Reconhecimento e equivalência de diploma na Alemanha – Anerkennung in Deutschland

Leiam essa revista online: Brasileiros Mundo a Fora (edição 4). Nela há casos de brasileiras que tentaram o reconhecimento contando as suas histórias. Além disso, nas páginas 79,80 e 81 há um texto específico sobre reconhecimento de diploma na Alemanha.

Nesse vídeo e no texto você encontra informações valiosas para o reconhecimento do seu diploma na Alemanha. Por favor entre nos sites da bibliografia desse post e confira se as informações escritas aqui ainda estão atuais. Lembre-se que eu não tenho a responsabilidade de fazer atualizações e de saber responder todas as suas dúvidas, eu só quis ajudar, portanto corra atrás dos seus sonhos. Este texto foi escrito em 2014.

SE VOCÊ QUER FAZER MESTRADO OU DOUTORADO OLHE OS PRÉ-REQUISITOS COM O INTERNATIONAL OFFICE DA UNIVERSIDADE ONDE QUER ESTUDAR!!! Alguns vídeos que podem te ajudar: Os 10 passos para estudar na Alemanha.

Atenção: A ex-LEGALIZAÇÃO, agora Apostila em cartório NÃO É UM PRÉ-REQUISITO PARA A ZAB PARA FAZER A EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMA, já que este órgão compara estudos, mas não liga se o diploma é oficialmente verdadeiro.

A LEGALIZAÇÃO de documentos públicos brasileiros no Consulado acabou!!! Agora é fazer Apostila em cartório:

https://backpackingalone.wordpress.com/2016/07/29/acabou-a-legalizacao-de-documentos-publicos-no-consulado-alemao-a-partir-do-dia-14-de-agosto-de-2016/

Já os órgãos governamentais que emitem visto para estrangeiros (consulado alemão no Brasil, Ausländerbehörde na Alemanha) querem sim que seus documentos da universidade sejam legalizados para entregarem os VISTOS: Visum zur Arbeitsplatzsuche ou o Blue Card.

Então, esse assunto é complicado, mas eu entendi que para pegar o VISTO para procurar emprego (Visum zur Arbeitsplatzsuche) ou trabalhar na Alemanha (Blue Card) os documentos da uni precisam ser apostilados. Para quem tem a PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA (no caso de quem já está casado/a com alguém que mora e trabalha na Alemanha, tem residência fixa na Alemanha) e quer trabalhar na área que estudou, os documentos não precisam ser apostilados se a profissão não for regulamentada ou se o órgão regulamentador da profissão na Alemanha não pedir, até onde vai a minha experiência com esse assunto.

Atenção: visto é diferente de permissão de residência.

Profissões regulamentadas que lidam com público e precisam muitas vezes da Apostila do diploma para fazer a validação/reconhecimento do diploma:

  • Engenharia (se for responsável técnico de obras ou do controle de qualidade)
  • Arquitetura (se for responsável técnico de obras ou do controle de qualidade)
  • Medicina
  • Odontologia
  • Veterinária
  • Farmácia (se quiser trabalhar em farmácias, hospitais e assinar como Qualified Person na área de qualidade)
  • Química de Alimentos
  • Direito
  • Psicologia (para ser terapeuta são mais 3 anos de curso, no total 8 anos (5+3))
  • Licenciaturas
  • Etc.

(a não ser que trabalhe a serviço de uma empresa privada e que não vá lidar com público em geral dando aconselhamentos e assinando como técnico responsável).

[Lista de profissões regulamentadas na Alemanha]

  • Permissão para trabalhar na área que for de profissão regulamentada:

Quem dá essa permissão NÃO é o Ausländerbehörde e sim o órgão regulamentador de tal profissão. Seria o que chamamos de Conselhos Regionais no Brasil e que são regidos por Conselhos Federais. Esses sim exigem normalmente toda essa novela de legalização, tradução juramentada, provas, etc. e são esses que dão permissão para trabalhar na área específica.

Para tirar o VISTO no Brasil para procurar emprego (Visum zur Arbeitsplatzsuche) ou para trabalhar (Arbeitsvisum ou Blue Card), o diploma tem que estar legalizado quando for levar a papelada para o Consulado. Quando eu tirei o visto para procurar emprego a legalização do histórico era opcional, mas eu fiz para dar mais credibilidade e porque futuramente poderia precisar já que minha profissão (Farmacêutica) é REGULAMENTADA na Alemanha e se quisesse trabalhar numa farmácia ou hospital teria que mandar tudo para o reconhecimento perante o Regierungspräsidium (Conselho Regional) do meu estado na Alemanha.

Apostilar o diploma = verificar se é verdadeiro o diploma (se foi realmente foi expedido pela universidade e se a assinatura do diploma foi reconhecida por um cartório).

Ter o curso reconhecido = verificar no site do Anabin se a uni e o curso estão na lista do ANABIN. Reconhecer para atuar na área que estudou na Alemanha também implica em regularizar no órgão responsável, caso a profissão seja regulamentada.

Fazer equivalência do diploma = comparar com os cursos da Alemanha e dizer se é equivalente. Equivalência não é reconhecimento / validação de diploma para quem tem profissão regulamentada.

Quem faz Apostila? O Cartório do estado onde o diploma foi expedido.

Quem reconhece (Anerkennung)? A ANABIN é um banco de dados online que mostra no site as universidades e cursos reconhecidos, mas para profissões regulamentadas praticamente só se pode exercer a profissão se tiver o reconhecimento e a autorização do Conselho Regional (Regierungspräsidium) do Estado onde se mora e para isso normalmente precisam-se dos documentos legalizados (diploma e histórico) e com tradução juramentada.

Ex: para farmacêutico atuar numa farmácia ele tem que fazer mais uma prova e estágio na Alemanha (Approbation). Verificar condições com o Conselho Regional (há casos de dentistas que até conseguiram exercer sem ter que fazer alguma prova, mas estes já tinha aaaaaaaanos de experiência e várias pós-graduações).

Para quem fez licenciatura (que também é regulamentado na Alemanha) tem que entrar em contato com o Bildungsministerium / Kultusministerium para tentar o reconhecimento de curso.

Quem faz equivalência (Zeugnisbewertung)? A ZAB (faz a análise do diploma e do histórico escolar – que não precisam estar com o carimbo da legalização – para verificar se o curso é equivalente a um curso alemão, paga-se por isso e recebe-se um documento afirmando (ou não) a equivalência).

A ZAB faz equivalência de bacharelado, licenciatura (também eu acho), mestrado e doutorado para que a pessoa possa comprovar que o curso que ela fez é comparado a um curso alemão. A ZAB NÃO FAZ VALIDAÇÃO/RECONHECIMENTO DE DIPLOMA!!! OU SEJA, quem tem profissão regulamentada tem que procurar o Conselho Regional para exercer a profissão na Alemanha. A ZAB faz apenas equivalência de diploma.

  • Tem um link que mostra que não precisa traduzir o diploma e o histórico para o alemão para mandar para a ZAB (não existia esse link quando fiz a minha equivalência de diploma, por isso eu tive que traduzir para o alemão):

http://www.kmk.org/zab/zeugnisbewertung-hochschulqualifikationen/einzureichende-dokumente/brasilien.html

“Übersetzungen – Für Dokumente in portugiesischer Sprache benötigen wir keine Übersetzungen.”

SE VOCÊ JÁ TEM CONTRATO DE TRABALHO e só precisa da equivalência da ZAB para pedir o visto de trabalho, então mande uma cópia do contrato junto! Se tem contrato de trabalho a ZAV faz em menos de 5 semanas a equivalência, de acordo com 2 pessoas que seguem o meu blog e me deram esse retorno! 😉

ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL:

A Annie do blog Entre Bernardo e Bavário dá a dica:

“Eu pedi conselho através do IQ Netzwerk / ZAB: Zentrale Servicestelle zur Erschließung ausländischer Qualifikationen in der Metropolregion Nürnberg (ZAQ). E também pedi alguma orientação no BAMF / AWO (Bundesamt für Migration / Arbeiterwohlfahrt), mas não tiveram muitos conselhos além do que eu já sabia… Meu relato e dicas sobre isso, aqui: http://entrebernardoebavaria.blogspot.de/2014/12/reconhecendo-diploma-de-biologa-na.html

A Annie também fez a equivalência do diploma dela em biologia: http://entrebernardoebavaria.blogspot.de/2014/11/reconhecendo-diploma-de-biologa-na.html

Outras alternativas sobre onde pedir a equivalência:

– Também pode-se fazer nessa instituição católica InVia: http://www.invia-drs.de/ (não sei qual é a aceitação perante a indústria, mas dizem que o pessoal dessa instituição é bem atencioso, educado e é mais barato do que fazer equivalência pela ZAB).

– A Diakonie (instituição evangélica) também oferece serviço de equivalência de diploma: http://www.diakonie-hamburg.de/web/visitenkarte/zaa/

O ZAB não faz equivalência de curso técnico. Para cursos relacionados à indústria e cursos técnicos tem a IHK que faz equivalência de diplomas também: http://www.ihk-fosa.de/ 

– Para quem fez licenciatura, olhar no site do Landesschulamt do Estado onde mora para fazer o reconhecimento/validação de diploma.  Procurar informações também no Kultusministerium = Bildungsministerium (Ministério da Educação na Alemanha). 

A ZAB não faz equivalência de pós-graduação lato sensu (ex.: cursos de especialização). http://www.kmk.org/zab/zeugnisbewertung-hochschulqualifikationen/einzureichende-dokumente/brasilien.html

  • Fazer equivalência pela ZAB ou verificar se a uni e o curso são reconhecidos pelo ANABIN pode significar aumentar as suas chances de arranjar um emprego na Alemanha.

  • Verificar se o curso e a Uni são reconhecidos pela ANABIN é pré-requisito para obtenção do VISTO para procurar emprego (Visum zur Arbeitsplatzsuche) e para o Blue Card (visto de trabalho para a União Europeia).

PRÉ-REQUISITOS PARA PEDIR A EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMA:

Está realmente tudo nesse link da ZAB: https://www.kmk.org/service/anerkennung-auslaendischer-abschluesse/zeugnisbewertung-fuer-auslaendische-hochschulqualifikationen.html

Você tem que preencher esse formulário online:https://www.anabin.de/lissabon/index_2014.html e a partir dele vc receberá automaticamente seu formulário com o número do processo onde vc terá que imprimir, preencher com suas informações, assinar e enviar junto com os outros documentos exigidos de acordo com esse link: https://www.kmk.org/service/anerkennung-auslaendischer-abschluesse/zeugnisbewertung-fuer-auslaendische-hochschulqualifikationen/einzureichende-dokumente/brasilien.html:

– diploma de graduação (cópia autenticada em cartório)

– histórico escolar (cópia autenticada em cartório)

– certificado de conclusão do ensino médio (cópia simples)

– cópia do passaporte (cópia simples)

– histórico escolar (cópia simples)

– documento sobre mudança de nome, se tiver mudado (cópia simples)

– contrato de trabalho, se tiver (cópia simples)

NUNCA mandar nenhum documento original, sempre cópia.

Não precisa enviar nenhum documento traduzido pro alemão, pois a ZAB tem funcionário que entende português.

Mandar tudo por correio de acordo com esse link: https://www.kmk.org/kmk/information-in-english/statement-of-comparability-for-foreign-higher-education-qualifications/application-and-fees/application-form.html

– Digitar o número de IDENTIFICAÇÃO do seu processo (enviado por email) no formulário enviado pela ZAB para você por email.

– Preencher online, imprimir, assinar e mandar esse formulário por correio junto com os outros documentos.

— Em caso de JÁ TER CONTRATO DE TRABALHO, digitar Blue Card no campo “Purpose of Application” (motivo da inscrição) e enviar uma cópia do contrato junto com os outros documentos.

– Enviar para o endereço na Alemanha que está escrito no formulário.

Quando eles receberem o envelope, eles enviarão um email avisando que chegou e com o valor do processo. PAGAR e enviar o comprovante de pagamento por email. Daí eles começam a analisar o seu processo e teoricamente em 3 meses enviam seu certificado de equivalência.

(Para quem já tem contrato de emprego a equivalência sai em mais ou menos 1 mês)

Se você tem mais de um diploma, não enviar junto!!! Mas fazer tudo de novo para o outro diploma.

Avise se mudar seu email, pois o contato é feito por email.

É isso.

PARA SABER SE SUA UNIVERSIDADE JÁ É RECONHECIDA PELO BANCO DE DADOS ALEMÃO CHAMADO ANABIN:

http://anabin.kmk.org/no_cache/filter/institutionen.html

PARA SABER SE SEU CURSO FOI RECONHECIDO E COMO ELE FOI RECONHECIDO:

http://anabin.kmk.org/no_cache/filter/hochschulabschluesse.html

http://www.anerkennung-in-deutschland.de/tools/berater/en/berater/start

DEPOIS da análise do diploma para equivalência, VOCÊ É CONTACTADO POR EMAIL E RECEBE A CONTA (custa em torno de 100 a 200 euros para cada diploma – normalmente 200€ para bacharelado e 100€ para mestrado). Depois de pagar, eles mandam seu reconhecimento por correio.

DEMORA 3 meses teoricamente. Muitas vezes demora mais que isso, por isso entre em contato com eles por e-mail para cobrar e se orientar quanto a data que eles poderão entregar a equivalência do seu diploma. O meu demorou 5 meses. Para quem já tem contrato de trabalho assinado e está querendo reconhecimento, o ANABIN tem que liberar seu reconhecimento mais rápido!

Dei entrada na equivalência dia 25 de março.
Dia 24 de julho recebi um email da ZAB que até dia 29 de agosto receberia o documento em casa e que em alguns dias chegará a conta na minha casa por correio.

“Sehr geehrte Frau Magalhaes Carvalho,

hiermit möchten wir Ihnen mitteilen, dass Ihr Antrag auf Zeugnisbewertung bis spätestens zum 29.08.2014 von uns bearbeitet wird. Den Gebührenbescheid erhalten Sie in den nächsten Tagen per Post.

Mit freundlichen Grüßen

Ihre Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen (ZAB)

Sekretariat der Kultusministerkonferenz
Graurheindorfer Str. 157
D-53117 Bonn

Telefonische Sprechzeiten: montags, dienstags und donnerstags von 10.00 Uhr bis 12.00 Uhr unter der Rufnummer 0228/501664.”

Minha equivalência custou 200 euros e a recebi em casa no dia 6 de agosto de 2014. Meu diploma é equivalente a um diploma de Farmácia alemão. 😀 😀 😀 Êêêê!!! 🙂 PORÉM farmacêuticos estrangeiros só podem atuar em farmácia, hospital (atender o público) depois de fazer a Approbation, que seria 1 ano de estágio, sendo 6 meses em farmácia e uma prova nacional de farmácia (3. Staatsexamen). PRA FICAR CLARO AQUI.

Também está escrito que posso entrar para mestrado, doutorado e trabalhar em qualquer empresa que aceite essa equivalência (Zeugnisbewertung).

Sobre reconhecimento do curso de Farmácia na Alemanha:

https://backpackingalone.wordpress.com/2015/04/20/reconhecimento-do-curso-de-farmacia-na-alemanha/

Fotos do resultado minha equivalência de diploma (Zeugnisbewertung):

ZAB_Pharmazie_Carvalho1 ZAB_Pharmazie_Carvalho2 ZAB_Pharmazie_Carvalho3

Approbation depois da equivalência

Regierungspräsidium

 

Outros posts que podem ser úteis para você:

Tirar o Blue Card – Visto para trabalhar na UE: https://backpackingalone.wordpress.com/2016/06/05/tirar-o-blue-card-visto-de-trabalho-para-a-ue/

Visto para procurar emprego na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2014/05/30/visto-para-procurar-emprego-na-alemanha-visum-zur-arbeitsplatzsuche/

Aconselhamentos sobre profissão na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/aconselhamento-sobre-profissao-na-alemanha/

Sobre reconhecimento de licenciatura na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/reconhecimento-de-licenciatura-na-alemanha/

Sobre cursos com Exame Nacional: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/cursos-que-tem-exame-nacional-na-alemanha/

Sobre cursos universitários no Brasil que são técnicos na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/cursos-universitarios-no-brasil-que-sao-cursos-tecnicos-na-alemanha/

Sobre reconhecimento de Engenharia na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/03/14/reconhecimento-de-diploma-de-engenharia-na-alemanha/

Sobre reconhecimento de Biologia na Alemanha: http://entrebernardoebavaria.blogspot.de/2014/11/reconhecendo-diploma-de-biologa-na.html

Sobre reconhecimento de Medicina na Alemanha: http://www.bda.de/projekte-themen/anerkennung-auslaendischer-abschluesse.html

Sobre curso de Direito na Alemanha: http://direitoalemao.com/2014/05/05/o-curso-de-direito-na-alemanha/

Sobre reconhecimento de Odontologia na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2014/09/24/a-profissao-de-dentista-na-alemanha/

Sobre equivalência de diploma pelo ZAB (exemplo curso Farmácia): https://backpackingalone.wordpress.com/2014/05/30/reconhecimento-de-diploma-na-alemanha-anerkenung-in-deutschland/

Reconhecimento de Farmácia na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/04/20/reconhecimento-do-curso-de-farmacia-na-alemanha/

ACONSELHO: GRUPO NO FACEBOOK DE TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE BRASILEIROS DIPLOMADOS NO BRASIL QUE MORAM NA ALEMANHA: https://www.facebook.com/groups/140278119661460/?fref=ts

 

Área / atuação do farmacêutico: https://backpackingalone.wordpress.com/2014/06/24/atuacao-do-farmaceutico-curso-de-farmacia/

Adendo:

Blogueiros brasileiros que tiraram visto de procura de trabalho ou visto de trabalho alemão ou Blue Card (trabalho na europa) ou já tinham permissão de trabalho (por cidadania ou casamento):

– Gabriele (engenheira de alimentos): http://www.viagemjovem.blogspot.com
– Lívia (engenheira ambiental com mestrado alemão em engenharia química): http://maodevaca-na-alemanha.blogspot.de/search/label/trabalho
– Martin (engenheiro civil): http://www.riesel.com.br/pessoal/reconhecimento-diploma-alemanha/
– Camilian (engenheira de produção): http://www.destinomunique.com.br/diploma-validar-alemanha/
– Marcelo (TI): https://www.youtube.com/channel/UC-u3vW7ga8a-z-SCsW314XQ
– Jade (arquiteta): https://www.youtube.com/user/SuperJadona
– Raquel, eu (farmacêutica): https://www.youtube.com/watch?v=ePb2yethw2U&list=PL_k4uoNZ_S43Ydw7t_w6JZgj51IRI5h0n
– Aline (enfermeira): https://www.youtube.com/watch?v=dGJ-g3PDVoA
– Ana (médica): https://www.youtube.com/watch?v=MpkWJ5SB7fk
– Lorena (dentista): https://backpackingalone.wordpress.com/2014/09/24/a-profissao-de-dentista-na-alemanha/
– Annie (bióloga): http://entrebernardoebavaria.blogspot.de/2014/11/reconhecendo-diploma-de-biologa-na.html

– Teresa explica como olhar no site para saber como validar o diploma: https://www.youtube.com/watch?v=-YPW8l9fNho

Vlogueiras que fazem Ausbildung ou Duales Studium:

– Júlia (área administrativa faz Ausbildung na Alemanha): https://www.youtube.com/user/julinhaaamr/videos
– Rosa Marina (área da educação com crianças, mas estudou Ausbildung na Alemanha – Erzieherin): https://www.youtube.com/channel/UC2PcR0v-yeY446dU8e_xvqg

– Meu vídeo sobre bacharelado na Alemanha: https://www.youtube.com/watch?v=lEhY0I98F-A
– Vídeo sobre autorização para trabalhar na Alemanha: https://www.youtube.com/watch?v=NaIB98B8dp8

Artigos do blog sobre o assunto:
– A real de (tentar) trabalhar na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/06/25/a-real-de-tentar-trabalhar-na-alemanha/
– Como você responderia? Trabalho na Alemanha: https://backpackingalone.wordpress.com/2015/06/26/como-voce-responderia-trabalho-na-alemanha/
– Depoimentos sobre desemprego e procura de emprego na Alemanha: http://maodevaca-na-alemanha.blogspot.de/search/label/desemprego

Sobre Raquel Carvalho (Backpackingalone)

I am a brazilian pharmacist, blogger, vlogger, traveller now living in Germany.
Vídeo | Esse post foi publicado em ALEMANHA, Curso de Farmácia e marcado , . Guardar link permanente.

122 respostas para Reconhecimento e equivalência de diploma na Alemanha – Anerkennung in Deutschland

  1. Pingback: Sites interessantes para aprender alemão, fazer intercâmbio, estudar, trabalhar fora, fazer viagens para a Europa | TRIPS & TIPS! ;Dicas de Viagem e Intercâmbio (BACKPACKINGALONE na Alemanha)

  2. Bruno Vezzaro disse:

    Ola Raquel!

    Muito informativo esse video que fez, tirou diversas duvidas que eu estava em meio a confusão de autenticar/juramentar oque e etc, enfim. Só me restou uma duvida, seu diploma original foi carimbado (reconhecido) pelo consulado alemão? Me pareceu isso no video.

    No mais, desejo tudo de bom a você e boa sorte nas empreitadas ai na Alemanha!

    Abraços!

    Curtir

    • Oi Bruno! Obrigada!!! Respondendo: meu diploma original foi legalizado (essa é a palavra certa) no consulado alemão, ou seja, tem um carimbai assinado na parte de trás do meu diploma. 🙂

      Curtir

    • Quem reconhece é o ANABIN. Quem válida é o órgão regulamentados do seu curso na Alemanha (“CRM, CRF, CREA,…). Quem reconhece p fazer mestrado é a universidade onde se qr estudar. Para saber p ql órgão mandar seu diploma e histórico, depende do seu objetivo.

      Curtir

  3. Pingback: A profissão de dentista na Alemanha | ;Dicas de Viagem e Intercâmbio Backpackingalone – versão Alemanha

  4. Pagvee disse:

    Obrigada Raquel!

    Curtir

  5. paulo dehnhardt disse:

    Eu gostei muito também, parabéns – apenas achei um pouco infantilizado o video, o que não invalida de forma alguma a sua boa ação, iniciativa e validade do que estás apresentando, tamanha a escassez de blogs que tratam do assunto. Estás de parabéns e agradeço muito, apesar de talvez ficares um pouco chateada com o meu feedback.

    Curtir

    • Oi Paulo,
      Espero que tenha ajudado! Esse é um hobby meu para ajudar as pessoas, já que quando eu fiz intercâmbio eu tem fui mto ajudada. Sobre o seu feedback, eu o considero como um comentário, pois um feedback requer mais detalhes para futuras melhorias e para tal tem-se que conhecer bem sobre a pessoa e o trabalho dela. Eu sou totalmente infantilidade para vários assuntos como por exemplo fazer reportagens sérias. Eu sou uma pessoa que traz a ironia e a palhaçada consigo em vários vídeos e portagens, pois meu blog é sobre meu jeito de lidar com as coisas e não no estilo TV show com formato, roteiro, luz e câmera profissional. Caso queira fazer um feedback para melhorias e sugestões vc pode utilizar a caixa de contatos que fica aqui na headline. Tem vídeo que alguns odeiam, tem vídeos que alguns adoram, mas isso é apenas a opinião alheia versus a minha vida e a minha boa vontade para mostrar as minhas vivências principalmente para a minha família e amigos próximos, mas acabei ganhando vários amigos virtuais. Obrigada e boa sorte!
      Um beijão,
      Quel
      Ps: eu curto críticas construtivas, só não gosto quando querem mudar meu jeito ou haters que chegam xingando, dai eu simplesmente clico em bloquear e banir.

      Curtir

  6. Chloe disse:

    hi rachel i like your article!! 🙂 thanks so much!
    I submitted my application to ZAV on 12 Nov 2014, but never heard any news from them…:-/ Mine is a non-regulated profession. And I have already got a job offer in Germany….endless waiting….argh…feel kinda frustrated…i sent them emails, they just asked me to wait…..

    Curtir

    • Hi Chloe!
      Thank you very much! (Did you use a translator?)
      So, my tip is: tell them you have already a job offer and a job contract. They have to send your result in less than 6 weeks if you have a job contract! Probably they are full of work… I had to wait 5 months! No worry, you gonna get your certificate as soon as possible if you prove you have a job and your employer is waiting for this result (my friends just sent the job contract and a letter explaining the situation together with all documentation asked).
      Good luck!
      Tell me when you get your result! 🙂
      Xoxo
      Quel

      Curtir

      • Chloe disse:

        Hi thanks for your reply 🙂 Yes I did use a translator hahaha!!! I was so happy to find your article!!!!! I searched for a long time to see if anyone has the same experience with me…. Your article is really awesome and detailed!! Love it 🙂
        But where can I see the information about if I have a job contract then I can get it in 6 weeks? I can’t find this in their website… And one more question…when they ask you to pay do they inform you by E-mail, or mail? ( because I provided a German address but I do not live in Germany). Thanks in advance!!!

        Curtir

      • Hahaha! You are a smart girl! I’m surprised and happy that a non Portuguese speaking person could find and read my article. So, I and my friends don’t have the source where it is written it’s like this, but it works. It was passed verbally, but the first person who said this was sure it is written somewhere officially (I think it was said in the German consulate in Brasil, but I’m not sure). Just tell ZAB you have a job contract and you will be treated differently and your case will be the first one to be evaluated.
        You will receive an email with the total amount to be payed (mine was 200 euros)! And then you send them back the prove that you payed it. After that, in 1 week your documents will be delivered to the address you gave when you sent the documents. When you pay it is included the price for the delivery, so if you want to be delivered outside Germany you have to tell them before you pay and right after they send you the order of payment by email.
        Welcome and good luck!
        Quel

        Curtir

  7. Chloe disse:

    Thanks for your info!! 🙂 Hey I called the ZAB and finally received a payment email on 17 Feb saying my evaluation will be processed by the latest 27 Feb. I paid on 18 Feb and received another email saying they got my payment on 20 Feb. Today is the 26th and still no email informing me about the delivery of the evaluation…Kind of nervous! Hope there will not be any delay!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • If they sent to Germany then soon it will arrive! 🙂 make sure your name is written in the mailbox. 🙂

      Curtir

      • Chloe disse:

        Wow very quick reply!!! 😀 😀 😀
        Did you receive a delivery email from ZAB? Also, will the anabin database be updated immediately once they sent your evaluation? (im applying for visa and not sure if the office needs my paper or they will just check the anabin database…..) Thanks! 🙂

        Curtido por 1 pessoa

      • Yes, they sent me an email saying that on 5th Aug my evaluation was sent by mail. Two days later it was in my mailbox. 🙂 the database is not immediately updated. I believe until today my course is not there in the Anabin list although since August 2014 it was evaluated. Bring copies of your ZAB evaluation with you and also the original so as you can apply for the visa. Welcome! 🙂

        Curtir

      • Chloe disse:

        Hello~ It’s me again ;P Last Thursday (26 Feb) I called the ZAB to confirm if my paper is ready. However, the guy on the phone told me to call again this week as my case worker isn’t here. So yesterday I called my case worker directly, but a woman told me she is on holiday until 7 April and asked me to call the general number. So I called the general number, the guy told me to be patient and he will ask my evaluate in the afternoon.
        So I called today, and he told me he couldn’t find her…and of course she is on holiday until 7 April…!!! I now worried that she just left without finishing my evaluation!!! This is so unbelievable….as no one else know the status of my application…..@@ and they ask just me to be patient…I still haven’t receive any email saying my evaluation has been posted………so helpless!

        Curtir

      • Hi Chloe! So, did your papers arrived?

        Curtir

      • Chloe disse:

        Hello sorry for late reply! 🙂
        Yes, after several phone calls, it finally arrived on 6 March.
        But the date on the evaluation is 3 March while the ZAB promised to process it by the latest 27 Feb :-/
        Anyway I got the paper and the result is comparable to a germen degree! 🙂
        Now i’m applying the work visa~

        Curtir

      • Very good Chloe! And it didn’t take so much time after the deadline. Nice! Yes, now you can finally apply and get your work visa! 😀 congrats! By the way, what did you study? Xoxo

        Curtir

      • Chloe disse:

        I studied design 🙂

        Curtir

      • Nice! So you don’t need the recognition of the German State like some professions: medicine, pharmacy, law, etc. I wish you all the best! :*

        Curtir

    • Luisfer disse:

      Hey Chloe, how are u?
      How many years was your design course?!

      Thank you

      Curtir

  8. Pingback: Reconhecimento de diploma de engenharia na Aleamanha | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  9. Pingback: Reconhecimento de diploma de engenharia na Alemanha | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  10. Pingback: Aconselhamento sobre profissão na Alemanha | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  11. Lorraine Malaspina disse:

    Oi Raquel, tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer a sua atitute! Tenho visto vários dos seus vídeos no youtube e acompanhado o blog, e preciso dizer que o que vc faz aqui é quase que um servico de utilidade pública hahaha! Obrigada!

    Eu gostaria de saber se vc pode me ajudar a resolver um impasse, eu já consegui um emprego ai na alemanha em uma universidade onde eu estaria com um contrato de 3 anos e meio de pesquisador associado, por isso a embaixada no rio me disse q eu preciso pegar o visto de trabalho antes de ir pra la, para pegar o visto eles querem o contrato assinado (mas o contrato so pode ser assinado depois q eu estiver la com o visto de trabalho, entao essa é a primeira divergência), e a segunda coisa é que eles pedem o reconhecimento no database da anabin.de da minha ultima “qualificacao” que é o mestrado em física. Ví que vc colocou aqui que a anabin só faz o reconhecimento de bach e licenc, e que de mestrado a propria uni pode fazer (e o meu ja esta sendo feito na uni que eu irei), existe realmente a possibilidade de fazer esse reconhecimento para a anabin do mestrado? Eu tenho várias pequenas dúvidas como por exemplo se a legalizacao do diploma aki no consulado deve ser feita antes ou depois de traduzir? Se para o mestrado eu preciso de enviar o diploma e histórico ou apenas o diploma para o reconhecimento (pq nao existe um histórico oficial emitido para o mestrado junto com o diploma como no bahcarelado)? Existe alguma forma que eu possa me comunicar com vc além daqui (skype talvez)? Desde já agradeco a atenção!

    Ah e parabéns pelo casamento!!! Tudo muuuuito lindo!!!

    Abraços

    Lorraine

    Curtir

    • Oi Lorraine!
      Muitíssimo obrigada! Eu ri demais do termo utilidade pública! Hahahaha curti!
      Valeu pelo elogio sobre o casório tbm!
      Então, na lista do Anabin só tem curso de graduação até onde eu sei. Olha lá o seu curso de graduação e a sua uni e imprime tudo. Faz tradução juramentada do seu diploma de graduação e de mestrado, tira cópia e manda pro consulado qnd vc for pedir o visto. Se tiver com dindin e tempo faz tradução juramentada do seu histórico tbm que o consulado costuma aprovar mais rápido. Eles tbm pedem cópia do contrato de trabalho. Leve os originais pra na hora eles compararem com a cópia. Tem que levar contrato do seguro-saúde e dindin pra pagar o visto. O negócio é burocrático mesmo… Precisa do visto pra ter emprego, precisa de emprego pra ter o visto… Precisa de visto pra fazer a matricula na uni, precisa da matricula na uni pra ter o visto, precisa ter emprego para deixar o filho no maternal, precisa ter vaga no maternal para o filho para conseguir a vaga de emprego, etc. Entra em contato cmg pela Fanpage Backpackingalone no Facebook ou entra em contato pelo meu email (manda mensagem pela caixa de contato em cima do lado direito do blog) Bjs!
      A legalização é feita pelo consulado no diploma original, então pode ser antes ou depois da tradução até onde eu me lembro. Mas se vc traduzir antes, então não vai estar escrito na tradução que tem carimbo da legalização no diploma, o que na verdade nem faz muita diferença. Eu fiz uma vez antes e uma vez depois.

      Curtir

      • Lorraine Malaspina disse:

        Oi Raquel! Tudo bem? Então só quero deixar o update do meu processo… já consegui o meu reconhecimento e adivinha só, levou apenas duas semanas!!! 😀 Me enviaram até os certificados em pdf por email antes (já que meu endereço de correspondencia era no Brasil), mas é claro que eu pedi pra eles isso antes 🙂 por isso, eu pedi que os certificados impressos fossem enviados para meu futuro empregador na alemanha e ele recebeu em menos de 3 dias lá. O melhor de tudo é que eu nem sequer precisei fazer a legalização ou a tradução juramentada para o alemão! E isso porque eu confirmei com o ZAB antes se era isso mesmo, eles confirmaram e eu recebi tudo ok 🙂 Acho que isso depende da sua qualificação é claro (se é uma profissão regulamentada ou não na alemanha)… Mas agora já sei os passos para descobrir isso também…

        Obrigada!

        Beijos

        Curtir

      • Oi Lorraine!!! Que maravilha hein?! Parabéns!!! Vc mandou seu historico em ingle,s né?! Valeu a pena o esforço! Vc vai pedir o Blue Card ou Visto de Trabalho Alemão? Depois me conta como foi. Bjaao

        Curtir

  12. Ana Carolina disse:

    Oi Raquel, me tira uma duvida, sou veterinaria fornada pela universidade castelo branco no RJ, quando entrei para procurar se é aceita pelo ANABIN, vi que sim e que tem um H+ , porém aparece apenas licenciado em educação fisica… isso sign que para veterinária eles não aceitam ou isso independe??? vc saberia me informar isso???

    obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Isso independe Ana! O meu curso tbm não estav associado à minha uni, mas tanto a uni quanto o curso em geral ja era reconhecido no site. Eu vi que até hoje eles nao atualizaram que meu curso na minha uni ja foi reconhecido (esse que eu mostro no post).

      Curtir

  13. Olá Raquel !
    Nao entendi direito sobre a questao de mestrado. É necessario primeiramente reconhecer o certificado obtido no Brasil ?

    Desde já grato.

    Curtir

    • Vc diz sobre reconhecimento do bacharelado para fazer mestrado na Alemanha? Então, normalmente você só traduz os documentos (diploma e histórico) e manda para a vaga de mestrado, pois é a própria uni que avalia tudo (diploma, histórico, notas, cartas de referência, diploma de linguas, etc) e te responde se vc pode entrar / passou no mestrado ou não. Normalmente quem qr fazer mestrado nem precisa fazer equivalência pelo ZAB. De nada! 🙂 boa sorte e tudo de bom! Abs

      Curtir

  14. CRISTIANO disse:

    Oi Raquel! Muito obrigado pelas informações! 🙂

    No meu caso, a minha universidade é reconhecida como H+, mas meu curso não é reconhecido. Neste caso, como procedo?

    Abraço!

    Curtir

    • Oi Cristiano! O meu curso na minha uni tbm não era reconhecido pelo banco de dados do Anabin, só a minha uni que era! O meu curso era reconhecido na UFRJ, mas não na UFOP. Hoje em dia ele já deveria estar na lista, pq eu ja fiz a minha equivalencia, mas acho que até hj não apareceu! Eles não atualizam sempre aquela lista. Bom, como proceder depende do que vc quer. Vc qr pra tirar visto pra procurar trabalho que nem eu fiz? O consulado aceita o seu curso estar na lista sendo reconhecido em outra uni que não a sua. Se vc quer só obter a equivalência, então é só fazer o que fiz no vídeo e para obter o Blue Card eles tbm costumam pedir esse documento da equivalência, caso seu curso na sua uni ainda nao seja reconhecido pelo Anabin. Com o BlueCard eles são mais exigentes. Bjao

      Curtir

  15. Cristiano Costa disse:

    Oi Raquel!!!

    Tenho mais algumas perguntas hahahahahahah

    O reconhecimento da firma tem que ser no diploma original ou numa cópia autenticada?

    Tenho dois cursos de pós graduação. Posso enviar os certificados desses cursos para ajudar no reconhecimento e equivalência?

    Experiência profissional conta nesse processo de reconhecimento/equivalência? Vc saber dizer como comprovar essa experiência profissional (qual documento é necessário, ex: declaração do gerente, etc…)?

    Posso começar o processo de equivalência/reconhecimento daqui do Brasil ou tenho que estar morando na Alemanha?

    Beijo e mais um vez parabéns e muito obrigado pela sua ajuda!!

    Cristiano

    Curtir

    • Hahaha! Tranquilo! A firma reconhecida tem que ser no diploma original que nem eu mostrei no video sobre reconhecimento de profissão regulamentada. Pode enviar mandar os diplomas de pós sim! Ja ouvi casos de que pessoas conseguiram o reconhecimento total de prof regulamentada (no caso foi odontologia) comprovando pós (a menina tinha doutorado) e experiência de trabalho (ela tinha quase 10 anos de experiência). Vc ta ligado que equivalencia é diferente de reconhecimento, né?! Normalmente se comprova com cartas de recomendação detalhada de quando se entrou e saiu do trabalho, além de relatar a performance profissional. Vc pode comecar do Brasil mesmo a equivalência pelo ZAB. Qual é a sua profissão? Veja esse vídeo aqui: http://youtu.be/LMUBP8dC7Dg e leia a descrição do vídeo tbm que pode te ajudar.
      Bjao (dai ao invés de vc autenticar a cópia na Alemanha que nem eu fiz,vc autentica a copia no Brasil, acho que no Consulado mesmo)

      Curtir

      • CRISTIANO disse:

        Raquel,

        Muito obrigadooooo pelo retorno!!! 🙂

        Eu fiquei na dúvida se no meu caso devo fazer o reconhecimento ou equivalência. Eu sou Engenheiro de Produção, com pós graduação em Engenharia de Segurança do trabalho e licenciatura em matemática (curso de complementação pedagógica). Trabalhei 4 anos como técnico de segurança do trabalho (tenho curso técnico também), trabalho a 4 anos como Engenheiro de Segurança no Trabalho e sou professor de segurança do trabalho concursado do estado onde moro (4 anos de experiência). Nunca exerci a função de Engenheiro de Produção.

        No meu caso, você saberia me dizer qual caminho seguir?

        Desde já agradeço todo sua presteza em ajudar! PARABÉNS!!!!!

        Beijo,
        Cristiano

        Curtir

      • Oi Cris! Então, depende se seu empregado pedir. Normalemente pedem para quem trabalha com público, com saúde, com obras. Acho que para segurança não pedem reconhecimento, mas não sei ao certo. Segurança do trabalho é Arbeitssicherheit, caso vc queira já ir procurando trabalho nessa área. A equivalência seria mais para dar mais credibilidade ao seu currículo, mostrando que é curso pode ser comparado com um curso alemão. Trabalhos em marketing, vendas, regulatórios, normalmente não pedem reconhecimento. Alguns em qualidade e produção já vi pedindo, mas em todo caso o reconhecimento de engenharia não abrange ter que fazer Exame Nacional, pode agradecer! Kkkkk bjao

        Curtir

      • Se vc for mandar pro ZAB pra equivalência, manda seu diploma de pós tbm e carta de recomendação comprovando sua experiência (manda cópias autenticadas (com carimbo do Itamaraty), não precisa do carimbo de legalização do consulado alemão nos diplomas para a equivalência, mas precisa para o reconhecimento – até onde sei). Sobre reconhecimento de engenharia tem um post que escrevi sobre isso já! Procura aqui no blog. Bjao

        Curtir

  16. Lucas Zerma disse:

    Raquel,

    Me ajuda! hahaha ou me dá uma luz. Recebi uma proposta de emprego na Alemanha essa semana, na hora que fui fazer a entrevista pediram meu curso e faculdade, o recrutador disse que a minha faculdade não era reconhecida no ANABIN e que ele n poderia continuar com o processo. Porém o meu curso estava lá e com H+.
    O que você me aconselha a fazer nesse caso? ir no consulado e tirar um visto para procurar emprego? estou meio perdido. A minha profissão é na area de TI, sei que tem muito trabalho lá e gostaria muito de um conselho para que rumo tomar.

    Muito obrigado desde já!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Lucas!
      Tira um print screen e salva como pdf mostrando que sua uni é H+ pelo site do Anabin e manda pro recrutador! Corre atrás! Consegue esse emprego! Atente-se ao salário que é pedido para se tirar o visto de trabalho alemão ou o Blue Card (mais exigente). Consegue que te deixem no processo que dps te explico como fazer pra vc pedir o visto p trabalho e quais as dificuldade enfrentadas e como o pessoas enfrenta essas dificuldades e consegue vir trabalhar! To pra escrever sobre isso aqui no blog.
      Não desiste! Ainda mais se do TI, ára que eles estão precisando aqui.
      Bjao

      Curtir

    • Resposta de um conhecido: “então povo, vi que o visto tava difícil, e encontrei uma consultora de visto (que aqui no Brasil ia ser chamada de despachante). ela me ajudou MUITO, seria bem difícil sem ela. ela ajudou a navegar nesse mar de regras de visto, ajudou a conferir cada detalhe pra que passasse, conversou com os funcionários do ZAV, com o consulado, com a empresa. foi simplesmente demais nesse processo
      .
      ela entrou com essa pré-aprovação em nome da empresa, foi orientada pelo ZAV que só ia ser aceito se aumentassem o meu salário, o que ela conversou com a empresa e foi feito, demonstrou minha experiência pro pessoal do ZAV, e finalmente consegui a tal carta
      .
      enfim, finalmente consegui o visto. foi uma tortura esse tempo parado por causa disso, espero que ninguém precise passar por isso como eu passei, então se quiserem tirar qualquer dúvida, vou fazer o possível pra ajudar porque não desejo isso pra ninguém.

      a Barbara tem longa experiência em resolver vistos, principalmente na área de TI. o contato dela:

      Barbara Rietzsch M.A.

      Betriebswirtin BAA

      Dachauer Straße 99a / Gartenhaus
      80335 München / Germany

      phone: 0049-89-2351 5795
      phone: 0049-89-2322 5891
      mobile: 0049-178-34 13 784

      info@visa-and-expats-consulting.de

      http://www.visa-and-expats-consulting.de/

      Curtir

    • Achou um rumo Lucas? Espero que tenha dado certo!

      Curtir

  17. Patricia disse:

    Oi Raquel, muito completo o seu video, obrigada por compartilhar! Sou formada em Administração com Habilitação em Marketing e o meu marido em Turismo e Hotelaria, ambos da Univali de Santa Catarina. Somente fiquei com uma dúvida, não sei se você tem conhecimento, referente a tradução juramentada, pode ser feita por um tradutor juramentado no Brasil ou somente tradutor Juramentado na Alemanha? Obrigada pela sua atenção, também acompanho o seu canal, muito dez, parabéns! Abs, Patricia

    Curtido por 2 pessoas

    • Oi Paty! Pode ser tradutor juramentado no Brasil desde que ele esteja na lista de tradutores juramentados do consulado alemão. Manda email para o consulado pedindo essa lista! Vcs vão pedir o visto para procurar emprego aqui ou já tem cidadania européia? Os cursos de vcs nao precisam de reconhecimento de órgão público alemão, pq não são profissões ditas regulamentadas (ex: medicina, direito, engenharia, odonto, farmacia, etc.) então as coisas ficam um pouco menos complicadas. Boa sorte! E obrigada pelo elogio. Tudo de bom na jornada de vcs! Bjaaao

      Curtir

  18. Ana Paula disse:

    Oi, tudo bom?? Muito legal seu site! Eu pretendo tentar validar meu diploma de medicina quando terminar minha especialização em oftalmologia. Andei pesquisando e encontrei uma agência chamada conttigo – consulting e services. Você sabe dizer se vale a pena fazer o processo através dessa empresa? Ou conhece outras do tipo? Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Ana Paula! Bom saber que existem empresas do tipo para facilitar o entendimento do processo! Eu nunca tinha escutado falar antes! Eu sei que tem empresas que cuidam do assunto transferir carteira de motorista, mas diploma eu não sabia. Eu já li em alguns grupos que existem algumas pessoas que que fizeram todo o processo, aulas, seminários e provas necessárias e reconheceram o diploma de medicina aqui. Obrigada pelo elogio e te desejo tudo de bom no processo. Conte aqui depois como foi/está sendo. Um site em alemão que descreve o processo para medicina é esse aqui: http://www.bda.de/projekte-themen/anerkennung-auslaendischer-abschluesse.html bjs

      Curtir

  19. Lucas disse:

    Oi Raquel!
    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho e dedicação, pois tem me ajudado bastante!! Porém ainda continuo com algumas dúvida heheh… Se você puder me ajudar, ficarei muito agradecido!!!

    – sou cidadão alemão (tenho passaporte/cidadania alemã);
    – tenho graduação em Administração na UFRGS (A universidade é H+ no site que vc passou, porém o curso não aparece na lista de cursos);

    Minha dúvida:
    Gostaria de ter o meu diploma reconhecido!? revalidado!? pedir equivalência!? na Alemanhã e assim procurar um emprego na minha área ou entrar em algum mestrado/pós, porém não sei qual processo devo fazer pois sou cidadão, ou seja, não preciso de visto.
    1) fazer todo o processo que você mostrou no vídeo, com todos os documentos com traduções juramentadas e legalizadas?
    ou
    2) enviar cópias simples do meu diploma e histórico escolar sem tradução juramentada (com legalização?) mais o formulário para o ZAB?

    Muito obrigado!!!!
    Abraços,

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Lucas! Muito obrigada!
      Olha, vc tem 2 vantagens já: ter cidadania e ter estudado um curso não regulamentado, o que facilita a sua vida. Vamos para a análise do caso. Eu acho que no seu caso o órgão que faz equivalência seria o IHK, acho que o Zab é mais para cursos de ciências exatas e biológicas. Vc pode otimizar a sua busca fazendo essa equivalência e anexando o resultado ao seu currículo, mas vc não precisa necessariamente ter uma equivalência (e vc não precisa de reconhecimento perante o estado), porém a concorrência é bem grande no mercado de administração (BWL) e costumam pedir inglês e alemão avançados.
      Vc teria que ter uma tradução juramentada do seu diploma e histórico sim para mandar as respectivas cópias para o IHK para o processo de equivalência. Além disso o seu futuro contratante tbm vai qrr ler seus documentos então eles não podem estar apenas em português. Sobre o carimbo da legalização, eu precisei pq eu precisei tirar visto, mas no seu caso vc faz se vc quiser, se quiser mostrar que seu diploma é oficial, original, certificado pelo consulado (sinceramente, meu empregador nem olhou esse carimbo), foi só mesmo para tirar o visto e caso eu quisesse iniciar o reconhecimento perante o conselho regional do meu estado.
      A coisa mais importante pra vc é a tradução juramentada. O consulado tem uma lista de tradutores juramentados no Brasil, pede pra eles te mandarem.
      Agora, caso vc queira mestrado, daí vc tem que olhar com a uni que vc qr entrar quais são os pré-requisitos, pq isso juda de uni pra uni e tem uni que gosta de fazer o seu próprio processo de equivalência. Dê uma pesquisada boa antes de vir, faça uns contatos, junte cartas de referências, diplomas de línguas, etc. para otimizar as coisas qnd vc chegar. Li que demora em média 12-18 para recém- formados estrangeiros arrumarem emprego aqui. Não tá fácil. Boa sorte! http://www.dw.de/alemanha-sofre-êxodo-de-estudantes-internacionais/a-18518475 bjs

      Curtir

  20. Pingback: A real de (tentar) trabalhar na Alemanha | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  21. Pingback: Como você responderia? – Trabalho na Alemanha | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  22. EVidal disse:

    Oi, Raquel! Muito boas suas super dicas e tudo que vc dividiu com a gente!
    Eu tb sou farmaceutica e estou na Holanda. Eu consegui um trabalho na minha área (trabalho com patentes) e não preciso da equivalência do diploma para trabalhar como farmacêutica mesmo, mas vou precisar de um certificado ou qualquer coisa que ateste que meu diploma é equivalente a 3 anos de estudo em uma área de ciências de uma universidade europeia. Vi que vc conseguiu a equivalência a um curso de farmácia alemão de 3 anos (é isso?) e me animei, pois isso abre minhas chances de fazer a prova que requer esse certificado, sem a qual minha vida a longo prazo aqui náo se estabelece.
    Eu tenho cidadania da UE, então acho que “pulo” uns passos, como o Lucas que comentou acima.
    Com isso, agradeceria muito se vc pudesse me responder umas coisinhas:
    – meu curso de Farmacia é do Mackenzie (Sao Paulo), que como o Lucas, eu fui pesquisar no site que vc mandou e a faculdade está lá mas não para o curso de Farmacia (mas como sou abelhuda, fui ver a UFOP e tb não aparece farmácia, e vc conseguiu, portanto… fiquei na dúvida). Meu curso foi integral 4 anos. Sei que na UFOP o curso é mais longo. Vc acha que isso tem relação pra vc ter conseguido essa equivalência a “3 anos de farmácia” na Alemanha? Digo, devido a meu curso ter sido de 4 anos, será que conseguirei menos tempo, mesmo tendo sido integral???? Tem alguma opinião sobre isso?
    – e outra coisa: eu li em algum lugar dessa internet de meu Deus que náo precisa morar na Alemanha pra aplicar pra essa equivalência. Eu vou investigar o processo na Holanda, claro, mas como vc mesma disse, vc “abriu a porteira” e com toda essa explicação e ter conseguido os meus sonhados 3 anos de equivalência (é o q preciso pra fazer uma prova), eu cogitaria fazer os tramites aí.
    Se puder me dar uma luz, fico muito grata!!
    E boa sorte aí na Alemanha.
    Beijos,
    Estela.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Estela!
      Parabéns por conseguir um emprego como farmacêutica na Holanda! Essa área executiva/ administrativa (regulatórios, patentes, marketing, projetos, vendas, market access, comunicação), aceita a gente mesmo sem o reconhecimento, o qual eu tbm nao fiz. Eu estou na área de projeto, marketing, comunicação científica. Só fiz a equivalência pelo ZAB e meu diploma é equivalente a um diploma alemão de 4 anos. Meu curso na UFOP foi de 5 anos Farmácia generalista e me formei no final de 2013. Até hoje a Anabin não atualizou a lista que Farmácia na UFOP já tem equivalência. Não sei como o seu curso será equivalente, mas acho que como 4 anos tbm. Todo o processo que fiz está no blog e em vídeo. Procura no meu blog pela palavra farmácia.
      Esses comentários em inglês são de uma menina da Holanda! Ela mandou os documentos para a equivalência pelo ZAB estando na Holanda! Como ela já tinha emprego e só dependia disso para tirar o Blue Card, então a equivalência dela saiu mais rápido (a minha demorou 5 meses, como eu escrevi nesse post).
      Se você, assim como eu, só precisa de um doc que compare o curso do Brasil com um alemão, então essa equivalência do ZAB seria uma boa. Lê todo esse post, veja os vídeos e olha as fotos do meu resultado (está em alemão) que anexei. O seu será assim tbm! Custou 200 euros e eu anexo sempre que mando meu CV para dar mais credibilidade (essa é a função da equivalência, só comparar, já que não é um reconhecimento). Na Alemanha tbm são 5 anos de curso, mas o último ano deles é só estágio e depois eles fazem o terceiro exame nacional (prova de legislação e estudo de casos). O nosso é equivalente até o segundo exame nacional (farmacotécnica, dinâmica, gnosia, biomol, quim. Farm, etc.) equivale a 4 anos.
      Bjs e boa sorte! Me conta aqui depois! :*

      Curtir

  23. EVidal disse:

    Que rápida! Enquanto estava te vendo no video, vc me escreveu 🙂
    Obrigadao pela resposta. Eu não sei na verdade o q eu preciso (rsrs). Pro trabalho, não preciso. Trabalharia (se aceitar a proposta q esta pendente) como trainee patent attoney e, depois de 2 anos de trabalho na europa (ja tenho experiência, mas no brasil), posso fazer a prova para me tornar um European patent attorney. Para fazer essa prova, no edital, vem escrito que o diploma, se não for de um dos contracting states do European Patent Office (que organiza isso tudo), teria que ser provado que e equivalente a um diploma (bacharelado, por ex) de 3 anos com pelo menos 80% de carga cientifica/técnica (eu diria q temos 100% haha). Náo sei precisar se preciso uma equivalência ao pé da letra (como amigas farmacêuticas tiraram em portugal por exemplo, e pra isso precisaram voltar pra faculdade e fazer mais 2 anos!!!!) ou se um certificado tipo esse ZAB seria suficiente – acho que sim, mas da muito medo de surgir uma bomba tipo: volta pra faculdade haha
    O meu curso tb foi generalista (acho que o primeiro a implementar qdo mudou, 2004-2008), mas em 4 anos pq foi integral. Enfim, vamos ver! Achei infos holandesas e acho que vou pedir uma “avaliação” do diploma, q sai em 2 semanas (é carinho, mas acho que não fico aliviada sem isso, nem consigo decidir ficar ou voltar…) dá pra ver que fazer semestres pra conseguir a equivalência esta totalmente fora de cogita’çaao pra mim ne?haha
    Onde vc trabalha? Eu vou (se entender essa coisa do diploma e aceitar a proposta) morar em amsterdam e trabalhar num escritório de propriedade intelectual.
    Beijos e obrigada pela atenção e todas as super dicas!

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu trabalho em uma empresa que presta serviços terceirizados para a indústria. Meu emprego é temporário e tbm estou procurando outras oportunidades na área, caso eu não seja contratada após o período acabar. O melhor que vc tem a fazer seria mesmo um aconselhamento na Holanda. Pode ser que exista um órgão ai que compare os estudos estrangeiros com estudos na Holanda, assim como o ZAB faz na Alemanha. Essa oportunidade em patente parece ser muito boa, não é uma área fácil e digamos tão divertida, mas é bem remunerado e vc vira especialista podendo trabalhar em várias partes do mundo.
      Eu quero fazer pós graduação em projetos e comunicação. O negócio é se especializar. Daqui 3 anos se eu já estiver em uma grande empresa gostaria de fazer MBA, se a empresa financiar parte. Para pós mais baratas tem algumas universidades alemãs que oferecem cursos online como a Fernuniversität Hagen. Caso te interesse.
      No último vídeo do post eu mostro como reconhecer o curso de farmácia na Alemanha e realmente tem que voltar a ser estudante de bacharelado e fazer estágios novamente, além de participar de seminários e fazer uma prova. Eu tbm não estou animada em fazer isso, nem quero trabalhar em farmácias e hospitais.
      Vamos mantendo contato! Me manda mensagem pela fanpage!
      Bjao

      Curtir

  24. Everton disse:

    Olá Raquel,
    parabéns pelo blog!

    Sou cidadão alemão, universidade com H+ na Anabin (curso não aparece), profissão não-regulamentada (computação).

    Eu tenho doutorado em ciência da computação aqui no Brasil.
    Ao solicitar meu passaporte e carteira de identidade alemã, eles perguntam se vc possui diploma de doutor.
    As instruções do consulado no Brasil quanto a isso são nulas, mesmo quando entrei em contato por telefone.

    A informação mais direta que encontrei foi no consulado alemão nos EUA:
    “Your German doctorate certificate if you would like to have your German doctorate degree entered in your passport, and one copy thereof.”

    Eu tinha meio que desistido de preencher esse campo nos meus documentos alemães, entretanto talvez eu aproveite esse esforço caso algum dia eu vá trabalhar na Alemanha.

    Enfim, queria sua opinião, o que eu poderia entregar para contemplar o pedido de “German doctorate certificate” ?
    Acha que somente o reconhecimento (anabin) + tradução juramentada seriam suficientes?

    Não entendi muito bem no seu post, para o reconhecimento de profissão não-regulamentada bastaria eu imprimir a página no site da Anabin que exibe minha universidade com H+?

    Obrigado

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Everton!
      Até onde entendi no seu caso vc só precisaria traduzir seus diplomas mesmo e imprimir onde mostra que sua uni e seu curso são renomeados no site do ANABIN. Se quiser fazer a equivalência pelo ZAB pode fazer, mas dps de um doutorado nem acho tão necessário. Eu fiz para anexar ao currículo pq tenho bacharelado e na Alemanha bachelor são so 3 anos, mas eu estudei 5 anos e qria algo oficial que comprovasse que meu curso era sim de 5 anos e comparável à um curso alemão. Vc pode pedir tbm carta de recomendação para todos os seus ex-empregadores. Isso tbm ajuda mto! Bjs

      Curtir

      • Everton disse:

        Oi Raquel
        obrigado pela resposta.

        Fui hoje ao consulado.
        No meu caso do passaporte/carteira de identidade alemã, o consulado (Porto Alegre) não aceitou meu diploma de doutorado brasileiro, mesmo com as traduções juramentadas e a Anabin.

        Mesmo eu insistindo, eles só respondiam: “você precisa fazer o reconhecimento do diploma na Alemanha”. Informei que minha profissão não é reconhecida e perguntei se eles faziam o reconhecimento ou poderiam orientar, mas eles só vieram com respostas vagas.

        Enfim, como não é algo “tão importante”, acabei ignorando e solicitei meus documentos alemães sem a minha titulação.
        Fica aqui a informação para quem tiver o mesmo problema que eu.

        Curtido por 1 pessoa

      • Nossa, que chato Everton! Mas saiba que a indústria nem se importa com isso. No meu trabalho tem duas pessoas que tem doutorado fora da Alemanha (Austrália e EUA) e recebem tanto quanto quem fez na Alemanha, mas ela fizeram pós doutorado na Alemanha. Essas questões de autoridades reconhecerem é tenso, pq o Basil tbm só aceita doutorado e mestrado no exterior se apresentar de novo para uma banca brasileira normalmente. Que bom que no seu caso nem fez mta diferença e obrigada por vir comentar e alertar quem quiser saber. Valeu! Abraços e boa sorte na etapas seguintes. Bj

        Curtir

  25. Teruhiko Ueda Vianna disse:

    Quais sao os documentos que precisa ser carimbado pelo consulado? Todos eles? Ou so a do diploma e o restante altenticado?

    Curtido por 1 pessoa

    • Depende do que vc precisa fazer com esses documentos. Visto? Se sim, o diploma tem que ser legalizado no consulado. Sua profissão é regulamentada? Se sim o diploma tem que estar legalizado para mandar pro Conselho Regional alemão. Se não precisar de visto nem tiver profissão regulamentada então praticamente é só arrumar trabalho e pronto.
      O Conselho Regional (Regierungspräsidium) tbm pede histórico entre outras coisas. Perguntar pro Regierungspräsidium do estado onde vc for morar. Já para a equivalência/comparação de estudo pelo ZAB precisa estar traduzido mas não precisa estar legalizado, como eu escrevi no texto. Bjs

      Curtir

    • Nada precisa ser carimbado na prática se vc já tem a cidadania da UE e tem profissão não regulamentada. O que tem q ser carimbado ou não depende se vc precisa de visto, olhar os pre-requisitos pro visto de trabalho, e/ou se sua profissão precisa ser registrada no conselho federal do Estado alemão onde vc morar. Eu acho que escrevi no texto sobre isso. Bjs (tomei em conta que o carimbo que vc falou é o da legalização e para receber esse carimbo o diploma/historio tem que estar em papel timbrado ou ser autenticado na embaixada). Mais info com o consulado ou no site do consulado. Bjs

      Curtir

    • Para a equivalência pelo ZAB não precisa do carimbo da legalização como já escrevi no texto. Bjao

      Curtir

  26. Karina disse:

    Oi Rachel,

    Estou preocupada porque meu curso, aqui no Brasil, tem umas 1000 horas a menos do que o que é exigido nos cursos na Alemanha. Será que tenho chance de conseguir a equivalência do diploma?

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Karina, não sei. O meu como eu escrevi aqui tbm dura 5 anos como na Alemanha, mas mesmo assim só foi reconhecido 4 anos e pra ser farmacêutica de farmácia eu teria que fazer mais 1 ano de estágio e mais 1 prova. Mas tenho uma amiga que já fez esse 1 ano e outra que está pra fazer. Não é impossível. Com esses 4 anos que são comparáveis com o curso alemão eu consigo trabalhar como farmacêutica não registrada em áreas administrativas como marketing, vendas, comunicação, regulatorios, etc. Não sei que curso vc fez, mas pode ser o seu caso. Na área de TI os empregadores normalmente nem olham essa equivalência e curso de TI como não é regulamentado não precisa se registrar no Conselho Regional. Então depende mto de curso pra curso. Curso na área de saúde como fisioterapia, enfermagem, medicina, etc tem que ser registrada e fazer o reconhecimento no Conselho Regional (Regierungspräsidium) do estado alemão onde se mora para poder trabalhar atendendo pessoas. Bom, o caminho pode não ser fácil mas não é impossível. E quem fez 1 curso de licenciatura, normalmente tem que voltar pra uni e fazer um segundo curso pq na Alemanha o título de licenciatura (Lehramt) significa ter feito 2 cursos na universidade ex. Inglês+matemática, física+francês. O que eu acho bem estranho mas é assim, porém experiência de trabalho tbm conta qnd for levar pra reconhecimento no Bildungsministerium/Kultusministerium. Atenção que equivalência não é reconhecimento. Reconhecimento quem faz é o Conselho regional ou o Bildungsministerium dependendo do curso. Equivalência quem faz é a universidade alemã, ou o IHK ou o ZAB dependendo do curso e da intenção da equivalência. Bjs

      Curtir

  27. Karina disse:

    Depois que notei que te chamei de RaCHel ^^ foi mal! 🙂
    Então, Raquel, agora to um pouco confusa.
    Meu curso (serviço social) e minha universidade no Brasil são reconhecidos (H+) no site da anabin. No Brasil, tenho meu registro no Conselho Regional pra poder atuar. Quero tentar a equivalência pra pedir o visto pra procurar trabalho. É a equivalência mesmo né?

    O problema é que o ECTS credit points da Europa é diferente. É como se os créditos valessem mais horas do que no Brasil. Tenho um ano a mais de estudo e a mesma quantidade de créditos exigidos (180). No entanto, na contagem de horas, tenho quase 1000 horas a menos. Vou enviar o diploma do mestrado pra ver se ajuda em alguma coisa.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Karina! Quando eu peguei o visto para procurar empego eu só mostrei que meu curso e minha uni estavam na lista do ANABIN. Não tive que Fazer a equivalência pelo ZAB. Até onde sei que tem q fazer equivalência pelo ZAB é quem não tem curso ou uni na ANABIN ou já, escutei casos, que pediram a equivalência pra pedir o Blue Card no Basil pra trabalhar na Alemanha. Não sei se mudou da minha época pra cabos pre-requisitos. Eu fiz a equivalência no ZAB só pra facilitar a busca por emprego mas eu já tinha o visto. Pergunta no consulado sem falar sobre esses créditos. E o mais importante venha sabendo como reconhecer, onde procurar emprego e onde vc pode atuar, pq são apenas 6 meses de visto! Parece muito mas é pouco. Tenta otimizar ao máximo e boa sorte! Me escreve depois como foi. Bjs ps: mestrado, doutorado, carta de referência contam muito na hora do reconhecimento. Não se esqueça de trazer tudo certinho.

      Curtir

  28. Carla disse:

    Olá Raquel vc tem ajudado muito com suas dicas.Bom tenho uma duvida sou formada em Letras (Portugues-Ingles)Licenciatura, nao sei se meu diploma sera reconhecido ou tera uma equivalencia,o meu intuito que talvez me ajude para eu tentar fazer um Ausbildung de educadora.Estou vendo para traduzir os documentos já peguei o contato do Fabio, mas minha duvida e se devo mandar traduzir meu diploma antes de pegar a legalizacao no consulado ou e melhor so qdo eu tiver esta?Tem algum problema ?
    Obrigada
    Carla

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Carla! Não tem mto problema não pq o selo da legalização é em alemão, mas pra ficar registrado na tradução tem que ter o selo da legalização antes. Como vc fez 2 cursos de licenciatura, então acho que vc terá o reconhecimento de Lehramt (licenciatura alemã), mas é um processo com bastante papelada. Pergunta no Bildungsministerium = Kultusministerium.
      Muito obrigada e boa sorte!
      Bjs

      Curtir

  29. Carla disse:

    Obrigada Raquel.Depois de eu ler mais aqui eu vi que quem já mora aqui na Alemanha no meu caso( 15 anos) se preciso mesmo essa legalizacao do consulado alemao no Brasil?Mais uma vez obrigada pela atencao.

    Curtir

  30. Olá, eu li seu relato e tenho uma dúvida. Meu curso está listado no site do Anabin porém minha universidade não, como eu devo proceder nesse caso? Estou a dias tentando resolver isso mas não consigo encontrar informações. Eu já tenho até uma proposta de trabalho para Alemanha mas o agente que está me representando na vaga não soube me informar como proceder pro caso da minha universidade não estar listada no Anabin.

    Curtido por 1 pessoa

  31. Olá Raquel! parabéns pelo trabalho!

    Sei que não vem ao caso, mas você saberia algo sobre cursos técnicos? onde ver se a instituição e curso é reconhecida?

    obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Lais! Obrigada! Olha, curso técnico em alemão se chama Ausbildung e vc pode procurar no site ausbildung.de e tbm pode procurar em Hochschulen (University of Applied Science em inglês) (que antigamente era Fachhochschulen, mas estão querendo fazer com que elas tenham um nível mais universitário) os vários cursos que tem na Alemanha. A instituição que reconhece curso técnico administrativo brasileiro na Alemanha é o IHK. Se quiser fazer mestrado é a própria uni alemã, hochschulstart.de ou Uni-assist. Para saber os cursos que já foram feitas equivalência com cursos alemães estão no site: http://anabin.kmk.org/no_cache/filter/hochschulabschluesse.html bjs

      Curtir

  32. Pingback: Visto para procurar emprego na Alemanha – Visum zur Arbeitsplatzsuche | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  33. hjtramontina disse:

    Oi Raquel, tudo bem?

    Queria só conferir se meu comentário anterior foi enviado, porque acabei fazendo login e não sei se enviou…

    Muito obrigado!

    Curtir

  34. hjtramontina disse:

    Oi Raquel, tudo bem?

    Primeiramente quero parabenizar pelo teu blog. É muito difícil encontrar um com respostas recentes e sempre atualizado! 🙂

    Bem, vi que tu já esclareceu várias dúvidas anteriores e provavelmente a minha também, mas quero ver diretamente contigo essa questão:
    – Recebi uma proposta de trabalho para ir pra Berlim, já tenho contrato assinado e todos os documentos. Porém, hoje pela manhã quando fui ao Consulado, soube que minha universidade (Unisinos) é reconhecida, mas meu curso (Design) não. Sendo assim, me mandaram de volta pra casa. Fiquei bastante preocupado e chateado porque meu contrato inicia dia 18 de Abril, e obviamente eu ainda nem mesmo terei o visto.

    Minha dúvida para que meu curso seja reconhecido é: eu preciso enviar para a ZAB o formulário preenchido, mais os documentos necessários e a cópia do contrato, isso?

    E outra questão que eu tenho é: o fato de eu já possuir um contrato de trabalho, caracteriza meu pedido de visto como um “Blue Card”? Aí eu enviando junto a cópia do contrato eles dão maior importância?

    Muito obrigado e aguardo teu retorno! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Tramontina!
      Muito obrigada! Respondendo: sim e sim. Mande as cópias pedidas (algumas tem que ser autenticadas) + cópia do contrato e marca Blue Card. Sim, eles dão prioridade. Normalmente sai em 2-4 semanas. A menina que me deu feedback aqui que fez mestrado em física teve a equivalência dela feita em 2 semanas e ela recebeu escaneado por email a equivalência e pediu para a original ser entregue diretamente para o chefe do futuro trabalho dela na Alemanha. Tem que pedir senão eles mandam pro Brasil sem escanear antes e os Correios podem atrasar. Pergunta no consulado se com a equivalência feita e mandada escaneada pela ZAB vc consegue tirar o visto para dar tempo de vc chegar pro trabalho.
      Abraços e boa sorte! Bom trabalho!

      Curtir

    • Jorge disse:

      Ola Hjtramontina!

      Passei pelo mesmo (Universidade no sistema H+, mas o curso não constava lá). Meu curso também de design 😉 (mínimo 3 anos, bacharelado, ou técnico com experiência boa de trabalho, com as cartas de recomendação traduzidas juramentadas).

      Enviei meus documentos para Bonn (paguei uns 150 reais e chegou em 2 dias), e assim que chegou me mandaram um e-mail falando que os documentos estavam ok e que era pra eu pagar a taxa. Paguei 200 euros (um amigo meu aqui da Alemanha pagou, e depositei numa conta dele brasileira o dinheiro pra ser mais rápido). Em uma semana (quando vc preenche o formulário, inclusive online, e coloca como Blue card eles colocam como prioridade e as coisas ficam bem rápidas) já me enviaram o e-mail com a equivalência (o que já serve no consulado). O papel físico chegou uma semana depois. Inclusive o e-mail falando que os documentos estão ok já servem no consulado. Para o diploma, Só reconhecer firma das assinaturas no cartório e não precisa nem traduzir (eu mandei com tradução juramentada em caso de dúvida mesmo).

      Não se esqueça dos outros requerimentos como seguro de viagem e etc! O que mais demorou no meu caso foi conseguir uma data para agendar no consulado. De resto foi rapido!

      Abraços e boa sorte

      Curtido por 2 pessoas

      • hjtramontina disse:

        Fala Jorge!

        Cara, MUITO obrigado pelo teu retorno! Certamente, assim como as dicas da Raquel, me esclareceu muita coisa!

        Estou agora recolhendo os documentos pra enviar e na verdade meu único problema agora, que até comentei com a Raquel, é em relação ao meu salário, que é um valor anual menor do que o que eles exigem pra que eu envie os documentos como Blue Card. Li que existem outras seções pra pedido de visto de trabalho sem que seja necessariamente pra Blue Card, mas não sei se teria prioridade também.

        Muito obrigado e por onde tu mora / trabalha aí?

        Abração!

        Curtido por 1 pessoa

  35. hjtramontina disse:

    Oi Raquel!

    Muito obrigado pelas tuas respostas e pelas tuas dicas. Serão muito úteis! 🙂
    Agora tava lendo algumas informações sobre o Blue Card e falam que pra fazer o pedido é preciso receber um mínimo anual de 38.688 €, e meu salário não chega a esse valor.
    Será que isso é um problema?

    Muito obrigado!

    Curtir

  36. bruna dahlke disse:

    Olá Raquel,

    Sou formada em Biomedicina (Faculdade reconhecida H+) porém o curso não é, em nenhuma outra Universidade também.
    Em abril 2017 eu vou ir para a Alemanha como au pair e terei o visto de um ano.
    Vou traduzir meu histórico e diploma com um tradutor juramentado antes de ir.
    O fato do curso não ser reconhecido impede alguma coisa? Como procedo?

    Obrigada!

    Curtir

  37. Pingback: Tirar o Blue Card- Visto de trabalho para a UE | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  38. Kati disse:

    Oi Raquel. Parabéns pelo seu canal e vídeos!
    Eu tenho uma pergunta. Para pedir validação do diploma eu preciso estar morando na Alemanha? Desde já agradeço

    Curtir

    • Se tiver que fazer aula e provas na Alemanha para fazer a validação/reconhecimento pelo Conselho Regional, então tem que estar na Alemanha.
      Para reconhecimento de Ensino Médio e reconhecimento para entrar em Universidade para bacharelado, mestrado e doutorado pelo Uni-Assit, Hoschulstart ou a própria universidade então não precisa estar presente.
      Para equivalência pelo ZAB também não precisa estar na Alemanha.

      Tudo depende do que vc pretende fazer.
      Bjs

      Curtir

  39. Pingback: Reconhecimento do curso de Farmácia na Alemanha | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  40. Pingback: Tipos de visto para a Alemanha | Backpackingalone ;Dicas de Intercâmbio – Versão Viver na Alemanha

  41. Eduardo disse:

    Oi Raquel,

    Tudo bem?

    Meu nome é Eduardo moro em São Paulo e estou em contato com um empregador alemão.
    Ele já me mandou o contrato e eu estou juntando a documentação para poder tirar meu Visto de Trabalho.
    Não estou conseguindo reconhecer/fazer equivalência do meu diploma de Gastronomia e nem minha pós em Negócios em Serviços de Alimentação. Me ajudaaaaa! : (
    Gostaria de perguntar pra você também se você sabe qual seria o tempo mínimo do seguro-saúde que eles pedem na alemanha. 3 meses? 6 meses?
    Foi tudo repentino pra mim, agradeço-lhe de coração se você puder me ajudar.

    Parabéns pelo canal

    Cordialmente,

    Eduardo

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Eudardo!

      Em qual cidade vc vai trabalhar? A sua profissão não é regulamentada e não precisa de validação, mas para o visto precisa da equivalência com um curso alemão se o salário não for superior a 49.600€, pois seus documentos são enviados para a agência de empregos (departamento chamado ZAV, procura no meu site sobre autorização para trabalhar na Alemanha) e ela pede esses documentos para dar a autorização de trabalho. Seu curso na Alemanha é um Ausbildung e portanto sua equivalência não é feita pela ZAB que só faz de cursos que são universitários na Alemanha. Vc precisa olhar qual autoridade fará sua equivalência olhando nesse site colocando sua profissão, cidade e CEP de onde vai trabalhar. Se precisar de mais ajuda podemos marcar um horário para consultoria, olha na parte de contatos.
      Para seguro-saúde existem diferentes tipos de contratos. O consulado aceita o seguro da Care Concept AG da Hanselmerkur que foi o que fiz, mas quando vc começar a trabalhar vc tem que ter um seguro público tipo da TK (Technikerkrankenkasse), AOK que é diretamente retirado do seu salário, veja no post sobre imposto na Alemanha. Se fizer o Care Concept para chegar assegurado alguns dias antes do trabalho, vc pode pedir para cancelar ao entrar num seguro público (que só pode começar qnd vc começar a trabalhar), mas tem que mandar uma cópia do seu novo seguro eu acho e mandar uma carta escrita por correio que vc quer sair do seguro privado, pq é obrigado a entrar no público. Tanto para o público quanto para o privado vc tem que se cadastrar online. Quando eu casei eu cancelei meu privado por carta anexando cópia da certidão de casamento e dizendo que entrei no seguro público do meu marido.
      Talvez o consulado aceite seguro viagem para ser usado antes de vc começar a trabalhar, mas já faça o cadastro online para um seguro público. Eu tenho da TK. Provavelmente vão te pedir um endereço na Alemanha, eu acho.
      Liga para o confirmado e pergunte se aceitam seguro viagem e que vc fará o seguro público (que é pago e tem carteirinha) mas só começa no dia que vc começa o trabalho.
      Se tiver mais dúvidas me mande um e-mail na área de contatos e marcamos um horário para eu acompanhar seu processo.
      Abraços
      E boa sorte! Vai dar certo! 🙂

      Curtir

    • Esqueci de mandar o link para vc olhar qual autoridade faz equivalência do seu diploma de Koch. É esse aqui: https://www.anerkennung-in-deutschland.de/tools/berater/de/berater/profile/209 tem opção de mudar para inglês tbm esse site.

      Curtir

  42. Tobias disse:

    Olá Raquel,

    Gostaria de lhe parabenizar pelo blog. Ele é bem informativo.
    Eu sou eng. Eletricista e possuo doutorado na Alemanha (Dr. -Ing.).
    No momento moro no Brasil e estou querendo retornar.
    Tenho uma duvida, em relação ao pedido do visto para procura de emprego. Eu vi que é necessário o diploma universitário da graduação + tradução (já tenho), mas não ele esta autenticado e nem legalizado pelo consulado.
    Mas como possuo o certificado de doutorado alemão, você acha que seria mesmo necessário levar todos os certificados anteriores (bacharelado,mestrado)?

    abraços e parabéns novamente
    Tobias

    Curtir

    • Oi Tobias! Muito obrigada!
      Olha, vc tem que perguntar isso no consulado alemão. Eu creio que sim, mas me respondi aqui depois que vc souber oficialmente. A legalização vai acabar, a partir do dia 14 de agosto vão pedir para apostilar em cartório ao invés de legalizar. Leia meu último post. Boa sorte e boa procura de emprego! Bjao

      Curtir

      • Tobias Rafael Fernandes Neto disse:

        Oi Raquel,

        Algumas novidades… Mesmo com o diploma de Dr. alemão é necessário o apostilamento dos outros títulos eng. e M.Sc. Isso quem me informou foi o consulado. Agora o que fiquei sabendo é que o Deutsche Bank não está fazendo sperrkonto pra quem não é estudante. Até o responsável do consulado disse se eu achar uma outra maneira informa-lo. :/ ou seja existe um visto mas não tem como tirá-lo sem vínculo de estudo.

        Até mais… Lhe aviso mais novidades … caso eu tenha.

        Curtir

      • Oi Tobias! Obrigada pelo retorno! Eu tbm não sei agora, pq para tirar o visto de procura de emprego o meu noivo depositou 4 mil euros na minha conta (que eu já tinha quando fiz estágio na Alemanha e não encerrei quando o estágio acabou). Se descobrir escreve aqui. A outra alternativa seria carta de responsabilidade financeira de alguém que já mora na Alemanha (Verpflichtungserklärung).

        Curtir

  43. Andressa disse:

    Oi Raquel! Primeiramente, muito obrigada pelas infos no site, têm me ajudado bastante, rs. Eu estou tendo um problemão pra achar meu curso no site da anabin, será que você saberia me ajudar?
    A minha Universidade (UFPR) está lá, ok. Mas quando procuro pelo curso, fico em dúvida pois sou formada em Design com Habilitação em Design de Produto. No meu diploma, tem escrito “Bacharel em Design de Produto” e até na minha tradução juramentada já saiu como Produktdesignerin. No site da Anabin não tem nenhum tipo de Design, mas tem “Desenho Industrial”, que é o nome antigo que se dava para Design de Produto. Será que se eu printar a página que fala em Desenho Industrial adianta? Você conhece alguém que já passou por isso? Acho estranhíssimo não ter nenhum tipo de “Design” reconhecido ali na lista de cursos do Brasil :(((
    P.s.: meu objetivo é pedir visto para procurar emprego

    Curtir

    • Oi Andressa,

      Muito obrigada!

      Pode ser que adiante mas isso só o consulado, uma autoridade oficial, pode te responder. O banco de dados do ANABIN é muito antigo e desatualizado. Se precisar de ajuda para preencher o formulário da ZAB pode entrar em contato na parte de contato pois presto consultoria.
      Abraços e boa sorte!
      Raquel

      Curtir

  44. Everton disse:

    Olá Raquel, parabéns pelo blog.

    Você sabe dizer qual é a forma de pagamento da taxa cobrada pelo ZAB?

    Se for depósito bancário, os bancos no Brasil cobram taxas absurdas para fazerem essa transferência. Algumas casas de câmbio também fazem o procedimento mas as taxas não são tão diferentes.

    Gostaria de ver se conhece alguma alternativa na forma de pagamento para quem está no Brasil.

    Obrigado

    Curtir

  45. Raphael Constantink disse:

    Olá Raquel, primeiramente parabéns e obrigado pelo post. Tenho uma dúvida em relação ao diploma, acabo de me formar e recebi um certificado de conclusão de curso, porém o diploma só sairá em 60 dias. Você sabe se este certificado é suficiente para dar entrada no processo ou preciso esperar o diploma? Grato

    Curtir

  46. Ola Raquel, td bem?

    Parabéns pelo canal!
    Contudo, pelo q entendi, após td isso é necessário mais 1 ano de estágio, além da tal prova.
    Pergunto: prova essa somente dada em alemão? Ou existe alguma remota possibilidade de inglês?

    Obrigado 😉

    Curtir

  47. Fabi disse:

    Boa noite, Raquel!

    Você tem conhecimento sobre como está o mercado de trabalho na área da engenharia mecânica aí a Alemanha? Sabe se dominar o idioma alemão é fundamental para conseguir um emprego nessa área (ou se é possível começar só com o inglês e ir aprimorando o alemão depois)? Tem ideia de quanto seria o salário bruto médio mensal para um engenheiro mecânico recém formado?
    E na área do Direito, conhece alguém que tenha conseguido trabalhar na área jurídica por aí?
    Agradeço, desde já, toda a explicação do seu post, foi de muita ajuda!
    Obrigada!

    Curtir

    • Oi Fabi! Muito obrigada!
      Respondendo:
      1- não sei
      2- depende da empresa. A BASF, a Bayer, a SAP são totalmente internacionais apesar de serem alemãs, mas muitas empresas têm instruções em alemão, a minha tem SOPs em alemão se eu trabalhar na área regional, mas trabalho na global, então depende também do departamento.
      3- No mínimo 48k/ano creio. Veja no site: http://www.gehalt.de (Gehalt = salário em alemão)
      4- sim, mas não como advogado pois tem que fazer reconhecimento de diploma na área de direito para advogar.
      Entra no grupo do Facebook: Brasileiros Diplomados no Brasil que moram na Alemanha.
      Bjs e boa sorte!

      Curtir

  48. Adriana Borges disse:

    Olá Raquel! Parabéns pelo canal, muito esclarecedor!!!

    Tenho uma dúvida 😀

    Eu sou graduada em Estatistica Bacharelado aqui no Brasil, mas ainda não tenho a carteira do curso emitida pelo meu Conselho. Eu preciso desta carteira na Alemanha?

    Desde já agradeço por sua valiosa informação!

    Bjos!!!

    Curtir

  49. Adriana Borges disse:

    Ok Raquel, muito obrigada pelo esclarecimento 🙂

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s