Oi gente,
Tudo bem com vocês?
Pensando em cair de paraquedas na Alemanha para tentar achar seu primeiro emprego?
Pois então, não venha!
Não venha sem experiência e não venha sem domínio avançado de inglês E/OU alemão. (Claro que se for pra dar aulas de português não necessariamente precisa de inglês e/ou alemão ótimos, mas caso não seja esse seu sonho…)
Se você quer vir para trabalhar na sua área, ganhar experiência pro currículo e porque não em euros, então venha com uma bagagem boa! Sinceramente, poupe dinheiro e junte experiências e cartas de recomendação antes de vir.
-
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Uma reportagem no site da Deutsche Welle sobre a procura de emprego pelo estrangeiro recém graduado (formado na Alemanha) relata que “três em cada dez graduados disseram ter levado mais de um ano para achar um emprego adequado, enquanto mais de 10% permaneceram desempregados”. Imagina chegar aqui de supetão? Pode dar sorte? Pode! É certo que em 6 meses com o visto alemão para procurar emprego será possível achar um bom emprego na Alemanha? Não! (Como peguei o visto de procura de emprego na Alemanha aqui)
Além disso, um fator crucial que poucos lembram é que o salário tem que ser bastante alto para conseguir o Blue Card (para trabalhar em toda a UE) como está bem descrito aqui. O trabalhador estrangeiro precisa receber no mínimo 47.600€/ano (em 2015) em áreas que não se tem alta procura por empregados e 37.400€/ano (em 2015) para áreas com alta procura por profissionais altamente qualificados de TI, saúde, ciências naturais e matemática.
Lembrando que para profissões regulamentadas há a necessidade do reconhecimento do diploma (pedir a Berufserlaubnis para o Regierungspräsidium -para bacharelado- ou Kultusministerium – para licenciatura), caso o trabalho seja como responsável técnico, trabalho com o público de saúde, sala de aula, área jurídica, etc. (Vídeo sobre reconhecimento de profissão regulamentada aqui). Link para o site que mostra as profissões regulamentadas na Alemanha aqui.
Até hoje eu não soube de ninguém que tenha tirado esse visto de procura de emprego sendo recém-formado e tenha conseguido um trabalho com o salário adequado e em menos de 6 meses. Escreva nos comentários sua experiência, caso você tenha tido esse visto.
Faça o teste da migração para saber se você pode tentar receber um visto de trabalho: MigrationCheck
Outra possibilidade além do Blue Card é o visto de trabalho apenas para a Alemanha, mas cujo salário mínimo exigido também é bastante elevado. O que sei sobre documentos para o BlueCard é que tem que ter o curso e universidade reconhecidos na lista do Anabin ou ter equivalência feita pelo ZAB + contrato de trabalho com o valor do salário + autorização de trabalho pela ZAV + seguro-saúde alemão. (Como fiz minha equivalência pelo ZAB aqui)
Não quero desanimar ninguém, mas mostrar o outro lado da moeda. Pés no chão galera!
Playlist sobre entrevista de emprego e trabalho na Alemanha.
Uma dica de um membro de um grupo de brasileiros na Alemanha que conseguiu o Blue Card é o aconselhamento e ajuda de despachantes que fazem o contato entre o empregador, o futuro empregado estrangeiro e os setores públicos responsáveis pela liberação da vaga de trabalho para o estrangeiro. Até onde me lembro dos estágios que fiz na Alemanha (estrangeiro só pode fazer até 2 estágios privados), temos que ter autorização do ZAV (Zentrale Auslands und Fachvermittlung) para trabalharmos na Alemanha. “Por que você, empresa na Alemanha, quer contratar um estrangeiro e não um alemão ou outro cidadão europeu ou quem já tem permissão de trabalho? Qual será o salário desse estrangeiro?”
Depois de toda a documentação pronta, inclusive seguro-saúde alemão, pode-se entrar com a papelada para o visto de trabalho (que é tirado no país de origem para quem não fez o curso na Alemanha, a não ser no caso de quem já tem o visto de procura de trabalho chamado Visum zur Arbeitsplatzsuche ou em outros casos excepcionais – se o funcionário público do Departamento de Imigração for com a sua cara).
Se tiver o visto de PROCURA de emprego (Visum zur Arbeitsplatzsuche) não pode trabalhar sem antes tirar o VISTO DE EMPREGO.
O visto de procura de emprego é apenas uma autorização para procurar emprego por 6 meses estando na Alemanha, apenas isso.
Não desanimem, mas tentem otimizar tempo e dinheiro!!! Venha preparado.
É um choque, um balde d´água na cabeça para muitos, mas acredite, melhor assim. Quanto mais cedo acordar, melhor. Venha, mas não venha como uma carroça disputar com Porsche! Venha com força de BMW, Audi, Mercedes ou, no mínimo de Volkswagen. (Isso é uma metáfora!)
Aqui não terão dó do estrangeiro procurando emprego.
Você será mais um entre milhares nessa fase de desemprego no exterior. Esteja ciente disso! Tenha plano A, B, C,…Z! Força, planejamento, ação e pé no chão!
Abraços,
Back
PS: Por experiência própria, acho mais fácil conseguir estágio do que emprego. Estagiário é trabalhador barato! (Tem que tirar o visto de estágio no país de origem) (consegui mandando currículo online do Brasil para empresas alemãs) (minha playlist com vídeos sobre trabalhar na Alemanha aqui)
PS2: Você vai cair pra trás quanto receber o primeiro contracheque com os impostos descontados quando começar a trabalhar (estagiário estudante não tem impostos descontados). Outro dia eu escrevo sobre isso. Veja AQUI a playlists de documentos incluindo contrato de trabalho, impostos, seguro-desemprego, etc.
PS3: Aconselhamento sobre profissão na Alemanha aqui.
Leia a continuação desse post: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/06/26/como-voce-responderia-trabalho-na-alemanha/
—
Bibliografia:
Informações sobre o Blue Card (em inglês): http://www.brasil.diplo.de/contentblob/4390918/Daten/4916490/blaueKarteInfo.pdf
Perguntas mais frequentes sobre Blue Card (em inglês):
http://www.bamf.de/EN/Infothek/FragenAntworten/BlaueKarteEU/blaue-karte-eu-node.html
ZAV (Zentrale Auslands und Fachvermittlung) (em alemão):
ZAB (Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen) (em alemão):
http://www.kmk.org/zab/unsere-aufgaben.html
ANABIN (em alemão):
Reportagem da Deutsche Welle (Alemanha sofre êxodo de estudantes internacionais):
http://www.dw.com/pt/alemanha-sofre-%C3%AAxodo-de-estudantes-internacionais/a-18518475
Despachante recomendada em um grupo de brasileiros na Alemanha:
“A Barbara tem longa experiência em resolver vistos, principalmente na área de TI. Aqui o contato dela:
Barbara Rietzsch M.A.
Betriebswirtin BAA
Dachauer Straße 99a / Gartenhaus
80335 München / Germany
phone: 0049-89-2351 5795
phone: 0049-89-2322 5891
mobile: 0049-178-34 13 784
info@visa-and-expats-consulting.de
http://www.visa-and-expats-consulting.de/”
Dicas pelo blog Brasileiras pelo Mundo (Alemanha – Morar legalmente através de trabalho e estudo por Allane Milliane)
http://www.brasileiraspelomundo.com/alemanha-morar-legalmente-atraves-de-trabalho-e-estudo-311515569
Meu canal no YouTube (Backpackingalone):
https://www.youtube.com/user/backpackingalone
Alguém RECÉM-FORMADO com BACHARELADO que está lendo esse post conseguiu emprego na área do diploma brasileiro em menos de 6 meses sem “Vitamin B” (contatos, network, mãozinha, empurrãozinho) na base da entrevista na Alemanha e sem cidadania europeia? Conta nos comentários do blog como foi e o que fez a diferença! Bjs (estou na busca dessa jóia rara para relatos inéditos: o que come? Onde vive? O que faz?)
Apresentação da playlist Confissões de Expatriada:
Recém-formado com bacharelado brasileiro na Alemanha:
Autorização para trabalhar na Alemanha pela ZAV:
Oi Raquel! Ótimo texto! Precisamos estar bem conscientes mesmo..
Se me permitir, gostaria de perguntar 3 coisas com relação a esse tema:
1. Meu marido é cidadão europeu (português), sei da facilidade pra ele trabalhar ai, mas e eu? Só com o visto de permanência que receberei terei liberdade para trabalhar?
2. Aquele valor de Health Insurance descontado em folha já seria o seguro saúde público (pra quem tem direito a ele é claro)? Ou tem q pagar mais algo por fora?
3. Como os empregadores verificam a experiência que colocamos no currículo? Só com carta de referência? Aqui no Br é olhando a carteira de trabalho né, aí fiquei com essa dúvida.
Bjoos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Fabricia! Obrigada!
1- Vc como mulher de europeu pode trabalhar na Alemanha.
2- O valor descontado em folha já desconta o seguro-saúde. Todo mundo que trabalha na Alemanha tem que paga seguro-saúde, para tal tem que ter um número do seguro e entregar para o empregador. Já fiz um vídeo sobre isso há algum tempo, mas ainda não editei e postei.
3- Verificam pelas cartas de recoemndação.
Bjaaaao
CurtirCurtir
Oi , queria saber se posso tentar o visto de trabalho e estudante estando morando na Alemanha ou preciso voltar ao Brasil para isso? Obrigada
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oficialmente visto de estágio, visto de estudo tipo mestrado, visto para procurar emprego e visto de trabalho e visto de au-pair são tirados no Brasil (pais de origem). Vc pode tentar tirar na Alemanha contando com o bom humor e consideração com o seu caso de quem te atender. Bjs
CurtirCurtir
Não me desanima 😦 kkkkkkkkkkkkk
Sou engenheiro e estudo alemão a quase 3 anos e ainda sonho com uma vaga em alguma empresa alemã, mas a realidade é cruel 😦
CurtirCurtir
Continue tentando e estudando alemão e trabalhando e juntando cartas de referência que uma hora vinga! É meio phoda mesmo.. sei bem. Mas engenharia e TI costumam ser áreas melhores que de biológicas, saúde e humanas, principalmente porque não precisa fazer prova de reconhecimento. Conhecimento de novas tecnologias e experiência de trabalho contam muito! Continua tentando e se aperfeiçoando. Bjs
CurtirCurtir
Olá! Parabéns e obrigada pelas valiosas informações. Já pesquisei mas não encontrei nada mto concreto a respeito do trabalho com procedimentos estéticos
Sou farmacêutica e estou me formando na área de estética. Meu namorado recebeu proposta de trabalho pra Berlim, com visto permanente pra ele e cônjuge. Será que é um mercado com grande demanda na Alemanha e se há alguma exigência específica de formação pro trabalho em estética?
CurtirCurtir
Oi Daiana,
Que eu saiba não há pós graduação específica para farmacêuticos na Alemanha, então não sei te responder se vc deveria procurar a Ordem dos Farmacêuticos (Pharmaziekammer) ou o Conselho Regional (Regierungspräsidium) para trabalhar com estética, mas talvez precise consultar o Conselho Regional voltado para medicina se vc aplica algum tipo de injeção. Também fiquei curiosa. O que vc faz em estética?
CurtirCurtir
Esteticista tem um curso na Alemanha para se tornar Kosmetikerin.
CurtirCurtir
Boa noite Raquel,
Eu tenho cidadania Alemã, e estou pensando em ir para lá em Janeiro 2017, pra dar uma sondada em empregos e talvez, levar minhas filhas e esposa posteriormente. Sou Tradutor formado e professor de Inglês e Alemão básico. Tenho um sobrinho morando em München mas sei que lá o custo de vida é altíssimo. Estava pensando em algo na área de Berlin, o que vc sugere?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Breslau,
Pode começar a sondar em sites, jornais as vagas para a sua área e até mandar currículo com carta de motivação e certificados para já ir testando e aprendendo. A área do leste europeu é mais barata e normalmente se recebe menos, mas tbm gasta-se menos. Olha esse texto aqui que mostra PIB, salário, desemprego e dívidas por regiões da Alemanha: http://youtu.be/bMrvtWIxIJQ Abraços e boa sorte! E faz bem ir antes sozinho para sondar o terreno mesmo.
CurtirCurtir
Mandei o link errado! Desculpa. Esse aqui que é o certo: http://m.spiegel.de/wirtschaft/soziales/a-1083053.html#spRedirectedFrom=www&referrrer=http://m.facebook.com
CurtirCurtir
Meu nome é Milton
wivo a 25 anos na Alemanha,
Estou a recrutar para Clínicas e Hospitais em toda a Alemanha, enfermeiros/as com algum domínio da lingua Alemã.
Somos uma empresa a nível internacional com sede em Braga Portuga e na Alemanha.
Já há mais de 10 anos que trabalhamos com hospitais e clínicas na Alemanha no âmbito de os ajudar a encontrar pessoas qualificadas.
A PPA não é uma empresa de trabalho temporário.
O candidato(a) será admitido(a) com um contrato efectivo, segundo o tarifário alemão para estas instituições.
A mediação é gratuita para o candidato(a).
Procuramos sempre pessoas, no regime de trabalho com contrato efectivo.
Enfermeiros/Enfermeiras com Alemão Basico, no minimo B2
Para trabalhar em hospitais e clínicas da Alemanha
No novo começo na Alemanha, apoiamo os Candidatos em conjunto com a devida instituição ajudamos os em todo o procedimento obrigatório para o reconhecimento do seu quadro profissional.
Também ajudamos na procura de alojamento, na inscrição do seguro junta a( KKH weja abaixo) de saúde e na abertura de uma conta bancária.
Fornecemos ainda informações sobre empresas de telecomunicações e os endereços de serviços importantes.
A nossa intenção é a de que se acostume rápido e que se sinta bem na Alemanha. Durante as primeiras semanas será apoiado pela pessoa responsável para Brasileiros, ajudá-lo-á em todas as suas dúvidas e problemas.
Se estiver interessado, entre em Contato com Miton Dattein . Para mais informações pode ligar para 0049 7805.9 12 09 02 ou 0049160 9 0533 338
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa tarde Back
Sou o Martin e gostaria de saber como funciona “casamento gay” por aí com estrangeiros..
Caso me encontre co alguém por aí… [… kkk …]
Kisses, danker!
CurtirCurtir
Funciona igual à casamento hetero com estrangeiros.
1- https://backpackingalone.wordpress.com/2014/11/02/documentos-para-casamento-na-alemanha/
2- https://www.youtube.com/watch?v=LOdokkw7ztM
CurtirCurtir
Tão ridículo tudo isso, pois nossas capacidades não são mensuradas por uma simples entrevista de emprego. É ridículo de pensar que estamos sendo chamados de ignorantes por não responder do jeito que gostam e ainda para ganhar um salário baixo, que como imigrante desesperado por trabalho é obrigado a aceitar. Como se todos os europeus é que fossem espertos e o resto da humanidade idiota. Isso realmente me dá raiva. Ganhava mais de 5000 euros no Brasil(convertendo euro a 4)/mês. Chega um idiota ridículo que nunca teve uma experiência internacional tão forte, e que nunca chegou a produzir nada de importante na vida. Chego para uma entrevista de emprego e sou obrigado a me explicar dos motivos para ter mudado de país. Realmente isso é falta de “capacidade intelectual”.
CurtirCurtir
Entrevista clichê com toque de estresse. Realmente…
Fiz uma recentemente que foi bem técnica e não teve nenhum clichezão assim. Tenta em empresas internacionais mais voltadas para tecnologia, pois elas entendem melhor que “somos um” e não divididos em onde vc nasceu e o que faz aqui e o que quer ser quando crescer.
CurtirCurtir
Olá, meu nome é Mariana e atualmente estou cursando Direito no Brasil. Tenho interesse em trabalhar na Alemanha, mas tenho algumas dúvidas! Tenho descendência alemã (meu bisavô veio da Alemanha), sera que consigo cidadania alemã por este fato? Também falo alemão (que é um pouco arcaico) mas pretendo atualizar. Atualmente trabalho com linha de estética (manicure/pedicure). Meus planos são futuros, daqui uns 7 a 10 anos tentar algo, será que consigo algo com mais facilidade pelo fato do meu bisavô ter nacionalidade alemã? Pelo que sei, há terras que foram deixadas pelo meu bisavô na Alemanha, em Dusseldorf, mas não faço ideia de como requerer estas terras, no Brasil poucos sabem dar este tipo de informação. Se puder me dar uma “luz” ficarei imensamente grata.
Att. Mariana Braunsburger
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, consegue. Cidadania não é tudo, mas facilita o processo de imigração. Eu vou tentar saber mais sobre cidadania alemã por descendência e estou pensando em abrir uma empresa de consultoria sobre assuntos interculturais Brasil-Alemanha. Por enquanto eu só sei por tempo de moradia e casamento. Seria bom vc entrar em contato com o consulado para perguntar os documentos necessários, pois eu não sei quanto tempo demora para o processo todo. Direito brasileiro não é fácil exercer na Alemanha, eu acho que a área mais difícil para validação de diploma de profissão regulamentada é a de Direito. Vc pode correr atrás disso ou mudar de área como fez. Mas olhe: alemão adora diplomas e principalmente diplomas alemães. Pense nisso se quiser investir numa carreira por exemplo de Kosmetikerin. Quando eu abrir a empresa e entender melhor do assunto cidadania por descendência eu entro em contato com vc! Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa noite Mariana, a respeito da sua pergunta sobre a cidadania alemã, sim você pode requerera a sua se o sue bisavô veio da Alemanha e este tinha a cidadania Alemã. Se você é nascida depois de 1975 você também pode requerer por parte de mãe. Eu conseguir por parte da minha mãe. Mas, prepare-se para esperar, a minha levou 5 anos. Claro que há casos que são mais rápidos.
NO site da embaixada da Alemanha no Brasil há informações a respeito e também há o formulário para requerer. Você irá precisar de todos os documentos das sua família, está tudo explicado lá. Eu contratei um agente para fazer esse trabalho, já que no meu caso tinha que garimpar documentos até na Ucrânia…aí já viu.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Olá Mariana, talvez eu possa te ajudar me mande um e-mail, elicordeirojr@gmail.com . Eu faço buscas de certidões antigas para pessoas que querem tirar cidadania. att. Eli
CurtirCurtir
Realmente eh um balde de agua fria ler esse tipo de coisas mas eh necessario saber que esse lado ruim existe. Somente estando na Alemanha pra entnder a burocracia e a diferenca entre Br e DE. Mas uma vez que estamos competindo com o povo local, as pessoas de origem do pais obviamente tem prioridade entao, temos que estar preparados para receber varios naos na cara ate que venha um sim. Eh esse sentimento que deve ter os refugiados do Haiti em Sao Paulo. Totalmente desacraditados, nao conseguem emprego e tem que ficar vivendo de doacoes e bolsa disso e daquilo. Nossa terra tambem nao facilita para alguns… Uma vez fora de casa, eh isso ai. Obrigado pelo texto. Achei legal.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Isabel! Obrigada por comentar. Na Alemanha tem muito estrangeiro procurando emprego. É como se os cidadãos do Haiti + todos os vizinhos do Brasil procurassem emprego no Brasil. A pessoa realmente tem que se destacar, ter experiência e certificado para ser escolhida entre tantas. Atirar no nada é perigoso para a própria estabilidade financeira e emocional. Abraços!
CurtirCurtir
Vielen Dank für Ihre Antwort! Sim para quem tem cidadania, como no meu caso por descendência há todo um procedimento quando se queira voltar a morar na Alemanha. Eu seria no caso um deutscher Rückkehrer…tem os direitos assegurados e tals. Mas eu não quero viver de bolsa disso e daquilo se for viver lá né hehe..Se for, já gostaria de ir preparado. Se for para estudar antes, claro se conseguir financiamento ou auxilio estudo tudo bem…mas ter em caixa algum dinheiro, sempre é bom.
A respeito das Universidades. Eu tinha uma vaga na UNi Bonn para mestrado em AGricultura sustentável nos trópicos e subtropicos em 2008. Na época eu não tinha condições financeiras para me manter os 2 anos e para tanto não teria como tirar o visto de estudante. A minha cidadania só foi “Festgestellt” agora em 2015…por isso que a possibilidade de ir morar lá ficou mais atraente rsrs
E tenho uma amiga que fez mestrado e doutorado na alemanha, ela falou a mesma coisa. É óbvio que o nível de exigência é maior na alemanha, haja visto o número de prêmios nobeis que o páis já conquistou, há muita seriedade em tudo o que se faz. E há aquele clichê que diz que o alemão vive para trabalhar, não o contrário como se costume pensar aqui no brasil. Apesar que lendo as materias de jornais alemães dos dias atuais, nota-se que os jovens de hoje também estão mais para a curtição do que as gerações anteriores rsrsr
CurtirCurtido por 1 pessoa
Uhum, vc está certo. O alemão jovem valoriza mais férias, não trabalha tanto para por exemplo comprar casa, ele quer mais viajar, liberdade, investir em tecnologia, comprar carro elétrico, etc. mas não deixam de ser muito exigentes e até perfeccionistas e as pessoas são mais individualistas e “na delas”, o que dificulta a nossa integração quando no Brasil estamos acostumados com carinho, abraços e hospitalidade. Mas os princípios morais aqui estão bem acima do brasileiro no meu ponto de vista. Tem que vir com recurso financeiro bom para investir em morar e trabalhar na Alemanha, pois tudo tem seu custo e apesar da Alemanha ser um país com menos desigualdade e muito mais políticas sociais que no Brasil, as coisas não são fáceis de se conseguir e a base de muita bronca e desconfiança da agência de trabalho são liberadas sim bolsas de ajuda social, não sem antes um contrato entre a agência e o desempregado. Já fiz video sobre seguro desemprego e seguro social. E outro sobre agência de empregos. E outro sobre contracheque e outro sobre impostos. Enfim, se quer ter uma vida confortável como no Brasil não tendo que viver de bolsas do governo é bom vir preparado. Outra coisa é a adaptação à cultura e sistema, já que temos sotaque, temos hábitos diferentes, comidas diferentes, cumprimentos diferentes, etc. tem gente que se adapta mais fácil, já outros são infelizes aqui e não se adaptaram de jeito nenhum. Espero que dê tudo certo no seu caso. A gente passa pelo que tem que passar a fim de aprendizado de vida mesmo e, portanto, para ensinarmos à nós mesmos e aos outros e não cometermos os mesmos erros. Abraços
CurtirCurtir
Guten Abend Raquel Carvalho,
Em relação a brasileiros que possuem cidadania alemã e com nível de alemão C1 e inglês B2 ou C1 , seria uma boa opção tentar fazer uma Ausbildung, ou Dual Studium? Talvez um mestrado na área que é formado? Tipo, começar do zero? Procurar financiamento estudantil, ou ajuda a moradia e etc…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, alemão é alemão perante as leis, independente de só ter conseguido cidadania muito depois do nascimento. Agora te digo, estudar na Alemanha não é fácil. Provas diferentes, cultura diferente, eu to fazendo pós-graduação na Alemanha e acho tenso. Mas não é impossível! Cidadania e C1 ajudam muito, mas não é certeza, nem fácil. Mas sim, seria uma boa opção. Vai atrás dos seus sonhos com pé no chão que vc chega lá! No YouTube tenho alguns vídeos sobre estudar na Alemanha, matricula na uni, cadastro na Agência de Empregos, impostos, currículo, etc. Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vielen Dank für Ihre Antwort! Sim para quem tem cidadania, como no meu caso por descendência há todo um procedimento quando se queira voltar a morar na Alemanha. Eu seria no caso um deutscher Rückkehrer…tem os direitos assegurados e tals. Mas eu não quero viver de bolsa disso e daquilo se for viver lá né hehe..Se for, já gostaria de ir preparado. Se for para estudar antes, claro se conseguir financiamento ou auxilio estudo tudo bem…mas ter em caixa algum dinheiro, sempre é bom.
A respeito das Universidades. Eu tinha uma vaga na UNi Bonn para mestrado em AGricultura sustentável nos trópicos e subtropicos em 2008. Na época eu não tinha condições financeiras para me manter os 2 anos e para tanto não teria como tirar o visto de estudante. A minha cidadania só foi “Festgestellt” agora em 2015…por isso que a possibilidade de ir morar lá ficou mais atraente rsrs
E tenho uma amiga que fez mestrado e doutorado na alemanha, ela falou a mesma coisa. É óbvio que o nível de exigência é maior na alemanha, haja visto o número de prêmios nobeis que o páis já conquistou, há muita seriedade em tudo o que se faz. E há aquele clichê que diz que o alemão vive para trabalhar, não o contrário como se costume pensar aqui no brasil. Apesar que lendo as materias de jornais alemães dos dias atuais, nota-se que os jovens de hoje também estão mais para a curtição do que as gerações anteriores rsrsr
CurtirCurtido por 1 pessoa
Meu nome é Marcos Godoy .
A razão desta mensagem é sanar algumas dúvidas sobre o trabalho como engenheiro civil na Alemanha.
No momento eu estou graduando-se nesta área e , depois disso, em dezembro de 2018, eu pretendo começar um programa de mestrado na Alemanha.
Eu já falei com a universidade em Köln e eu apto para iniciar o programa em 2019 .
Eu sei que é um pouco mais cedo para isso, mas eu acho que é melhor começar a pesquisar sobre desde agora.
Corrija-me se estou errado, mas eu procurei sobre isso e descobrir que entre o meu programa de mestrado na Alemanha , eu só pode trabalhar por 20 horas / semana .
Minhas dúvidas são:
É possível trabalhar na minha área entre o meu programa de mestrado ?
Depois que o mestre , eu posso trabalhar como engenheiro civil ? Se sim, como proceder?
É difícil encontrar um emprego nesta área?
Desde já , obrigado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Como estudante da uni só pode trabalhar 120 dias integral ou 240 meio período. Vc pode se candidatar para estágios em empresas, inclusive nas férias e para fazer monitorias na universidade.
Te aconselho a estudar bastante alemão para já chegar aqui falando no final de 2018. Depois de acabar o mestrado vc tem 2 anos (até a o que sei em 2016) para arrumar emprego qualificado na Alemanha para conseguir o Blue Card ou visto de trabalho alemão. Se vai arrumar emprego depende da sua performance. Leia mais alguns textos do meu site (validação de diploma engenharia, aconselhamentos profissionais, trabalho na Alemanha como você responderia?, etc) e caso ainda tenha duvidas podemos marcar um horário na empresinha que vou abrir por Skype para recomendações e sugestões.
Abraços e bons estudos.
CurtirCurtir
Raquel, meu nome é Thaís, tenho a cidadania italiana, residente no Brasil.
Sou formada em Comércio Exterior, estou no segundo ano de Ciências Contábeis e estou pensando em me mudar com minha filha de 4 anos para a Alemanha.
Sou fluente em inglês e sou B1 no Alemão.
As minhas perguntas são as seguintes:
– a vida de mãe solteira na Alemanha, como é?
– As escolas são integrais?
– Quanto tempo você acha que levo para falar Alemão fluente, morando aí?
– O sistema de saúde é bom? Minha filha tem uma condição genética que se faz necessária transfusão sanguínea uma vez a cada 4 semanas. Eu teria de fazer alguma solicitação para algum órgão público para obter esse tratamento a ela?
– Como eu conseguiria utilizar esses dois anos de estudos que tenho aqui no Brasil para a continuação dos estudos aí? É viável? Ou seria melhor eu entrar com o meu diploma de Comércio Exterior?
– Tenho ampla experiencia na área financeira, é mais fácil encontrar empregos aí nessa área?
– Como cidadã italiana, preciso de algum documento para me mudar para a Alemanha?
Estou em dúvida se volto para a Inglaterra ou vou para a Alemanha, por isso de minhas perguntas.
Muito obrigada!
Thaís
CurtirCurtir
Oi Thaís!
Eu não sei responder a maioria das sua perguntas pq não estudei na escola aqui e não tenho filhos. Pergunte para o canal Alemão Sem Legenda, Marubarby ou Carla Schultz.
Sobre seu diploma como não é profissão regulamentada não precisa de reconhecimento. É só uma empresa te contratar. No meu blog tem textos sobre trabalho na Alemanha. Se quiser fazer equivalência do seu diploma com curso alemão pelo ZAB para dar mais força para conseguir vaga aqui no blog tbm já expliquei como fazer.
Alemão fluente depende da pessoa. Alemão nas coxas uns 2 anos.
Todo tratamento médico grande precisa de passar num médico e ter autorização se quiser que o governo pague. Acho bom esclarecer com seu seguro alemão antes de vir.
Para estudar na Alemanha pergunte para o International Office da uni onde vc quer estudar. Já fiz 2 vídeos sobre transferência de estudos. Olha no meu canal: backpackingalone.
Cidadão europeu pode vir morar na Alemanha sem ter que tirar visto.
Boa sorte!
Bjao
CurtirCurtir
Se eu fosse vc eu tentava do Brasil um emprego na Alemanha, já que vc fala inglês e tem experiência. Dai assim que tivesse o contrato assinado faria a mudança. Chegar aqui sozinha sem salário, sem alemão para trabalho e com filha pequena não deve ser fácil. Não é fácil arrumar baba e creche, pelo
menos na minha cidade pelo que vejo. A Alemanha também não gosta de liberar bolsa Hartz IV. Olha nos meus vídeos sobre seguro social. Também não é fácil alugar apartamento sem trabalho, comprovar renda com contracheque. Mas a decisão só cabe a você. Bjs
CurtirCurtir
BOM DIA, TENHO A SEGUINTE DÚVIDA: SOU BRASILEIRO E CONSEGUI MINHA NACIONALIDADE ALEMÃ. JÁ TENHO MEU PASSAPORTE ALEMÃO. COM ISSO QUAIS MINHAS VANTAGENS PARA CONSEGUIR UM EMPREGO NA ALEMANHA?
CurtirCurtir
A única vantagem é a de ter permissão legal para PROCURAR emprego na Alemanha. No mais não vejo mais vantagens. Vai lendo os posts do blog para entender sobre a Agência de Empregos e Impostos na Alemanha. Bjs
CurtirCurtir
E claro, para quem tem cidadania, qualquer salário serve. Para quem não tem permissão de trabalho, existe um salário mínimo para tirar visto. Mas sua pergunta é para conseguir emprego, então vc pode pedir ajuda da Agência de Empregos (Bundesagentur für Arbeit), que eu já escrevi aqui no blog. Bjs
CurtirCurtir
Olá Raquel.
Tudo bem?
Seu texto me tirou várias dúvidas, mas eu ainda gostaria de saber uma coisa.
Estudo Direito numa universidade federal aqui no Brasil. Eu tenho o certificado de Cambridge em inglês. Quero fazer meu mestrado na Alemanha, mais precisamente em Humboldt-Universität, só que não sei qual das duas escolhas a seguir seria a mais prudente. A primeira opção que eu tenho, e confesso que é a que mais me agrada, é a de, assim que terminar a universidade, tentar ingressar direto no mestrado lá na Alemanha. A questão é que, provavelmente, eu não vou ter grana para me manter por lá. Será que, com o diploma brasileiro, eu acharia algum emprego em terras alemãs apenas para me manter enquanto faço o mestrado? A segunda opção é trabalhar um pouco por aqui, ganhar mais experiência e, só depois, ir. Essa segunda alternativa não me agrada muito porque eu não quero esperar tanto tempo e fazer o meu mestrado depois de velha. Graças as greves de minha universidade, eu já vou me formar com 24 anos e não com 22 como eu esperava. Não tenho condições de esperar mais ainda para fazer o mestrado. O que eu quero na verdade é fazer uma especialização fora para melhorar o meu currículo para quando eu voltar para o Brasil, no entanto, se eu achar algum emprego como professora universitária, advogada ou qualquer outra coisa na área jurídica na Alemanha, nem pretendo voltar. Se estivesse em meu lugar o que você faria? Mestrado assim que saísse da universidade ou demoraria um pouco mais?
Obrigada pela atenção! Desculpe-me pelo textão!
CurtirCurtir
Oi Vanessa, pode ser que sim, pode ser que não. Pelo meu achômetro eu acho extremamente difícil trabalhar usando diploma de direito do Brasil e sem visto de trabalho e sem condições iniciais de se manter sozinha financeiramente em outro país. Tenta fazer o mestrado, entra em contato com a Internacional Office da universidade. Não sei se vc quer mesmo que eu seja sincera… mas direito é o curso mais difícil para reconhecer e trabalhar em outro país que não é o país do curso onde se estudou direito. Eu no seu lugar faria outro curso ou tentaria entrar numa empresa multinacional que aceitasse meu diploma. Aqui uns links úteis para reconhecimento: https://backpackingalone.wordpress.com/2014/05/30/reconhecimento-de-diploma-na-alemanha-anerkenung-in-deutschland/ e para imigração para a Alemanha: https://www.youtube.com/watch?v=SnN7z8B6634 e https://www.youtube.com/watch?v=lDhrdZqB0MA
CurtirCurtir
Eu sou estudante de DIreito da UFMG, morei na Alemanha por 1 ano fazendo intercâmbio e tenho as mesmas vontades que você. Mas sobre o emprego, 1) tenta juntar dinheiro para você ter como se manter por lá 2) vá falando alemão, pois assim você pode trabalhar numa sorveteria (por exemplo), um emprego que vai pagar pouco (uns 400 euros) mas já é uma ajuda. Procure as universidades que oferecem o mestrado que você quer e entre em contato, os custos com a Uni em si é o menor do seus problemas (há sim mestrados com taxas de 14 mil euros mas há também aquelas de 200 euros por semestre). Minha mãe quem pagou meu intercâmbio e eu gastava cerca de 600 euros por mês fazendo viagens… por isso, procure uma cidade barata (não vá para Munique, por exemplo, ou Dresden, são cidades caras). Lá na Alemanha você pode conseguir emprego, após ter seu diploma reconhecido e validade e também tendo feito mestrado como assistente jurídica. Advogar realmente não é uma opção, somente se você estiver interessada em fazer a prova (tal como a nossa OAB) de lá (em alemão kkkkkkk). Não se deixe desmotivar, o que te digo aqui é resultado de experiência minha lá na Alemanha e em conversas que tive com meus professores de lá. Eu pretendo ir pra lá quando me graduar aqui nas terras tupiniquins, tenho direito a cidadania italiana e irei requerê-la na Itália, ainda que não seja a solução dos problemas, é uma grande ajuda… procura saber se vc tem direito tb. Ademais, na pior das hipóteses, faça uma nova graduação na Alemanha em Direito também (para isso, fale alemão). Não se deixe desanimar e nem mude de curso (haja vista que imigrar pra Alemanha não quer dizer que você necessariamente NUNCA retornará ao Brasil).
CurtirCurtir
aaah, antes que eu me esqueça, sobre fazer uma nova graduação na Alemanha: se não me engano nosso ensino médio não “bate” com o alemão e por isso acho que tem de se fazer mais um ano lá… não sei bem como funciona isso, provavelmente a Raquel saberá informar melhor, mas como disse, não desista, oportunidades são várias só dependem do nosso esforço
CurtirCurtir
Como a Bellezia falou: não é fácil, mas não é impossível. Primeiramente tem que ter permissão de trabalho ou visto e ter dinheiro para se bancar. Segundamente força de vontade e um pouco de sorte também ajuda. Sobre fazer outro curso tem que mandar os documentos pra a universidade ou uni-assist ou hochschulstart. Pode ser que peçam para fazer o quarto ano do ensino médio chamado Studienkolleg. Bjs
CurtirCurtir
Oi Raquel, tudo bem?!
Meu marido é cidadão europeu e eu sei que posso trabalhar aí, mas eu tenho uma dúvida, será que vc sabe me responder?
Eu saí da faculdade aqui, então não tenho formação. Trabalhava como produtora de moda e agora com marketing digital -vou continuar trabalhando remoto, mas gostaria de procurar uns empregos mais básicos como cleaner, para complementar a minha renda enquanto procuro alguma formação profissional. Gostaria de saber se existe alguma exigência além do alemão, alguma comprovação de experiência e etc para esse nível de trabalho.
Obrigada!!! 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Para faxina eu creio que só pedem autorização de trabalho, pontualidade e disposição. Já veio um cara da Nigéria aqui em casa fazer uma faxina que foi enviado por uma empresa de limpeza e ele não fala muito alemão, mas falava inglês. Boa sorte! Bjao
CurtirCurtir
E paga-se por hora, normalmente. Para completar a renda é muito bom. Sempre tbm procuram gente para trabalhar vendendo na padaria, arrumando prateleira no supermercado, caixa de lojas, tenho amigos que fazem isso e tem diploma universitário ou estudam, mas fazem para completar renda e dá certo sim. Bjs
CurtirCurtir
Oi Vania! Para cleaner não precisa de certificado, mas um alemão básico ou pelo menos inglês básico seria bom para se comunicar com quem vai pagar pela limpeza. Peça carta de recomendação dos seus empregadores no Brasil para usar quando quiser voltar para a sua área. Abraços e boa sorte!
CurtirCurtir
Olá
Eu tenho uma dúvida
Tem como uma pessoa só com o ensino médio e sem nenhum parentesco com alemão conseguir emprego legalmente aí ?
Sei falar inglês e o básico de alemão
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Felipe! Tem se tiver experiência de trabalho. Leia o texto chamado Como tirar o Blue Card que já publiquei aqui. Bjs
CurtirCurtir
Olá Raquel,
Eu ando muito desmotivada aqui no Brasil e mesmo após toda leitura penso que não há muita opção atualmente aqui pra mim.
Sou recém formada em Administração, e tenho uma prima que é casada com alemão e mora a 20 anos na Alemanha.
Pretendo ir o mais rápido possível.
Estou um pouco perdida pois ainda não consegui achar pela internet, nenhum curso ou empresa que pudesse me auxiliar nessa transição para lá.. com um futuro visto de trabalho ou de estudante. Eu iria realmente com o visto de turismo tentar algo lá.
você acha realmente muito arriscado? Não sou fluente em ingles, entendo bem e me comunico razoavelmente bem e tenho conhecimento nenhum de alemão..
Minha prima me abrigaria e talvez eu trabalhe com ela na sua empresa mas seria algo temporário.. gostaria de algo ou na minha área ou similar.. ou fazer algum curso que agregasse.. que vc acha?
Outra pergunta, para me manter lá eu precisaria de quanto por mês?
– Levar um minimo de quanto daqui?
– para estudante, é um valor especifico ne? Consigo indo nas universidades lá, infos e possivel admissão no proximo semestre?
– trabalho? eu preciso de toda documentação pronta lá pra tentar algo?
Muito obrigada desde já!
CurtirCurtir
Oi! Eu faço consultoria online se precisar. Olha na parte de contatos do meu blog. Acho seu caso bem arriscado: recém formada, sem inglês fluente, sem alemão. Como turista vc não pode trabalhar na Alemanha. Vc poderia ir para aprender alemão. A recomendação do consulado é em torno de 600€/mês, mas depende da cidade. Fazer seguro-saúde! A melhor opção seria vc fazer curso de inglês e de alemão e pegar visto de estudante de idioma e para isso sua prima teria que ser sua responsável financeira. Abraços!
CurtirCurtir
Leia o post aqui no blog sobre tipos de vistos para a Alemanha. Talvez o Vorbereitungskurs seja uma opção para vc, ele é para quem quer fazer mestrado mas ainda precisa aprender alemão. Levar diploma universitário e histórico traduzido juramentado.
CurtirCurtir
Eu sei que conseguir emprego não ta nada fácil para ninguem
eu usei uma técnica que adquiri pela internet e em 40 dias cravados
marquei duas entrevistas ainda bem que correu tudo bem! hoje to empregada
não é o melhor salário do mundo mas ta valendo!
Quem quiser eu recomendo! http://www.aceleradordeempregos.com.br/
CurtirCurtir
Olá, Raquel!
Estou no sexto período de Letras-Português e meu marido no segundo de Engenharia Civil. Temos um inglês muito bom. Conseguimos conversar, ler e compreender, mas zero de alemão. Poderíamos conseguir algo na Alemanha? Eu conseguiria um emprego para lecionar português para estrangeiros ou preciso ter o diploma? É difícil meu marido arrumar um estágio na área dele?
CurtirCurtir
Oi Carolina. Leia esse texto: https://backpackingalone.wordpress.com/2014/05/30/reconhecimento-de-diploma-na-alemanha-anerkenung-in-deutschland/ e veja esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SnN7z8B6634. Pode dar certo quanto pode não dar, difícil eu saber a resposta. Eu consegui estágio na minha área, agora emprego foi mais difícil. Licenciatura é mais chato para reconhecer… bjs e boa sorte!
CurtirCurtir
Olá Raquel, sou Mari e estou passando por um caso muito complicado. Namoro um italiano que mora e trabalha há 42 na Alemanha.
Agora ele quer que eu vá morar com ele. Será que existe algo que possa ser feito para que isso aconteça?? Eu tenho alguma chance???
CurtirCurtir
Leia no post tipos de vistos para a Alemanha e veja qual seria melhor para vc. Bjs
CurtirCurtir
Oi, Raquel! Muito bons os esclarecimentos. Bom, tenho uma dúvida, sou formada em Direito (que você já disse ser o curso mais difícil de todos) e administração. O diploma de administração eu teria que validar? Dá para conseguir um emprego na área? Danke
CurtirCurtir
Ou Kelly! Administração não precisa validar/reconhecer em Conselho Regional, apenas convencer o seu futuro empregador. O que vc pode pedir é a equivalência na ZAB ou em alguma Universidade para mostrar o documento e ajudar na hora de convencer a te contratarem qnd perguntarem se seu diploma eqüivale a um alemão. Bjs
CurtirCurtir
Olá Raquel,sou Mari e stou passando por um caso muito complicado.Namoro um italiano que mora e trabalha na Alemanha há 42 anos .Agora ele quer que eu vá morar com ele,será que isso eh possivel??
Ele já foi casado com uma alemã e tem dois filhos tbm.
Gostaria de saber quais minhas reais possibilidades,mim responda por favor.
CurtirCurtir
Oi Mari! Leia no meu post aqui do blog sobre tipos de vistos para a Alemanha. Bjs e boa sorte!
CurtirCurtir
Olá. Sou contador formado no Brasil. Sabe me dizer se é possível validar diploma na Alemanha e se há boas oportunidades nessa área ? Grato.
CurtirCurtir
Não sei. Se quiser fazer uma consultoria posso pesquisar sobre o assunto. Contacte-me pela parte de contatos do blog. Abraços
CurtirCurtir
Olá Raquel, queria saber o seguinte, eu posso ir pra Alemanha atrás de emprego no período do meu visto como turista(3 meses) ? Eu estava indo pq na minha área( Desenvolvedor web) tem muitas vagas,apesar de ser recém-formado.
Estou estudando bastante para deixar meu conhecimentos no nível que as vagas exigem e acredito que eu consigo sim, mesmo não tendo vaga experiencia na área.
Depois de ver esse tipo de visto que vc mencionou fiquei um pouco preocupado. É obrigatório ter esse visto pra ir fazer entrevistas de emprego na Alemanha ?
CurtirCurtir
Vc pode fazer entrevista como turista só não pode trabalhar como turista nem falar na entrevista que tem autorização para trabalhar na Alemanha. Bjs e no sorte!
CurtirCurtir
Sim, essa era minha intenção. Ai se a empresa tiver interesse em me contratar a gente entrava junto direto com a papelada para tirar o visto de trabalho permanente.
Tem alguma vantagem que eu possa ter com o visto de ” autorização para procurar emprego” ?
Pq se eu tiver ele eu não posso trabalhar, logo terei que entrar do mesmo jeito com a papelada para tirar o visto permanente para trabalhar. Não vi vantagens em fazer esse visto de 6 meses, teria alguma vantagem eu ir nas entrevistas com esse visto ?
CurtirCurtir
6 meses na Alemanha para procurar emprego + poder tirar o visto de emprego na Alemanha.
CurtirCurtir
Nenhum empregador se importa com tipo de visto ou nome do visto, eles só querem saber se vc tem permissão de trabalho.
CurtirCurtir
Ola Raquel Carvalho,
Sou descendente de alemão (paterno) e tenho cidadania Italiana pelo lado materno.
Não tenho nível superior (parei no último ano de faculdade) mas, tenho vários cursos e certificações internacionais na área de TI.
Atuo há muitos anos em segurança de informação, redes e infraestrutura, será que terei muita dificuldade para conseguir uma vaga?
Como cidadão Italiano preciso de alguma autorização para pedir residência ou candidatar a um emprego?
Com 30.000 euros eu consigo me manter por quanto tempo?
grato
CurtirCurtir
1. Não sei. 2. Cidadão europeu pode morar na Alemanha sem visto. 3. Depende do qnt vc gasta e da cidade, pelo menos 600-800€/mês é recomendado.
CurtirCurtir
Oi Raquel tudo bem?Desde que comecei a pesquisar sobre brasileiros vivendo na Alemanha e encontrei seu canal virei fã de carteirinha!!Adoro voçê e agradeço pelo tempo que dedica a ajudar outras pessoas.Obrigada! Te acho muito linda e uma querida.
Enfim minha dúvida é com relação a professores de creche.Pelo que tenho lido á respeito é uma área que tem grande demanda uma vez uma vez que os jovens alemães não se interessam tanto pela carreira.O diploma de pedagogia não é válido por aí pelo que entendi para seguir carreira teria que fazer um curso técnico creio com duração de 2 a 3 anos.Queria saber mais sobre essa área e se essas informações procedem mesmo?
Se sim como proceder para fazer esse curso?Aplico para um visto para esse curso especifico ou seja dando a entender que quero trabalhar como professora e fazer o curso de cara ou ir com visto de estudante sei la e tentar me informar melhor por ai?O que voçê acha?Conhece alguém que conseguiu emprego na área?Existe essa possibilidade de fato de conseguir ficar legalmente na Alemanha fazendo esse curso e depois me tornar professora se assim desejar ou isso está longe da realidade e só gastaria tempo e dinheiro?
Só pra constar eu sou solteira, sem filhos.Tenho 31 anos e apesar da idade só comecei a cursar uma faculdade há pouco tempo.Me formo em 2019 e estarei com 34 anos!Não sei se isso influência em algo na área por aí.Aqui no Brasil não mas aí já não sei.Falo inglês fluente e vou iniciar os estudos no alemão para estar num nível intermediário até a viagem.Pretendo continuar os estudos no idioma uma vez que estiver aí.Tenho experiência como professora infantil.
Enfim, escrevo muito rsrsrs e me desculpo por isso.Se puder me ajudar com qualquer coisa fico muito grata querida.Te desejo toda a sorte do mundo.Muita luz e sucesso sempre!!!!
Beijos.
CurtirCurtir
Oi Ana Paula! Professora de escola tem que passar na prova do estado aplicada pelo Ministério da Educação pelo que eu sei. Entre em contato com o Kultusministerium para obter mais informações sobre o reconhecimento do seu curso. Bjs
CurtirCurtir
Raquel, li todo o seu post e todos os comentários, nunca vi um blog em que alguém falasse TOTALMENTE A VERDADE NUA E CRUA, 90% diz que é somente flores e quando tu chega no lugar, é tarde demais!
Eu li a respeito de cursos profissionalizantes na Alemanha, você tem informações ou algum link a respeito disso?
Muito obrigado e parabéns pelo texto!
CurtirCurtir
Oi! Muito obrigada Mau.
Eu vi seu comentário hoje relendo os comentários antigos e acho que sem querer eu acabei não lendo seu comentário na época que vc o enviou e acho que ainda não o respondi. Sim, existem vários cursos técnicos na Alemanha que estão listados no site da Bundesagentur für Arbeit (https://www.arbeitsagentur.de/bildung).
Eu fiz um vídeo falando sobre curso técnico há algum tempo também: https://youtu.be/pCpo65OBHNE
Vlw! Abs
CurtirCurtir
Bom dia Pessoal,
Li muito sobre profissões em falta na Alemanha, e como acabei de me formar em Engenharia de Produção, surgiu o interesse de tentar seguir carreira na Alemanha. Me formei a 6 meses, já falo alemão (B2) e inglês avançado (bom conversação pois estudei em colégio alemão e já fiz intercambio pra la). Será que existe chance de conseguir alguma coisa por lá? Terei que fazer algum tipo de adaptação? Também sou técnico em Administração e trabalho com finanças a anos, isso também conta? Se houver alguém que passou por isso, poderia me dar algumas dicas?
Obrigadão pessoal!!
CurtirCurtir
Continue procurando no meu blog Bruno que vc vai achar mais info sobre reconhecimento de diploma, inclusive de engenharia. Achar emprego depois de 6 meses de formado não acho uma tarefa fácil. Pode ser que vc tenha sorte. Leia sobre o visto para procurar emprego tbm no meu blog. Abraços
CurtirCurtir
Boa noite Raquel:
Sou brasileiro com dupla nacionalidade portuguesa. Sou formado em odontologia, ciências contábeis e licenciatura em Matemática.. Minha mulher é professora de biologia. Estou pensando em mudar para Alemanha. Qual seria o tipo de visto que teria que obter para trabalhar, eu e minha mulher.
Gabriel
CurtirCurtir
Se vc tem passaporte europeu não precisa de visto. Sua mulher sendo casada com vc tbm não precisa, mas precisa levar a certidão de casamento.
CurtirCurtir
Sou eletricista residencial,mais nao falo alemão,tenho chances na Alemanha,há tenho nacionalidade Portuguesa.
CurtirCurtir
Não sei, pode ser que sim, pode ser que não. Com passaporte europeu vc pode legalmente morar na Alemanha pelo menos. Agora emprego é outra história.
CurtirCurtir
Olá Raquel,
Muito obrigada por esclarecer dúvidas. Sou Elen e estou fazendo planos de ir para Alemanha “ver no que dá ” Sou formada em letras língua inglesa e tec em contabilidade..fui das forças armadas por 8anos na area adm..trabalhei m hotelaria e hj estou como profa de ensino Sup.
Estou começando a estudar alemão.. p ir no final do ano..e ficar os 6 meses..Mas tbm vendo possibilidades de um mestrado. Com q minha experiência. .posso ter “alguma” oportunidade?
CurtirCurtir
Oi Elen! Oportunidade é um termo muito geral. Qual é o seu objetivo? Tem gente que vender acha que vender sorvete é oportunidade, tem gente que não. Com letras inglês vc pode dar aula em cursinho se tiver os diplomas que a escola exige (olhar escolas, mandar currículo, perguntar pré-requisitos). Contabilidade na Alemanha me parece ser bem diferente do Brasil então não sei… tudo depende muito tbm da sorte, de networking, do interesse, do objetivo, do hard-working, etc. para dar aulas em escola tem que passar na prova do “Lehramt” até onde sei, mas sua experiência tbm ajuda. O que tenho certeza é que não tenho capacidade de ter dar certeza, mas te desejo boa sorte e boas estratégias de procura de emprego e um bom plano com objetivos traçados do que vc procura querendo mudar de vida (país, emprego, etc). Bjao
CurtirCurtir
Obrigada.. vc realmente está expert.. Acho que o objetivo maior é mudar de vida.. Valeuuu!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Raquel , olá!
Continuo vendo as oportunidades de ida para Alemanha, estou tentando uma maneira mais “prática” do que simplesmente ir com a cara e coragem e me arriscar sem conhecer ninguém..
Andei pesquisando e escrevendo para diversas universidades para verificar o processo de bolsas para mestrado e todas me responderam pedindo para eu mandar minha documentação.., mas falta meu exame do Toefl ..ehehe.. E aí, em uma das Instituições tem seus vídeos explicando um pouco como estudar na Alemanha.. Achei tão legal, ver você ter conquistado seu espaço..fiquei realmente feliz! Eu não sabia que vc era tão envolvida assim.
Vim aqui mais para te dar um elogio..(rsrsrs) E assim que minha documentação estiver ok.. Vou tentar entrar em contato com vc sobre consultoria , dicas da carta de recomendação e motivação.
Um grande abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Elen!
Que legal! Muito obrigada! O pessoal da DAAD e Study in Germany divulgou bastante esses vídeos… em qual site de universidade vc os encontrou? Até eu já não sei mais onde a minha cara foi parar. Kkk Soube que até para outros países no mundo divulgaram.
Foi bom poder fazer, mesmo pq eu até já sabia todos esses passos apesar das falas terem roteiros. Gostei da experiência, até recebi bem para fazer. Kkk “meu salário de atriz”.
E aí? Como vc tá?
Bjs
CurtirCurtir
Me formarei em engenharia mecanica no fim de agosto e gostaria de estagiar, trabalhar e/ou fazer uma pos na alemanha.
O que voce recomenda?
CurtirCurtir
Depende de vc, do que vc quer para sua vida. Depende tbm dos seus interesses e habilidades. Recomendo pensar e planejar pensando nos seus objetivos e pesquisando oportunidades que lhe agradam.
CurtirCurtir
Olá Raquel,
Acho que sou esse ser que você comentou. Meu diploma é de 2016 (recém formado), e desde Dezembro tenho enviado diversos currículos para as empresas pra tentar a sorte na Alemanha, e incrivelmente consegui uma oferta no início de Março! Estou no processo do visto,se lhe jnteressar depois escrevo um relato mais detalhado. Entra em contato comigo por email!
CurtirCurtir
Oi Henrique!
Parabéns! Sim, seria interessante publicar um texto com as experiências de outras pessoas que passaram pela fase de procura de emprego na Alemanha. Mandarei e-Mail. Abraços,
Raquel
CurtirCurtir
Bom dia ..
Henrique, uma pergunta.
Você encaminhou seu currículo estando morando no Brazil ou Alemanha?
Att..
Ele
CurtirCurtir
Nos dois já encaminhei, tanto morando no Brasil quanto na Alemanha. Consegui meu estágio na Alemanha enviando CV do Brasil.
CurtirCurtir
Olá Henrique,
agradeço se você puder compartilhar a sua área de formação, o tipo de emprego que conseguiu (é emprego de contrato por tempo determinado, indeterminado, é trainee, é na sua área de formação?). Quantas candidaturas precisou enviar? Quais idiomas você fala? Em que língua você mandou o curriculum (inglês, alemão)? Você tinha as tais cartas de recomendação de professores ou ex-empregadores? Enfim, muito me interessa saber como foi contigo, porque, quem sabe há uma luz no fim do túnel para mim?
Abs
CurtirCurtir
Olá Mel!
Mil perdoẽs. Como não recebi nenhuma notificação sobre essa pergunta, essa pergunta passou batida e acabei não respondendo. Sei que é muuuito tarde, mas vai que ajuda alguém né:
Então, eu sou formado em Sistemas de Informação e consegui o emprego mandando o CV daí do Brasil mesmo. Fiz todas as entrevistas via Skype.
Olha, pra ser sincero, eu enviei muuuitas candidaturas mesmo, era algo diário que eu fazia (procurava uma vaga que me agradasse e eu atendesse os requisitos e enviava). Fiz várias entrevistas até que um certo dia chegou o tão esperado sim =) (incrivelmente pra duas empresas na mesma época). É uma questão de persistência e ir melhorando suas habilidades de inglês e para resolver os problemas propostos).
Eu só falava Inglês na época. Agora que estou na Alemanha, meu alemão tá caminhando aos pouquinhos hahaha. Mas a área de TI procura pessoas que falam só o inglês sim! Meu CV era somente em Inglês. Mas é importante você tentar manter seu CV com uma boa cara, limpa e simples e listando o que os recrutadores precisam.
Não precisei de nenhuma carta de recomendação. Eles se preocupam mais com os seus skills. Querem saber se você consegue executar a tarefa e medir seus conhecimentos, e pra área de programação eles usam mais testes como HackerRank – Codility.
Não sei se você conseguiu avançar em algo, mas espero que eu possa ter te ajudado ou ajudar alguém no futuro.
Abraços!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi , Raquel. Li e achei muito intessante seu texto. Veja só, um casal brasileiro jovem, ambos de origem italiana e espanhola comprovada, ela com formação superior em Enfermagem , ele ainda estudando. Tencionam ir para a Alemanha tentar vida profissional, aproveitando a possibilidade de passaporte italiano e espanhol. Como vc avalia a chance de sucesso deles?
Agradeço muito.
CurtirCurtir
Depende do que é sucesso pra vcs. Bjs
CurtirCurtir
Ah amei o texto! Eu vim pra cá e com 6 meses consegui um trabalho bacana, dentro do salário exigido e tudo mais, porém o problema foi que a empresa pediu minha autorizaçao de trabalho e o arbeitsamt nao deu, pois alegaram que um alemao poderia realizar. Eu to pensando agora em voltar ao brasil e estudar TI para em alguns anos tentar novamente… pela minha experiencia aqui TI e Engenharia sao as areas c mais chances e que o Arbeitsamt nao pega no pe… alguma outra dica? Bjs
CurtirCurtir
Muito obrigada! Vc tá certa Marjore: TI, engenharia e tbm acho que abrem exceção para áreas da saúde necessitadas como para Ausbildung em Enfermagem, Krankenpflege e tal. Além de vagas que exigem muita experiência como 10 anos, ou doutorado phoda numa área phoda que a pessoa é especialista, coisas assim. O ZAV tbm já me barrou mas com relação à estágio. O maximo de estágio privado permitido para estrangeiro é dois.
Bom planejamento e boa sorte!
Bjao
CurtirCurtir
Pois é o trabalho foi na Adidas, mas negaram duas vezes o visto.
Agora eu consegui uma vaga de um Ausbildung em IT, mas vi que tenho que pedir novamente a autorização do ZAV.
O Ausbildung de Altenpfleger realmente é o mais fácil, porém não gostaria de exercer essa profissão =(
Você sabe se visto de Ausbildung é mais fácil?? Ou sendo de TI cai no mesmo problema? Sabe de algum caso??
Abs!
CurtirCurtir
Não sei se nenhuma caso. Casos de Ausbildung que sei são na área de enfermagem. Não sei se seria mais fácil Ausbildung em TI que trabalho na Adidas. Creio que Sim! Depois me conta. Boa sorte! Bjs
CurtirCurtir
Olá, muito interessante suas dicas. Tenho uma dúvida, qual o nível de Alemão seria necessário? Tenho bastante experiência na a´rea de TI, com graduação e certificações na área. Estava pensando em tentar buscar nos 6 meses possíveis um emprego na Alemanha. Mas fica a dúvida se só com inglês eu conseguiria me virar em cidade grande ai e conseguir entrar no mercado de trabalho. Tenho alemão bem básico.
Obrigado!
CurtirCurtir
Obrigada! O nível de alemão depende do que está escrito como sua função e requisitos na descrição da vaga. Depende do cargo. Boa sorte! Abraços
CurtirCurtir
Olá a todos! O texto é longo, mas dá uma boa visão do que é procurar emprego na Alemanha.
Não quero desanimar ninguém, mas quero contribuir para manter as pessoas com os pés no chão em relação às dificuldades de se conseguir emprego aqui.
Eu tenho cidadania alemã (pois meus pais são alemães) e brasileira (pois nasci no Brasil).
Sou formada em administração (UFMS) e tenho MBA em gerenciamento de projetos (FGV). Já fiz 3 meses de intercâmbio pros EUA e 3 meses de curso de inglês e cultura na Inglaterra. Adquiri mais de 3 anos de experiência gerenciando projetos na área de feiras de negócios numa filial de empresa alemã no Brasil. Pois bem, como toda a minha família é alemã e mora na Alemanha, sempre tive o desejo de vir morar aqui. Falo alemão como nativo (segundo o que todos me dizem), porém culturalmente creio que eu seja mais brasileira.
O GRANDE PROBLEMA DE FALAR ALEMÃO (inclusive o dialeto da região) sem sotaque, é que inconscientemente os alemães te enxergam de igual pra igual e não entendem porque a sua cabeça funciona diferente, porque você se comporta de forma diferente, ou porque você faz algumas perguntas “idiotas” sobre coisas que TODO ALEMÃO deveria saber. Ou seja, a impressão que eu tenho é que eles não sabem o que fazer comigo, não sabem em qual “gaveta” devem me encaixar e por fazer perguntas “idiotas”, tenho a impressão que pensam que eu realmente o sou.
Outra coisa, a formação alemã (pelo menos em Baden-Württemberg) é extremamente especializada, e pessoas generalistas como eu, não tem chance. O sistema de ensino brasileiro é diferente (não é vinculado à empresa, como muitas das formações aqui são), a carreira brasileira é mais flexível (do meu ponto de vista), por exemplo, você pode estar fazendo faculdade de direito e para se sustentar você trabalha como gerente de vendas em algum negócio que não tem nada a ver com direito (muitos alemães não conseguem entender isso).
Já vou completar um mês de residência aqui na Alemanha e até agora não consegui emprego. Tenho procurado na minha área, pois já investi tanto tempo e dinheiro que acho uma pena jogar tudo isso no lixo e trabalhar fora da minha área. Fiz muitas candidaturas (para diversos departamentos: RH, Marketing, Vendas, Finanças) e algumas entrevistas.
1ª entrevista: não consegui o emprego (na área de finanças, cargo abaixo do que eu tinha no Brasil) pois segundo eles, eu era qualificada demais para a vaga e achavam que eu ia me desmotivar rápido.
2ª entrevista: não consegui o emprego, pois, segundo o feedback deles, eu estava muito nervosa na entrevista e a vaga requer uma pessoa de apresentação soberana e segura para lidar com pessoas de altos cargos. (quem não fica nervoso numa entrevista num outro país, depois de muito tempo desempregado?)
3ª entrevista: não consegui o emprego que encaixava em 95% com as minhas qualificações e experiências. Segundo o feedback deles, eu não consegui demonstrar entusiasmo suficiente pela vaga e pelo empregador. (óbvio, eu tinha acordado de madrugada para viajar para outro estado da Alemanha e quando chegou a entrevista eu já estava extremamente cansada e com sono).
Como me disseram algumas pessoas amigas e parentes, não dá pra levar muito a sério esses feedbacks, pois às vezes o real motivo não pode ser dito por questão de ética ou leis. Por exemplo: não te contratamos, pois você é mulher (e possui um útero).
Enfim, cogitei em fazer uma nova Ausbildung (curso técnico-profissionalizante) para conseguir finalmente adentrar o mercado de trabalho. O mais engraçado é que quando ligo nas empresas para contar a minha situação e perguntar sobre a vaga de Ausbildung, a primeira pergunta que me fazem é: Por que você quer fazer uma Ausbildung se você já tem uma faculdade e pós? Você não acha desnecessário? Obs: Nessas mesmas empresas eu já liguei outras vezes, e já me candidatei à algumas vagas de emprego (claro, sempre me candidatando para uma nova vaga quando o processo seletivo anterior havia encerrado). Ou seja, não me consideram para uma vaga aberta, mas também acham que não faz sentido eu começar por baixo (com uma Ausbildung).
Segue a MINHA percepção até agora, para vagas com formação em ADMINISTRAÇÃO:
– Se você é generalista (curso sem ênfase em MKT, finanças, RH, comércio exterior, etc ou sem pós em alguma dessas áreas ou relevante experiência profissional) suas chances são quase nulas (no Brasil é assim também, com a diferença que você pode ingressar numa pós a qualquer momento, contanto que você tenha a verba necessaria; e aqui, algumas pós você só pode fazer se já fez algum estágio/ou trabalhou naquela área – eles fazem análise curricular para te aceitar na pós).
– Se você não fala inglês fluente, desista ou vá aprender. Quase todos os seus concorrentes falam inglês fluente, além de alemão e têm bons conhecimentos em alguma outra língua (geralmente francês, espanhol, etc).
– Experiência no exterior não é um diferencial, quase todos os seus concorrentes já fizeram um curso ou um estágio em algum outro país (ou países).
– Muitas vagas de gestão também requerem conhecimento técnico/específico daquela indústria/produto.
OPINIÃO GERAL sobre a busca de emprego na Alemanha:
– tenho a impressão que alguns alemães (mesmo de empresas globalmente ativas e extremamente internacionais) não entendem porque você não possui carta de recomendação (ou Arbeitszeugnis) de cada uma das empresas onde já atuou. E isso já dificulta bastante a sua vida, empresas podem nem te chamar para entrevista, pois interpretam que se você não possui as cartas é porque você não foi um bom funcionário (ou está escondendo algo).
– Depois de escrever inúmeras Anschreiben (carta de apresentação), depois de receber dicas de dois especialistas sobre como fazer, e de ler inúmeros sites a respeito (e também sobre Lebenslauf – Curriculum) cheguei à conclusão que cada um faz diferente e cada um tem uma opinião diferente. Se você tentar seguir tudo o que te falam ou tudo o que você lê por aí, você nunca vai se candidatar efetivamente à uma vaga, pois você acha que nunca está bom o suficiente. E você vai ficar doido!
– Como no Brasil, aqui o Qi (quem indica, ou em alemão: Vitamin B) é extremamente forte.
– Prazos que eu tenho visto e vivenciado:
* Média de duração entre candidatura à vaga de emprego e finalização do processo com a negativa: 3 meses ( e se você for contratado, muitas vezes é pra iniciar no emprego só daqui a 2-3 meses, mesmo que na vaga diga que é pra início imediato – o imediato dos alemães é totalmente diferente do imediato dos brasileiros). Só nisso você já fica 6 meses esperando. Não são imediatistas como muitas vezes são no Brasil.
* Candidatura para Ausbildung: quase sempre pelo menos 1 ano antes de você começar efetivamente o curso técnico-profissionalizante.
* Schnupperpraktikum: É tipo um estágio que geralmente é feito pelos alunos de escola quando estão na fase de escolher uma profissão. Também pode ser feito por pessoas que já tem profissão e querem mudar de profissão. Se você quer visitar uma empresa (de grande porte) por 1-2 semanas para conhecer mais de perto uma profissão pela qual você se interessa, você deve, em média, se candidatar para esse mini-estágio com 6 meses de antecedência.
– Outras curiosidades do mercado de trabalho alemão:
* Estágio para pessoas já formadas: quase impossível conseguir. Há poucos anos saiu uma lei de que pessoas que fazem estágio voluntário (sem ser obrigatório pela universidade) devem receber pelo menos o Mindestlohn (salário mínimo/hora). Ou seja, as empresas preenchem a vaga com aqueles que são obrigados (pela universidade) a fazerem estágio e, portanto, pessoas já formadas têm, após a criação desta lei, chance quase nula de conseguir entrar numa empresa via estágio. Li e ouvi isso pessoalmente de pessoas com cargos de chefia em algumas empresas.
* Vagas de Werkstudent: só pode se for estudante.
* Ferienjob: só pode se for estudante ou Überbrücker (os que estão entre término da escola e início da faculdade/Ausbildung – tem que comprovar que você está matriculado).
Porque o mercado de trabalho alemão é mais criterioso do que o Brasileiro em alguns aspectos:
*Se o funcionário tem contrato por tempo indeterminado (unbefristet) a empresa quase não consegue demití-lo (é “quase” como um funcionário público no Brasil). A empresa tem que ter motivos muito fortes para poder demití-lo (fraude por parte do funcionário, fechamento de departamento porque está obsoleto e comprovadamente não podem realocar o funcionário à outro departamento, etc). Mesmo que seja sem justa causa (como no caso de encerramento de um projeto ou fechamento de um departamento). Por isso as empresas são muuuuito criteriosas e se planejam ao contratarem novos funcionários e por isso às vezes tem tempo para ficar procurando o candidato “perfeito” durante meses.
* E pelo motivo acima, muitas empresas te contratam primeiro por tempo determinado (befristet). Isso pode ser feito por um período máximo de 2 anos (depois a empresa tem que te dar um contrato por tempo indeterminado ou, como acontece com frequência, simplesmente esperam o contrato se encerrar e não renovam com você, pois preferem pegar outra pessoa pra ficar com contrato determinado por mais 2 anos e assim por diante).
* No caso de licença maternidade a mãe pode optar em ficar 3 anos cuidando de seu filho e a empresa tem que garantir recolocação dela quando ela retornar (em cargo igual ou semelhante. Se não me engano nos primeiro ano de licença a mãe recebe um percentual do salário dela (média dos últimos x meses), nos outros dois anos ela não recebe mais dinheiro). Enfim, isso é ótimo pra quem consegue desfrutar desse direito, mas é péssimo para mulheres desempregadas (em idade mais provável de engravidar) a conseguirem emprego.
Os fatos acima dão uma boa noção da complexidade do mercado de trabalho alemão e explicam porque algumas coisas são tão difíceis. Mas não se enganem, o Brasil também não é fácil para estrangeiros (a não ser que sejam ultra qualificados em áreas carentes de profissionais brasileiros, o que não é diferente aqui na Alemanha). Do contrário, se você não é essa pessoa ultraqualificada, você precisa de um “padrinho” ou de muita sorte pra conseguir seguir na sua profissão. Se não, vai ter que mudar de profissão e fazer aquilo que os alemães também não querem fazer e por isso tem muitas vagas.
E não podemos esquecer de um detalhe fundamental, muitas das empresas que existem no Brasil são de origem alemã (o que talvez facilitaria a contratação de um alemão numa filial no Brasil), mas na Alemanha existem pouquíssimas empresas de origem Brasileira (e quando tem, muitas vezes não precisam de pessoas que falem português, pois os negócios são realizados em inglês). Salvo algumas exceções, de empregos tipo telemarketing ou atendimento ao cliente onde pedem português.
Após a listagem de todas as dificuldades, quero finalizar com o pensamento que tem me movido e não me deixa desistir:
“Nem tudo nessa vida é fácil, mas com certeza nada é impossível, ser forte não é ter a força de um leão, mas sim a paciência e humildade de um pássaro que mesmo na gaiola não perde
a esperança de voar.” ― Jaílson Galegâo Obs: Gostei dessa frase, mas não sou fã do autor.
OBS: esse texto foi escrito com base em minhas experiências e leituras sobre o assunto, portanto são expressão da MINHA OPINIÃO, não havendo comprovação e nem intenção de que estou 100% certa em tudo o que aqui coloquei. Generalizações e comparações sempre são injustas.
Torço para que alguém aqui relate uma história um pouco mais otimista do que a minha.
CurtirCurtir
Continue tentando Mel. Eu mandei mais de 100 CV e participei de umas 20 entrevistas e fiquei ao todo mais de 1 ano desempregada e o restante eu mostrei em vídeo como foi trabalhoso conseguir emprego na Alemanha no meu caso. Bjao e bons processos.
CurtirCurtir
Preciso fazer uma correção no meu Post, estou há 1 ano na Alemanha (não há 1 mês, como está no meu post). Cheguei na Alemanha em junho de 2016, mandei algumas candidaturas em agosto e setembro, mas como tinha que estudar para as provas da habilitação e fazer o TCC do meu MBA eu voltei a me candidatar somente em dezembro. Procurei me candidatar somente às vagas que pela descrição eu realmente teria alguma chance/diferencial em relação aos alemães. Até o momento enviei umas 30 candidaturas e já realizei 3 entrevistas presenciais e 2 por telefone. Quero ressaltar que a minha dificuldade está no fato de que estou procurando apenas vagas que tenham alguma relação com a minha formação (administração) ainda não procurei vagas totalmente fora da minha área, mas creio que se eu fosse trabalhar em hotel, restaurante, padaria, ajudante em asilo, ou na base do Minijob seria mais fácil. Porém, estou persistindo em conseguir alguma coisa full-time. Ontem me candidatei para trabalhar em depósito/armazém com disposição para trabalho em turnos, é a primeira vaga que tentei fora da minha área de formação, vamos ver se assim tenho mais chances.
CurtirCurtir
Raquel tudo bom? Por favor, se puder me ajudar com isso serei eternamente grata! nâo sei por onde começar.
Meu namorado foi contratado (contrato local – Alemanha) para trabalhar em Leverkusen, encontra-se lá no momento. Ele também possui cidadania portuguesa.
Se eu quiser ir pra lá ficar com ele e tentar uma nova vida, obviamente teria que me casar, certo? Sendo assim, o casamento deveria ocorrer aqui no Brasil ou na Alemanha? Se for na Alemanha, eu poderia fazer isso durante uma viagem a turismo e lá mesmo casar e dar entrada nos papeis ou teria que ir com um visto especifico para casamento?
Outro ponto, casada eu poderia trabalhar e estudar, certo?
Sabe se existem cursos gratuitos/com custos acessíveis de alemão para mim neste caso?
Obrigada!
CurtirCurtir
Oi LM!
Que legal! Espero que de tudo certo! Respondendo:
1- casar ou arrumar um emprego que a empresa queira te ajudar a tirar um visto de trabalho (leia no blog sobre visto de trabalho).
2- tanto faz Brasil ou Alemanha (leia no blog doc para casamento na Alemanha). No Brasil acho menos burocrático.
3- pode casar como turista antes dos 3 meses de turista terminar, mas não vejo pq casar na alemanha se seu namorado não é alemão
4- casada com membro da União Europeia pode trabalhar
5- leia no blog sobre sites interessantes pra aprender alemão. VHS reembolsa para para quem tem que fazer curso de integração (leia no Google).
Bjs e boa viagem!
CurtirCurtir
Olá , Raquel!
Primeiramente, parabéns pelo canal! Muito bom! Já li vários tópicos aqui!
Preciso tirar algumas dúvidas, se você puder ajudar, agradeço desde já!
Sou Test Software Engineer (TI), tenho experiência na área (5 anos) e tenho bom domínio do alemão (C1). Ando pesquisando bastante sobre vagas de emprego na Alemanha e vejo que existem várias oportunidades. Minha pergunta é: posso ir como turista, procurar emprego e até fazer entrevistas como turista, certo? O que acontece se caso a empresa queira me contratar, incluindo a ajuda no processo de visto? Eu consigo tirar visto de trabalho já estando na Alemanha? É legal isso? Se sim, qual o processo?
Pergunto isso, pois o processo para eu tirar o visto de procura de emprego, vai demorar em torno de 3 meses.
CurtirCurtir
Oi Alexandre!
Realmente é uma área boa. Tô trabalhando com validação de sistemas GxP. Teoricamente tem que tirar no Brasil ovídeo de emprego qnd receber o contrato assinado. Veja no meu blog na categoria trabalhar na Alemanha sobre: Blue Card, Arbeitsvisum e autorização de trabalho na Alemanha. Boa sorte! Bj
CurtirCurtir
Oi Raquel,
Faz um tempinho que te acompanho, seu canal e blog nos dão dicas suuuper valiosas, desde já obrigada!! rsrs Sou descendente de alemães e a busca por documentos para reconhecimento de cidadania está um saco, então estou pensando em fazer o visto para buscar emprego na Alemanha, mas não tenho encontrado quase nada sobre a profissão que escolhi, estou me formando em Nutrição, naquele site da anabin não encontrei nem a minha faculdade nem o meu curso, então vou ter que validar meu diploma em alguma universidade alemã, correto?? E também não encontrei nenhum blog ou canal de alguém com a mesma profissão para falar sobre mercado de trabalho e tal, como você também é da área da saúde decidi perguntar se sabe, ou sabe de alguém que saiba como funciona o mercado de trabalho para o nutricionista, principalmente na área hospitalar, dei uma desanimada depois que li em um blog de alguém que esteve internado na Alemanha e teve a dieta fornecida pela enfermeira e nenhuma visita da nutri, aí fiquei na dúvida sobre as atribuições do nutri na Alemanha. Obg. Beijos. 😉
CurtirCurtir
Oi Beatriz!Obrigada!peocura informações pelo nome em alemão: Ernährungswissenschaft. É um curso universitário e até onde sei tbm tem emprego na indústria para esse curso tipo na BASF que produz vitaminas, moléculas nutricionais. Não sei como é o mercado nem como é o reconhecimento se vc quiser trabalhar com pacientes atendendo ou fazer mestrado. Coloca no Google Ernährungswissenschaft. Bjs e boa sorte!
CurtirCurtir
Obrigada, bjs!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hallo Beatriz,
Sou engenheiro mecânico com pós em gestão de projetos, morei 18 meses na Alemanha, falo inglês e alemão e possuo matérias em engenharia automotiva e projetos acadêmicos na área automotiva realizados em uma universidade alemã no período em que morei lá. Porém, meu currículo é ainda muito teórico e pouco prático, pois possuo apenas 2 anos de experiência no mercado de trabalho aqui no Brasil.
Na sua opinião, quais as minhas chances de conseguir um emprego dentro do período de 6 meses do visto de trabalho com essas condições (Currículo condizente, porém com pouco tempo de trabalho)?
Danke sehr!
CurtirCurtir
Hallo Raquel,
Sou engenheiro mecânico com pós em gestão de projetos, morei 18 meses na Alemanha, falo inglês e alemão e possuo matérias em engenharia automotiva e projetos acadêmicos na área automotiva realizados em uma universidade alemã no período em que morei lá. Porém, meu currículo é ainda muito teórico e pouco prático, pois possuo apenas 2 anos de experiência no mercado de trabalho aqui no Brasil.
Na sua opinião, quais as minhas chances de conseguir um emprego dentro do período de 6 meses do visto de trabalho com essas condições (Currículo condizente, porém com pouco tempo de trabalho)?
Danke sehr!
CurtirCurtir
Ser engenheiro e falar bem inglês e alemão e ter experiência na Alemanha já ajuda bastante, mas só 2 anos de experiência pode atrapalhar. Não sei. Pode ser que de certo. Seria contar tbm um pouco com a sorte. Vai mandando seu CV do Brasil para ver como te respondem. Eu esperaria completar pelo menos 3 anos mas eu não sou da área de engenharia então não sei ao certo como tá o mercado. Boa sorte! Bjs
CurtirCurtir
Obrigado! =)
CurtirCurtir
Oi, Raquel
Tudo bem?
Me formei em jornalismo em 2014, mas tenho muito interesse em fazer um estágio na área na Alemanha (de 3 à 6 meses). É possivel eu encontrar um estágio mesmo já estando formada?
Bjos e obrigada
Maíra
CurtirCurtir
Eu não tenho a fonte oficial mas pelo que me lembro/ouvi até 2 anos de formada pode tirar visto de estágio. Pergunte no consulado. Bjs e boa sorte!
CurtirCurtir
Boa noite.
O curso de economia é necessário revalidar?
Nao gosto de cidade grande,prefiro cidades médias,e com pouco imigrantes.Qual cidade vc me sugere?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não acho que seja necessário revalidar pois não é curso regulamentado, mas para visto pedem equivalência (equivalência não é validação, é apenas comparar com curso alemão).
Não sei, talvez arredores de Munique ou de Freiburg. Bj
CurtirCurtir
Olá Raquel, estou em busca de informações para uma situação nem tanto animadora haha. Bom, estou me formando atualmente em Arquitetura aqui no Brasil e pretendo ir para Hamburgo ficar com minha namorada (ela mora lá, é alemã). Primeiramente, no primeiro 1 ano ´pois é o tempo que ela termina a graduação dela. De fato, buscaria algo que minimamente custeasse minha despesas, ou seja, nada diretamente relacionado à minha área de formação, visto que sou recém formado. Mas, não falo alemão e sei que isso é o graande problema. Será que você com sua experiência, pode ver uma luz no fim do túnel com esta situação?
CurtirCurtir
Oi Caio,
Leia por favor o meu post: tipos de visto para Alemanha. Sem passaporte europeu vc não pode trabalhar sem visto de trabalho relacionado a sua área de formação.
Tente talvez o visto de procura de emprego ou o visto de estudo de alemão para mestrado (permite trabalhar 20h/semena). Boa sorte! Abs
CurtirCurtir
Olá!
Eu tenho cidadania alemã e meu marido é programador de sistemas, vamos para a Alemanha em Julho de 2018. Vou solicitar visto de reunião familiar pra ele.
Meu marido já tem alguns anos de experiência na área de TI, mas não concluiu a faculdade. É possível ele encontrar emprego na área sem ter um diploma, só com experiência e histórico escolar dos semestres concluídos da faculdade?
Ele tem um bom inglês e estamos estudando alemão também.
Carta de recomendação também podemos levar.
Já aproveitado, você indica alguma cidade com boas oportunidades?
Muito obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim! TI é a melhor área no momento para conseguir emprego sem mta delonga, mesmo sem diploma, pagando bem e sem precisar de visto de trabalho ajuda. Pq ele terá permissão de reunião familiar que permite trabalhar. Depende do estilo de cidade que vcs querem morar. Tem muita start up em Berlim e Munique. Pesquisem em sites de emprego. De nada. Boa sorte!
CurtirCurtir
Em primeiro lugar obrigada por responder minha pergunta no grupo do facebook. Aproveitando gostaria de informações a respeito de estágio após formação superior, onde procurar vagas. Mais uma vez, obrigada.
CurtirCurtir
Oi Bruna. De nada. Após formação para obter visto de estágio acho que no máximo 2 anos de formado. Eu tirei visto de estágio e o consulado e a ZAV me pediram certificado de matrícula na universidade.
CurtirCurtir
Oi.eu tenho passaporte alemão
Vou para Frankfurt no final de março
Che ganhou lá será que consigo uma ajuda de algum brasileiro?
CurtirCurtir
Muito genérica a pergunta. Só consigo tentar responder pergunta técnica, como documentação e concreta.
CurtirCurtir
Vou para Frankfurt final de março
Queria uma ajuda quando chegar
Seria possível?
Tenho passaporte alemão
CurtirCurtir
Oi! Não trabalho mais com consultoria. Tenta alguma agência especializada em Welcome estrangeiros. Pergunta no Bürgeramt. Boa viagem!
CurtirCurtir
Informações importantíssimas! Adorei o texto! Vou me formar em letras na metade do ano que vem e tenho nível B1 de alemão. Meu sonho é trabalhar como professora de língua portuguesa em alguma instituição alemã, mas não sei por onde começar a procurar. Eu sei que existem cursos de português para alemães, mas não sei que instituições os oferecem. Onde encontro essas informações?
CurtirCurtir
Oi Louise! Bom, de vista eu conheço alguns cursinhos de língua “Sprachschule” tipo Inlingua, Berlitz, Kern, Dialog, VHS, departamento de ensino de idiomas de universidades, Humboldt Institut, Goethe Institut, procura no Google Sprachschule Deutschland. Eu fiz alemão no Humboldt, na universidade de Freiburg e na VHS. Meu marido estudou português na universidade de Mannheim. Eu acho (acho) que pro seu CV ficar competitivo vc teria que fazer mestrado ou tentar Lehramt ou vir com muita experiência. Mas eu sou da área de saúde, então só estou dando pitaco do que eu vejo. Boa sorte! Bjs
CurtirCurtir
Oi , obrigada pelos esclarecimentos. Sou formada em História há dois anos. Eu e meu marido iremos para Alemanha e eu irei certamente por reunião familiar, já que ele é cidadão europeu. Pelo que tu esclareceu nos comentários, eu terei direito de trabalhar com esse visto, mas quero tentar mestrado na Universidade de Berlin. Estou com documentos traduzidos e me preparando para o TesDaf. Achas possível mesmo formada há dois anos ser aceita no mestrado na mesma área? Tenho uns 2 anos de experiencia de trabalho comprovada que estou solicitando a tradução. Mas penso em tentar trabalhos VOLUNTÁRIOS em museus e instituições, acho que a maioria paga uma pequena quantia, mas meu interesse era para criar currículo profissional. Vou tentar essas duas estratégias para me inserir na sociedade: mestrado alemão e voluntariado para começar carreira profissional. Já faço voluntariado no Brasil nesssa minha área. Que acha.s d estratégia? Vou tentar o certificado de alemão B2 mas não sei inglês… vou tentar tirar algo no ingles estando na alemanha e praticando.. já que em Berlin.. todos falam
CurtirCurtir
Olá, Raquel. Tudo bem? Tenho lido vários artigos do seu blog e assistido os vídeos para entender melhor. Mas me tira uma dúvida, estou planejando um intercâmbio de 1 ano de estudo na área de Engenharia Mecânica em Hamburg ou Nuremberg. Para isso, já estou fazendo boas reservas pois sei que para tirar o visto (Aufenthaltstitel zum Studium an der Universität) vou precisar da comprovação financeira, minha pergunta é: Eu indo com o visto de intercâmbio, vou poder ter qualquer tipo de trabalho afim de me manter? Sendo estágio ou trabalhando em uma sorveteria, comercio ou qualquer outra coisa? (Tenho Inglês C1 e Alemão A2).
Uma outra 2ª opção seria um estágio de 3 meses tirando a permissão (Aufenthaltstitel für ein Fachpraktikum), mas estou avaliando e creio que a 1ª opção seria a mais forte para minha carreira/aprendizado.
Obrigado desde já e parabéns por toda sua trajet´ória de sucesso na Alemanha!!
CurtirCurtir
Oi Luis,
Muito obrigada!
Vou jogar na lata: com A2 vc não vai entender as aulas da universidade em alemão. Vai gastar dinheiro à toa. Faça estágio de 3 meses na sua área em inglês que é melhor pro seu currículo e experiência no exterior. Bjs
CurtirCurtir
Oi Raquel.
Acho que minha pergunta não ficou muito clara, minhas aulas lá vão ser em inglês, que eu domino muito bem, minha pergunta é especificamente sobre trabalho. Eu consigo arranjar um trabalho de poucas horas semanais só para ganhar uma graninha? Meu alemão atual é A2, mas eu tenho mais 1 ano para estudar e vou fazer aulas l´á durante minha estadia.
Agradeço desde já se puder me responder. Obrigado!!
CurtirCurtir
Ah tá! Olha, eu não tenho competência e experiência em small jobs na Alemanha, tipo em lojas e restaurantes. Não sei se é fácil conseguir e se é tranquilo conciliar com os estudos. Eu vim pela primeira vez como estagiária recebendo meu salário num laboratório de pesquisa na universidade e depois de 2 anos vim para estudar na uni com bolsa de estudos no caso era o Ciência sem Fronteiras, vim na primeira leva que veio pra Alemanha, depois voltei pra Alemanha para estagiar 38h/semana numa indústria química que me pagava salário, depois voltei para procurar emprego e com 4.000€ na conta e não foi fácil achar emprego recém formada, depois me casei com meu noivo alemão e melhorou um pouco para conseguir emprego, pq eu não precisaria mais de visto, mas eu sempre estagiei e trabalhei em área que pediam diploma de farmaceutica. Olha no post do blog que citei sites de empregos para vc saber os requisitos e salários. Atualmente o salário mínimo tá em torno de 9€. Boa sorte nos seus planos! Abs
CurtirCurtir
Olá, acho que posso tentar ajudar o Luis. Pelo pouco que eu sei, se você estiver fazendo faculdade/mestrado, você não pode assumir um emprego full-time. No caso você fica passível de assumir um emprego part-time de 10 horas semanais. Conheço empresas que empregam vários estudantes que normalmente aparece na empresa duas vezes na semana e recebem um certo salário, não é muito, mas acredito que seja o suficiente pra você se manter na Alemanha como estudante.
Espero ter ajudado
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal Henrique! Se puder poste aqui depois essas empresas. Eu já fiz mini-job que é 450€ por mês algumas horas por mês, mas na área de farmácia. Deve ser esse tipo de contrato que os small jobs em sorveteria, restaurante, lojas oferecem para estudantes. Tenho uma amiga que foi garçonete enquanto fazia faculdade aqui, mas ela conhecia o dono do restaurante. Boa sorte Luis! Depois conta no que deu. Abs
CurtirCurtir
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?
CurtirCurtir