Bom, nesse tópico quero abordar que nada são flores! Sim, há insatisfação e muita com várias agências de intercâmbio e agências de viagem!
Não é bom confiar em tudo que as agências dizem! Se quer saber realmente sobre vistos, vá ao consulado do país que deseja ir!!! Deixar nas mãos de terceiros não é legal e você pode acabar se dando mal e tendo que voltar para o seu país de origem.
Sim, há muita gente que dá informação errada e que não te responde! Que te engana e que até rouba!
Soube de vários casos que acabaram mal no quesito agência de intercâmbio. SEJA ESPERTO!!!
1) A agência ofereceu uma vaga para uma amiga minha, sendo que a vaga já tinha sido ocupada e a pessoa que pegou a vaga, inclusive, já estava no país da oferta trabalhando quando minha amiga chegou lá!
E isso aconteceu com 2 amigas minhas! Uma outra amiga foi pra Polônia e a vaga não existia! E a outra foi pra Alemanha e a vaga já era de outra pessoa!
2) A agência disse que não precisava tirar visto no Brasil e minha amiga foi para o estágio, já que até tirar o visto o estágio dela já teria começado, então ela foi pra Alemanha para tirar lá e adivinha??? ELA TEVE QUE VOLTAR PARA O BRASIL para tirar o visto aqui e depois voltar pra lá!
3) Quando cheguei meu apartamento estava imundo e não tinha internet! Tive que me virar pra arranjar internet e lavar todo o apartamento sozinha, porque de 2 em 2 semanas entrava alguém pra morar, não gostava do ap e saia sem ajudar a limpá-lo!
4) Soube de caso em que a pessoa voltou sem receber o último salário, pois o diretor financeiro responsável pelo intercâmbio da cidade não entregou o dinheiro antes da pessoa voltar para o Brasil!
5) A pessoa citada acima também voltou sem receber o dinheiro do depósito do aluguel devido a incompetência e falta de responsabilidade ou até mesmo de caráter do responsável financeiro do país onde ela estagiou!
6) Verdades devem ser ditas! Não é um mar de rosas fazer intercâmbio! Abra os olhos!

Olá! Estou indo fazer um intercambio de 3 meses pelo IAESTE… Há um tempo encontrei o seu blog e já aproveitei muitas dicas! Mas uma das coisas que você falou nesse post me deixou um pouco preocupada. Como foi o caso dessa pessoa que foi pra Alemanha sem visto e teve que voltar? Fico um pouco preocupada porque vou entrar sem visto… Me explica como que aconteceu isso! Faltou algum documento para dar entrada no país? que louco isso, porque muitas pessoas que vão a turismo entram sem ao menos ter que mostrarem todos os documentos que pedem para imigração. Aguardo resposta! abraço, Natália
CurtirCurtir
Ei Naty! Que bom que vc tá gostando do blog! Fico feliz que está sendo útil, pois eu tbm tive muitas dúvidas antes de ir… bom, meu estágio tbm foi de 3 meses e não precisei de visto pra Alemanha, pq eles só dão visto para estágios acima de 3 meses! Mas aconselho a vc a ir conversar lá no consulado, tirar suas dúvidas em relação a maior permanência, trabalho e tal. Quando eu fui levei as cópias de todos os documentos exigidos pela IAESTE e ainda um CD com os scans dos documentos (o comitê da IAESTE de uma cidade da Polônia p onde uma amiga minha foi perdeu todos os documentos dela, intaum é bom vc ter cartas na manga, sab?!)
Não sei bem pq minha amiga que foi pra Alemanha teve q voltar, se ela n tava com os documentos ou pq o estágio dela precisava obrigatóriamente… vou perguntar pra ela e te conto aki, ok?!
Espero que dê tudo certo no seu intercâmbio e qlqr coisa tenha paciência e muita determinação!!!
Boa sorte!
Abração,
Quel
CurtirCurtir
Bom, conversei com a minha amiga e ela disse que:
1°) Cancelaram o estágio dela (na época da crise nos EUA 2010).
2°) Ela pediu o estorno do dinheiro do estágio.
3°) Pra não devolver o dinheiro eles arranjaram um estágio de última hora designado pra outro país sem ser o Brasil para ela.
4°) Ela aceitou mas o estágio era de 4 meses e precisava de visto.
5°) Falaram com ela que ela poderia tirar o visto lá, pq senão ela ia perder o estágio pq iria demorar pra sair o visto aki no Brasil.
6°) Ela foi pra Alemanha e:
“Liguei no consulado de lá para pegar o visto… nao tinha como, tanto no consulado como na embaixada a resposta foi igual: só pode pegar no BRASIL.
Meu deus.. não sbia que fazer.
Fui no RATHAUS de lá (prefeitura) e falaram o mesmo… liguei no consulado do Brasil. O cara falou que eu nao poderia nem estar trabalhando.. o.O
Que se fosse comprovado isso eu seria deportada pq estava agindo ilegalmente. Meu Deus… eu estava na Alemanha, sozinha com esse pepino… desesperei.
Imagina, ser deportada sendo que fiz td certo.
Mandei email pra moçinha da ABIPE e ela disse que “nao poderia me instruir pq não tinha conhecimento pra isso”.. #Meu Deus… falasse isso ANTES de eu ir pra lá e ficar
nesse pepino neh.. Ela disse que estava acostumada a trabalhar com isso e nunca tinha visto um caso como o meu e blablabla.
Aí acabou que se eu continuasse trabalhando lá eu seria deportada pq estava ilegal apesar de TER os devidos papéis (ZAV, seguro DAAD) e o maldito VISTO que estava no Brasil.
O que eu tive que fazer… voltar para o Brasil, ficar 5 min no conulado para pegar o visto e embarcar novamente.
Pesei os prós e contras… achei viável voltar pra Alemanha. Falei pros meus pais que estava decidida a voltar e ficar sem viajar e sair por 2 meses para poder aproveitar essa oportunidade.
Voltei e ainda demorou 2 meses para conseguir meu visto.
Pq o seguro de saúde era para 3 meses, acabava no último dia de estágio e minha passagem era imediatamente para o dia seguinte às 6h da manhã, não queriam me dar o visto. Tive que comprar um mês de seguro de saúde por 6 horas deles, que eu nem usei.
Alemão é complicado. Foi uma má vontade comigo que só vendo.
Mas felizmente deu tudo certo.
Pq ocorreu isso comigo? Pessoas deram informacão errada.
Outra dica… NAO ENTRA PELA ESPANHA>
Uma amiga de um amigo da mesma temporada que a minha entrou pela espanha num estagio de 3 meses, com tds os papéis e os espanhois deixaram ela presa e ela iria ser deportada.. Deu o que fazer para ela resolver o problema e ficar.
Eles estavam exigindo os originais em espanhol. Totalmente inviável sendo que o estágio era na alemanha e ela estava apenas fazendo escala pela Espanha. Foi bem desagradável e na última hora ela conseguiu.
Mas a sensacao de ser jogada numa cela junto com delinquentes foi um horror.
Coisas ruins acontecem com várias pessoas, mas assim como a Raquel postou aqui as pessoas não falam ou se esquivam da responsabilidade.
Agora estou numa outra luta para pegar as taxas de estorno que temos direito.
Pagar é muito fácil… mas eles devolverem o dinheiro é complicado.”
CurtirCurtir
Nossa! Que loucura! O pior é que a gente viaja sabendo que tudo isso pode ocorrer. Eu cheguei essa semana na Alemanha… O voô foi tranquilo, até chegar em Munique… Por causa da neblina, cancelaram a conexão para Stuttgart. Nos levaram de ônibus para lá… Sem contar que minha mala ficou em alguma das 2 conexões que eu fiz. mas eu pedi o “aparecimento” da mala e em dois dias vieram trazer a mala na minha acomodação.
Bom, imprevistos acontecem… Mas a experiência vale a pena mesmo assim!
Bjo,
Naty
CurtirCurtir