1° passo: você tem que fazer seu cadastro online (jetzt registrieren) como desempregado procurando emprego no site do Bundesagentur für Arbeit, faz seu perfil online e monta o perfil com as informações sobre empregos que procura. Depois de alguns dias você recebe uma ligação para marcar uma Beratungsgeschpräch (aconselhamento pessoal) e depois recebe uma carta, na qual te convidam para essa conversa pessoal: https://jobboerse.arbeitsagentur.de/vamJB/startseite.html?kgr=as&aa=1&m=1&vorschlagsfunktionaktiv=true

2° passo: ir preparado com currículo, cartas de recomendação, cartas de avaliação de trabalho, certificados, diplomas e objetivos (porque você está na Alemanha? Porque você quer trabalhar na Alemanha? Quais são suas qualificações para trabalhar na Alemanha? Em quais áreas?) VOCÊ JÁ TEM QUE TER PERMISSÃO DE TRABALHO NA ALEMANHA E MORAR NA ALEMANHA!

3° passo: enviar sua Application, Bewerbungsunterlagen para todas as vagas que o Bundesagentur für Arbeit escrever que é pra você mandar. Eles mandam por email e por carta as vagas as quais se encaixam no seu perfil. Se vc não se candidatar, vc tem que explicar o porquê de vc não ter se candidatado. Pode também olhar diariamente no JobBörse as vagas disponíveis.

4° passo: ir nas reuniões e palestras do Bundesagentur für Arbeit.

5° passo: após conseguir o emprego, se descadastrar do sistema.

A Bundesagentur für Arbeit NÃO ARRUMA EMPREGO para vc! Ela te apoia e te ajuda a achar um emprego e a se sair melhor na entrevista de emprego devido às dicas, alguns cursos que oferecem e tal.

PODE SER QUE: devido a sua situação paguem pra você algum curso técnico, especialização (se tiver convênio) ou mesmo tradução juramentada do seu diploma e equivalência pelo ZAB ou IHK.

Vídeo sobre registro na Agência de Empregos (Bundesagentur für Arbeit)

Vídeo sobre financiamento de estudo pela Agência de Empregos

Sobre SEGURO SOCIAL e SEGURO DESEMPREGO, já fiz um post sobre isso: https://backpackingalone.wordpress.com/2016/06/05/seguro-desemprego-na-alemanha/

Anúncios