Há 2 tipos de ajuda:

1) Seguro social Arbeitsuchende / Arbeitlosenhilfe / Arbeitlosengeld I / Arbeitslosenversicherung – recebe pelo tempo de 6 meses (se tiver trabalhado pelo menos 12 meses pagando o seguro pelos últimos 2 anos) quando a pessoa está procurando emprego logo após a demissão / final do contrato. A pessoa tem que se registrar no Bundesagentur für Arbeit (acho que 3 meses antes do contrato de trabalho acabar) e recebe metade do salário que recebia antes de ser despedida (a pessoa paga obrigatoriamente por esse seguro que já é descontado diretamente do salário todo mês).

MESMO QUE NÃO QUEIRA RECEBER A BOLSA, TEM QUE SE CADASTRAR.

– Ao ser despedido / terminar o contrato de trabalho tbm tem que contactar o seguro-saúde (Krankenkasse) para mudar a categoria para desempregado ou Familienkrankenversicherung (se o/a parceiro/a tem emprego).

– O tempo de duração do seguro desemprego depende de quanto tempo se trabalhou antes de ficar desempregado e da idade da pessoa: http://www.finanztip.de/bezugsdauer-arbeitslosengeld/

– Aqui pode-se calcular o valor do seguro desemprego, que depende do salário anterior, classe de impostos e do número de dependentes. Fica entre 60-67% do salário anterior.
http://www.pub.arbeitsagentur.de/alt.html

– Se pedir demissão (ou contribuir para uma demissão) fica 3 (Sperre) meses sem receber o valor do seguro.

– Quem tem mini-job não tem direito a esse seguro desemprego (já que não paga imposto para esse seguro), mas tem direito a férias remuneradas (mts não sabem desse direito) e podem contribuir pra aposentadoria (Rentenversicherung – garante seguro invalidez e aposentadoria), muitos não sabem e perdem a oportunidade de garantir isso tbm.

2) Ajuda social (Sozialhilfe) / Arbeitlosengeld II – depois que a ajuda número 1 termina a pessoa recebe uma pensão definida pelo governo (399€) (a pessoa tbm paga obrigatoriamente por esse seguro que já é descontado diretamente do salário todo mês).

Em todos os casos a pessoa tem um acompanhamento e aconselhamento da Bundesagentur für Arbeit e recebe cartas da mesma toda semana com propostas de trabalho as quais ela é obrigada a mandar currículo e comparecer às entrevistas, se for chamada. Se não enviar o currículo tem que enviar a proposta de volta pro Bundesagentur für Arbeit explicando o porquê dela não ter enviado.

Empresas que contratam quem está registrado no Bundesagentur recebem bonus dependendo da idade do novo contratado.

Tem que se cadastrar no Bundesagentur nos dois casos e cumprir os deveres que implicam receber a bolsa. Ao se registrar a pessoa tem que permanecer na Alemanha e não pode viajar por longos períodos para fora da Alemanha.

A pessoa tem que comparecer quando for chamada para algum curso, capacitação técnica, etc.

“Zur Bekämpfung der Arbeitslosigkeit soll das zum 1. Januar 2005 in Kraft getretene Zweite Buch Sozialgesetzbuch SGB II (sog. Hartz IV-Gesetz) beitragen. Die im SGB II gere­gelte Grundsicherung für Arbeitsuchende ersetzt die frühere Arbeitslosenhilfe und Sozialhilfe für Erwerbsfähige. Nunmehr erhalten alle erwerbsfähigen Hilfebedürftigen, die keinen Anspruch auf Arbeitslosengeld nach dem SGB III haben, Zugang zu den gleichen Leistungen und werden nach denselben Regeln unterstützt: aus einer Hand und unter einem Dach.”

http://www.bmas.de/DE/Themen/Soziale-Sicherung/Sozialhilfe/sozialhilfe.html;jsessionid=EFDFBFA184E0CB44FE718BBCDEB27C3A

Mais fontes:

https://de.wikipedia.org/wiki/Zweites_Buch_Sozialgesetzbuch

https://de.wikipedia.org/wiki/Grundsicherung#Deutschland

http://www.finanztip.de/bezugsdauer-arbeitslosengeld/

– https://de.wikipedia.org/wiki/Gesetzliche_Rentenversicherung_(Deutschland)

 

Sobre REGISTRO NA AGÊNCIA DE EMPREGOS (Bundesagentur für Arbeit): https://backpackingalone.wordpress.com/2016/06/05/registro-na-agencia-de-empregos-da-alemanha/

 

Sobre IMPOSTOS NA ALEMANHA: https://backpackingalone.wordpress.com/2016/06/05/salarios-e-impostos-na-alemanha/

Anúncios