo na Alemanha:
https://backpackingalone.wordpress.com/2016/03/30/meu-modelo-de-curriculo-em-alemao/https://backpackingalone.wordpress.com/2016/03/30/meu-modelo-de-curriculo-em-alemao/

A real de (tentar) trabalhar na Alemanha:
https://backpackingalone.wordpress.com/2015/06/25/a-real-de-tentar-trabalhar-na-alemanha/

Como você responderia – Trabalho na Alemanha:
https://backpackingalone.wordpress.com/2015/06/26/como-voce-responderia-trabalho-na-alemanha/

Tirar o Blue Card:
https://backpackingalone.wordpress.com/2016/06/05/tirar-o-blue-card-visto-de-trabalho-para-a-ue/

Texto no blog sobre a Autorização da ZAV para trabalhar na Alemanha:
https://backpackingalone.wordpress.com/2016/06/05/autorizacao-da-zav-para-trabalhar-na-alemanha/

13646660_1213011765384755_129512557_o

 

 

Sobre Raquel Carvalho (Backpackingalone)

I am a brazilian pharmacist, blogger, vlogger, traveller now living in Germany.
Esse post foi publicado em ALEMANHA, CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, Estudar, IAESTE intercâmbio, Intercâmbio, Internships/ INTERCÂMBIOS, Reconhecimento de Diploma, Trabalhar e marcado , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Tipos de vistos para a Alemanha

  1. Pingback: Visto para procurar emprego na Alemanha – Visum zur Arbeitsplatzsuche | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  2. Pingback: Tirar o Blue Card – Visto de trabalho para a UE | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  3. Publisch disse:

    Recursos Humanos é sempre uma questão polêmica, as vezes em RH o uso da criatividade supera alguns exames que são rotineiros, uma técnica que vem chamando a atenção chama-se http://www.aceleradordeempregos.com.br
    depoimentos dão conta de a técnica funciona de verdade!

    Curtir

  4. vanessa disse:

    com o visto de estudante de alemão é permitido trabalhar?

    Curtir

  5. Monalisa Modenesi disse:

    Olá! Tudo bem? Preciso muito de uma dica sua! Meu marido conseguiu um emprego como técnico em uma empresa na Alemanha e ao solicitar o visto de trabalho, este foi negado! 😢 Eles não especificam o motivo, mas achamos que é pelo fato de meu marido ser graduado em engenharia química e está com um mestrado em andamento, tudo feito aqui no Brasil! Daí achamos que pela justificativa deles, eles querem dizer que ele é muito qualificado (graduado e mestrando) para ir trabalhar como técnico! Vamos está semana ao consulado no RJ para dar entrada no recurso. Gostaria muito de uma dica de quem já passou por isso, para sabermos o que realmente devemos fazer e como fazer, para que tenhamos chance desse visto de deferido! Desde já agradeço!

    Curtir

  6. Pingback: Como estudar na Alemanha? Aqui estão os 10 passos para estudar numa universidade alemã | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  7. Juliane disse:

    Eu consegui o visto pro Ausbildung aqui na Alemanha! Claro que tive um pouco de sorte, pois eu já tinha meu contrato assinado e aí que se deram em conta que eu já estava ilegal. Eu toda inocente, achei que a empresa tinha feito essa parte do visto também, nem sabia que era eu que tinha que correr atrás disso. Vivendo e aprendendo! Agora sou mãe e preciso mudar o motivo do meu visto. Por enquanto estou com um visto fictício, pois precisei renovar meu passaporte brasileiro e ai prolonguei o visto por três meses. Cada prolongação custa 20 euros. E para fazer uma nova identidade (ID) custa 80 euros. Eu só não sei quantas vezes que se pode prolongar um visto. Será que tem limite?

    Curtir

    • Eu sei que para estágio o estrangeiro pode ter apenas 2x vistos para estágio privado. A agência de empregos me ligou para avisar que eu estava proibida de fazer mais estágios em indústria como estrangeira estudante de Farmácia. Dai depois peguei outro visto: de procura de emprego (tirei no Brasil) e voltei pra Alemanha. Bjs e boa sorte! 🙂

      Curtir

  8. Sergio Rezende disse:

    Olá !! Quais os documentos preciso para visitar a Alemanha como turista ???

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s