Oi gente! Tudo bem?

Eu já escrevi um post enorme sobre equivalência de diploma aqui.
Maaas como certas profissões são regulamentadas (lista aqui), então para várias profissões é preciso pedir o reconhecimento perante o Estado. O que é o caso de engenharias, arquitetura, direito, cursos na área de saúde e cursos de licenciatura. Para engenharia e arquitetura não é preciso fazer uma prova de Exame Nacional, mas para os outros sim. Veja nesse post aqui quais cursos são de Exame Nacional para atuar com o público e/ou como responsável técnico. Sobre equivalência de biologia tem aqui no blog Entre Bernardo e Bavária.

Bom, vamos ao caso do reconhecimento de diploma de engenharia na Alemanha. Eu NÃO sou engenheira (sou farmacêutica), então quem escreveu foi uma amiga minha, ok?! Vamos lá…

Oi Raquel, caso você queira acrescentar no seu blog:
Enviamos email solicitando informações de como Revalidar diploma de engenheiro para: eintragung@ing-sn.de (obtido aqui: http://anabin.kmk.org/no_cache/filter/anerkennungs-und-beratungsstellen-in-deutschland.html)

Eles eviaram 3 arquivos em pdf:
1.Antrag zum Führen der Berufsbezeichnung „Ingenieur“
2.Grundantrag
3.MERKBLATT (Este eram instruções com a lista de documentos necessários)

Aqui na Saxônia eles pedem comprovante de residência sim para revalidar, está entre os itens do MERKBLATT. Acho que quem for solicitar revalidação precisa escrever para eles para obterem os formulários, já que eles estão sempre mudando, mas um resumo do conteúdo pelo menos do desse pdf aí, já ajuda quem quiser vir a trabalho. Outra coisa legal é que quem vir para fazer doutorado pode entrar pelo acordo de Schengen e solicitar permissão de residência (entenda, tem que usar os 90 dias para arrumar o doutorado e organizar todos os documentos, se não tem que voltar para o Brasil. Exatamente como quem vem para casar, ou casa nos 90 dias, o que sabemos que é impossível- aqui levam 3 meses para a autorização sair.) Como também aqueles que já são doutores e arrumam trabalhos aqui (profissão altamente qualificada, é como chamam). Isso foram as informações que tivemos no “Welcome Center de Dresden”.

>>> Pode entrar como turista e se achar orientador e posição de doutorado pedir a permissão de residência para estudar ou se for em centro de pesquisa pode dar entrada no Blue Card.

Aqui o link do site deles: http://tu-dresden.de/internationales/welcomecenter/startseite/welcome_center

Olha o que achei >>> http://www.dresden-ipp.de/

Empregos na universidade (professor, mestrado, doutorado, ajudante, etc.): http://www.helmholtz.de/en/working_at_helmholtz/job_vacancies/arbeitsbereich/promotion_phd_theses/standort/dresden_rossendorf/

Para mestrado: https://www.uni-assist.de/online/Frontend/Login/index

Jobs and Career for PhD: http://www.research-in-germany.org/en/jobs-and-careers/info-for-phd-students.html

Vídeo de como se candidatar para graduação na Alemanha: https://www.facebook.com/video.php?v=10153038909014581

Eu mando essas coisas para você porquê:

1. Você é muito organizada;
2. Você já fez um blog sobre o assunto;
3. Você me ajudou muito com seus vídeos;
4. Fui com sua cara, você parece bem legal ;p rsrsss
5. Eu não gosto de aparecer no grupo, tu sabes como é facebook, aparece notificação de tudo que se faz nele no perfil dos outros, e nem todo mundo é amigo, nem quer o bem da gente e ainda ficam tomando conta da vida da pessoa.

Tenha um ótimo domingo ^_~
Merkblatt ausländ. Ing.-abschlüsse.pdf”

–> pdf revertido para foto:

Reconhecimento de eng_Dresden1
Reconhecimento de eng_Dresden2

Obrigada Gi! Vai ajudar muito quem precisa dessa informação e não sabe nem por onde começar! E obrigada pelos elogios.
Beijão!
Quel

Qualquer info a mais, por favor, escrevam aqui nos comentários, ok?! Daí eu acrescento no texto.
Lembrando que a Gi mora na Saxônia, portanto as infos são desse Estado. De Estado para Estado pode variar. Procure se informar com as autoridades responsáveis da sua região.

Bjs pra vcs leitores! :*

Quem é engenheiro e já fez o reconhecimento?

  • O Martin também já fez e escreveu no blog dele sobre reconhecimento do curso de engenharia civil, veja nesse post aqui.
  • A Gabi do blog Viagem Jovem reconheceu o diploma dela de engenharia de alimentos na Alemanha em 2015 (pelo Conselho Regional de Karlsruhe) veja nesse post aqui.

Aconselhamento sobre profissão e reconhecimento de outros cursos: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/aconselhamento-sobre-profissao-na-alemanha/

Anúncios