IAESTE:

Organização não-governamental voluntária que propõe o intercâmbio cultural para experiência técnica na área do seu curso universitário. A IAESTE Alemanha recebe uma quantia de dinheiro para gastar com cada intercambista que chegar no país, mas esse dinheiro deve ser gasto apenas em atividades culturais, como viagens em grupo com o time do IAESTE.

Blog de quem já fez IAESTE em 2008:

http://diarioiaeste.blogspot.com/

IAESTE STUDENTS:

Estudantes alemães que trabalham voluntariamente para ajudar os intercambistas na Alemanha a se acostumarem com a “nova vida”. Cada intercambista tem seu tutor alemão, que é um IAESTE STUDENT, este deve te mostrar sua acomodação, a universidade e te ajudar nas primeiras semanas de Alemanha para você entender melhor como funcionam as coisas. Mas atenção! Eles são alemães, o que implica que você não será a melhor amiga dele/dela de primeira vista, mas com o tempo podem se tornar grandes amigos!

IAESTE TRAINEES:

São os intercambistas que chegam na Alemanha pelo programa da IAESTE. Ou seja, você é um deles! 😉

Acomodação:

Já digo, são caras! De 200 euros a 400 euros por um quarto em um apartamento/alojamento estudantil. O pagamento do aluguel é feito pelo seu tutor alemão e é diretamente descontado do seu salário.

O meu aluguel foi de 200 euros num prédio da SeeZeit, empresa que funciona dentro da Universidade que aluga quartos para estudantes.

Você divide o apartamento com outros estudantes de outras nacionalidades.  Eu dividi com dois alemães e um garoto da Armênia. (Digo já que eles não ajudavam muito na limpeza, viu… e lá não tem empregada! Mas não é tão mal assim… só por 3 meses BAMBENE como dizem os italianos).

Amigos:

Meus primeiros amigos foram meus colegas de apartamento, depois os estudantes que trabalhavam no meu laboratório, depois conheci os outros intercambistas e o pessoal da IAESTE Konstanz.

Universidade:

Há o campus, onde estão situados vários laboratórios, mas há também laboratórios fora do campus, mas próximo a ele na rua JACOB-BUCKHARDT . Veja o mapa.

Cidade:

Konstanz é maravilhosa!!! Cidadezinha pequena e aconchegante de enorme significado histórico! Vale a pena conferir também as ilhas próximas: Mainau e Reichenau.

Transporte:

A passagem de ônibus é cara: 2 euros! Mas como vc estará trabalhando na Uni pode comprar o cartãozinho mensal de 30 euros (ou 40 euros, não lembro mais) e usar os ônibus quantas vezes quiser. Vale a pena se você não for morar perto na Uni.

Não se atreva a pegar ônibus sem ticket! A multa é de 50 euros! E tem mais fiscalização nos ônibus que vem e vão para a Uni.

Há um livrinho que custa 1 euro que tem os horários de todos os ônibus de KN, é vendido na lojinha de material escolar na Uni e também em bancas de jornal (tem uma perto do supermercado Kaufland).

BICICLETA: talvez vc precise adquirir uma lá ou pegar emprestado. Várias vezes fui de bike para o labaratório.

TREM: O meio de transporte e ponto final. Há caixas eletrônicas que mostram os horário dos trens e onde vc pode comprar tickets. Peça alguém para te ajudar a mexer no início. Dps vc aprende e pega “as manhas”.

ATENÇÃO: Use o ticket de 20 euros chamado Baden Würtemberg Ticket caso viaje apenas por esse estado, válido para um dia. É muuuito mais em conta do que comprar por exemplo um ticket de 40 euros para ir para Stuttgart, sendo que Stuttgart é no mesmo estado que KN. Esse ticket não vale para trens de alta velocidade: IC e ICE! (Caso não se lembre desse detalhe e ja tenha pegado um desses trens, argumente que não sabia e peça desculpas por ter pegado o trem errado, talves o guardinha deixe vc chegar ao seu destino, sem vc ter que pagar alguma multa, pagar a diferenca ou ter que descer do trem.)

Avião: compre as passagens com antecedência pela net que sai muito em conta! Fui para a Inglaterra por 15 euros! Há empresas chamadas de Cheap flights como Ryanair e easyjet.

Supermercados:

Eu comprava tudo no Kaufland que é um dos maiores lá e porque era perto da minha casa.

Não há sacolas plásticas! Vc tem que levar sua sacola! E ir colocando suas coisas na sua sacola enqto a moça do caixa passa suas compras! Mas caso precise de sacolas emergencialmente eles vendem sacolas no caixa.

E vc pega a fruta ou verdura coloca no saquinho e pesa, mas vc pesa sozinho! Vc coloca o saquinho e aperta o botão do desenho da fruta! Qse levei um dicionário! hahaha.. isso la no kaufland!

Todas as frutas e verduras tem escrito de onde vieram e varias foram importadas do Brasil!!! São bem mais caras inclusive o limao! 10 limoes= + de 4 euros!!! As caipirinhas saíram caras!!!

Dps de um tempo lá eu entendi pq eles tomavam mto suco de caixinha ao invés de tomarem suco natural! Saíria o dobro do preço!

Mas da pra comprar sim, sab! Eu tbm n deixei de comprar!!! Mas n da msm para pedir suco natural em restaurantes e night clubs! São uns 6 euros! Em Atenas eu descobri o absurdo de 9 euros uma vitamina de BANANA!!! Tirei até uma foto do cardápio! hahaha… vou te mandar por E-mail!

Salário:

650 euros era o meu salário total, sem descontar o aluguel e o depósito.

Todo final do mês vc tem que ir com seu passaporte ao KASSE (caixa) no Campus, no prédio V no 8°andar, pelo que eu me lembre, para retirar seu salário já descontado o aluguel.

Aluguel do quarto:

Se seu aluguel é de 200 euros esse será automaticamente descontado do seu salário!

Depósito do quarto:

Dinheiro que se paga previamente para morar pelo tempo do contrato em determinado quarto. Esse é reembolsável após o final do contrato. É um dinheiro para ficar como garantia se vc “quebrar” o quarto, detoná-lo! Ou seja, você com certeza receberá esse dinheiro de volta no final do contrato se nada explodir nos seus aposentos! Hehehe…

A língua:

Difícil e complicada! Mas “97%” dos alemães falam inglês!

Você só tem que se viram com os cardápios e no supermercado. Vale a pena tentar usar gestos em momentos extremos.

A Uni oferece curso de alemão para estudantes de vc tiver nível A2 de alemão, tempo disponível e chegar na data que o curso começa.

Caso perca a data e seu orientador não te deixe faltar pelas manhãs (4 horas de aula), há o VHS, escola de alemão, no centro de Konstanz e também o SprachenDienst, perto do Bürgobüro (onde todos os intercambistas tem que ir com o seu tutor para oficializar sua chegada à Alemanha, como se fosse tirar o “visto”), além do Institut Humboldt perto da Uni.

Eu fiz um ano de aula de alemão antes de ir, foi bom, mas qnd cheguei parecia que eu tinha uns 2 anos e não consegui me comunicar em alemão. Chegava cansada do trabalho por isso não estudei alemão lá. Acho que foi um erro meu, mas tava mais afim de gastar dinheiro com viagens! Hehehe…

As festas:

Bem diferentes! Não há o termo nem a atitude “ficar”, ok?! Você irá notar.

Há 4 night clubs na parte industrial de KN. O pessoal costuma ir e voltar de bicicleta das festas. Não há perigo.

Comida:

Eu levava martimex que eu fazia no dia anterior para o laboratório, pq além de eu achar o almoço caro eu sentia falta da minha comida = arroz, feijão, macarrão, carne, alface, tomate, tudo num prato só.

Mapas:

Peça ao seu tutor para pegar alguns mapas de graça para vc. Ou pegue vc mesmo, acho que têm na Uni, alguns mapas de KN. Além disso, vc GANHA um livrinho cheio de descontos em lojas, restaurantes e supermercados em KN depois de ter assinado as papeladas no Bürgobüro (escritório do cidadão em português).

VTM: Visa travel Money = cartão de débito internacional.

Fui com 1000 euros no meu VTM. E mais 1000 euros in cash.

Pode-se usar como um cartão de débito qualquer pagando compras, tickets de trem na máquininha, etc., assim como retirar dinheiro com esse cartão. Há uma taxa de uns R$2,00 a cada retirada de dinheiro, portanto é bom pegar bastante dinheiro a cada retirada. Há muitos caixas eletrônicos em que se pode verificar o extrato e retirar dinheiro. Vc tbm pode verificar o extrato pelo site do VTM. Cadastre-se no site antes da viagem!

Cartão de crédito:

Gastei bastante pagando meu mochilão com meu cartão de crédito Universitário Visa (sem fazer merchandising). Use mais cartão de crédito em casos emergenciais, demora um pouco para carregar o VTM com euros daqui do Brasil. (Meu pai carregava meu VTM para mim).

Para fazer compras de passagem de trem pela net tem que usar cartão de crédito!

Balanço do dindin:

650 – (200 de aluguel + uns 130 do depósito por mês) = uns 300 euros por mês. Dava para viver bem com esse dindin (fazer compras, pagar transporte, ir em festas,…mas, ao invés disso eu viajava!) Fui à Berlin, Hamburgo e Bremen com meu primeiro salário!

Mitfahgelegenheit:

É a famosa carona! Entre no site, veja quem vai para o lugar que vc quer ir, telefone para o cara, marca o local, paga e vai!

Couchsurfing:

Rede de amigos designada a ajudar estrangeiros e ser ajudado no exterior. Eu dormi em vários sofás na Europa, além de não pagar albergue nem hotel, ainda ganhava várias vezes um guia e um amigo que era o meu host, a pessoa que me hospedava sem custo de aluguel.

Eurail Pass:

Ticket para viajar pela Europa previamente pago. Comprei quando ainda estava no Brasil porque chega pelos correios. Comprei em agencia de viajens: CI – central do intercâmbio BH.

Eu comprei  o Eurail Global Pass  (570 euros, eu acho). Garante um mês de viagens pela Europa.

No final tinha viajado por uns 7 países com o Eurail depois do fim do meu estagio e os outros  5 fui antes do meu mochilão de uma mês pelo Eurail.

Tem que reservar o assento do trem quando estiver escrito reservation compulsory no Eurail Pass, ok?! Senão não embarca ou paga multa. Dái foram mais uns 100 euros com reservas pq viajei muito à noite e reservava cama (colchette).

Seguro (DAAD):

Seguro pago pela Alemanha enquanto vc estiver trabalhando pelo intercâmbio IAESTE na Alemanha. Quando adoeci eles pagaram minha consulta e meus remédios, ao todo, 130 euros.

Seguro pessoal:

Vc precisa de um caso queira ficar na Europa após o fim do estágio. Leia os regulamentos no seu seguro com atenção! Eles reembolsam, mas não pagam na hora normalmente e vc tem que ir nos médicos e hospitais conveniados = Seguro Intercare.

Li esse depoimento na comu da Iaeste no Orkut:

“Se forem vir pra ALemanha  nao façam o seguro Intercare, o DAAD oferece um seguro mto melhor e por apenas 23 euros por mês… cobre td q eh preciso, se nao me engano em toda Europa!!!
Esse seguro da CI eh soh pra ganhar dinheiro, na Alemanha eh ruim demais, pra usar precisa ligar lah e esperar moh cara ateh eles acharem um médico q vc possa ir, ainda num cobre várias coisas!
EU nao fiz o Intercare, vou perder os 300 reais, mas vou sair no lucro pq vou economizar mais q isso nao fazendo o do Intercare q eh mto caro!”

Alguém escreveu isso na comunidade do Orkut da IAESTE! Mas não sei bem, o fato é que vcs tem que ler as regulamentações de todo seguro antes de assinar qlqr coisa!!!

Visto:

Estágio de até 3 meses na Alemanha não precisa de visto. Eu não precisei sair com visto do Brasil.

Para ficar como turista o brasileiro pode ficar na Europa por até 3 meses, nos países do Acordo de Schengen.

Eu fiquei 3 meses trabalhando e depois mais 3 meses como turista viajando pela Europa. No meu ultimo mes em KN, voltei ao Burgerbüro e eles disseram que nao teria problemas se eu ficasse mais 3 meses como turista para viajar pela Europa depois do meu estagio. (Caso vc ja tenha saido do Brasil com um visto isso nao seria permitido, creio eu). Apos os 3 meses do estagio, eu fui pra Londres por uma semana e voltei pra Alemanha e recebi um novo carimbo no meu passaporte -ganhando assim oficialmente mais 3 meses como turista, pois havia saido dos paises de Schengen). De toda forma, eu estava confiante de que poderia ficar na Alemanha depois do meu estagio, pois ja tinha confirmado isso no Ausländerbüro (a nao ser que eles tenham me falado errado e eu estava ilegal sem saber, de toda a forma com a volta de Londres e um novo carimbo, entrei legal novamente).

Mas é melhor ir no consulado alemão ou no Burgerbüro e olhar o seu caso lá.

Brasileiros:

Há muitos brasileiros em KN, que moram lá inclusive, ou moram nas redondezas! Vale a pena tentar achá-los! Tem comu no Orkut de brasileiros em KN. Eu dei bobeira pq tinha deletado meu Orkut antes de ir p Europa.

Dicas:

Não leve roupas de frio, botas,…! Compre lá! Os casacos daki são caros e não suportam o frio de la! Comprei dois casacos lindos na Italia por 30 euros cada e super quentinhos. Peça um europeu p ir na loja com vc, pq eles sabem o tecido que esquenta mais! Há um tecido especial tbm que se usa debaixo do casaco que aquece no inverno e deixa transpirar tbm!

O msm digo em relação a luvas, gorros, cachecóis…

Deixei um tanto de roupas minhas la pq n couberam na mala de volta.

Então, leve poucas coisas! Não encha a mala! E nem pense em levar casacos emprestados de parentes para lá pq da vontade de deixar lá (ocupa mto lugar na mala na volta)!

Leve suas havaianas!

Leve lembrançinhas do Brasil para entregar p as pessoas mais próximas de lá e para os seus hosts, caso vc faça couchsurfing.

Passeie pelo centro de KN nos fds! KN é linda!

Aproveite ao max tudo que puder no lab! Eles tem alta tecnologia e coisa q vc nunca verá num lab no Brasil!

Leve REAIS!!! Um dia passei necessidade na Grécia e tive que trocar os meus reais por euros pq meu cartão de credito já tinha passado do limite de compras e o dinheiro do VTM ainda não tinha sido carregado, pois não se carrega no sábado, nem domingo e meu vôo de volta para a Alemanha tinha sido cancelado por 2 dias devido a uma greve em Atenas!!!

Não fale que é brasileira para pessoas “estranhas”, digo, homens que te olham com primeira intenção! Nós temos uma péssima reputação e vários tentaram me comprar! Finja que n fala inglês e fala q é de Portugal, Itália, sei lá, menos Brasil! Apesar de eu adorar ser brasileira!!!

Os alemães são muito educados!!! Casos como o de cima acontecem, normalmente, em países do mediterrâneo ou com imigrantes desses países em solo alemão.

TENHA INDEPENDÊNCIA! NGM vai ser sua mãe lá! Siga seus planos e suas metas com determinação! E nunca se subjugue ou se deixe abater por pequenos erros e contra tempos. Tenha bom humor e educação, os alemães apreciam isso e são mto organizados! Seja pontual e organizada tbm lá no laboratório.

Leve um caderno ou compre lá e anote td que vc fez para vc trazer esses dados de volta consigo! Há um caderno que vc deve anotar as coisas e deixar no lab (caderno de pesquisa que eles te dão lá), então leve um outro e anote tudo nesse outro tbm para vc trazer para o Brasil.

Se quiser dirigir la, tem que tirar a carteira de motorista internacional, custa uns 45 reais aqui no Brasil.

LEVE TODOS OS DOCUMENTOS DA IAESTE!!! LEVE SEU FORM O, SEU COMPROVANTE DE ACEITAÇÃO, … LEVE CARTEIRA DE ESTUDANTE INTERNACIONAL, CARTEIRA DE HOSTEL SE QUISER E CARTEIRA DE VACINAÇÃO SE AINDA TIVER.

LEVE SEU CELULAR SE PEGAR NA EUROPA OU COMPRE UM DE CARTÃO LA! O MEU CELULAR COM O CHIP CUSTOU 10 EUROS LA NO SHOPPING VODAFONE NO PREDIO DO SUPERMERCADO KAUFLAND.

ENSINE TODOS DA SUA FAMÍLIA A USAR SKYPE E JUSTVOIP PARA VCS SE COMUNICAREM! NÃO DA PRA FICAR LIGANDO DE CELULAR P O BRASIL, APENAS MANDE MSG P BRASIL. O CELULAR LA É IMPORTANTE P LIGAR PARA OS AMIGOS QUE ESTÃO LÁ (E PARA ALGUMA URGÊNCIA).

PARA RESERVAR HOSTEL HÁ DOIS SITES BONS QUE CONHEÇO: HIHOSTEL.COM E BOOKING.COM.

SE FOR VIAJAR EM DUPLA, TRIO OU GRUPO O PREÇO DA PASSAGEM DE TREM SAI MAIS BARATO! SEMPRE CONFIRA AS PROMOÇOES DE GRUPOS! SAI MAIS DE 50% MAIS BARATO!

NUNCA LEVE MALA QND FOR VIAJAR DE AVIAO, CHEAP FLIGHTS! UMA MALA TEM O PREÇO DE MAIS UMA PASSAGEM! LEVE APENAS MOCHILA (À LA COMPANY).

SE FOR PARA LONDRES PREPARE-SE: MUITAS BRASILEIRAS SÃO BARRADAS! ENTAO PREVINA-SE, LEVE O ENDEREÇO DE ONDE VC VAI FICAR (EU LEVEI O ENDEREÇO DO MEU HOST E O NOME COMPLETO DELE), LEVE A PASSAGEM DE VOLTA, RESPONDA TUDO O QUE TE PERGUNTAREM. PRIMEIRAMENTE, ENTRE NA FILA DE NÃO EUROPEUS QUANDO CHEGAR NA INGLATERRA E PREENCHA AS FICHAS DE ENTRADA NO PAÍS.

LEVE UMA BOLSINHA TIRA COLO CONTENDO DINDIN, CARTÕES E PASSAPORTE E NÃO A TIRE NUNCA! ÀS VEZES VALE A PENA FAZER XIXI COM ELA DO QUE ESQUECÊ-LA NO BANHEIRO! O QUE JÁ VI ACONTECENDO!

NÃO FAÇA CHAPINHA SE QUISER ATRAIR O SEXO OPOSTO! HEHEHE… LA ELES GOSTAM DE CACHOS! NÃO FAÇA LUZES, PQ ELES GOSTAM DE MORENAS, TOME UM BRONZE ANTES DE IR! HAHAHAH… LEVE BIQUINI PARA NADAR NO CLUBE BODENSEE THERME E PARA NADAR NO LAGO BODENSEE E NO SEERHEIN!

BODENSEE THERME.

DEPILAÇÃO É MUITÍSSIMO CARO! 50 EUROS VIRILHA QUASE COMPLETA EM CIDADES COMO KONSTANZ E OUTRAS PEQUENAS E CARAS CIDADES.

SE PREFERIR FAÇA COM GILETE MSM, EU LEVEI O SENTINELLE DA PHILIPS!

AS ALEMAS NÃO COSTUMAM DEPILAR, ENTAO NÃO ADIANTA PERGUNTAR PARA ELAS, PRATICAMENTE.

EM FREIBURG GOSTEI MUITO DESSE ESTÚDIO DE DEPILAÇÃO: Easy-weaxing. BOA QUALIDADE E PREÇOS MELHORES QUE EM KONSTANZ.

LEVE SEU KIT PARA VC MSMA FAZER SUAS UNHAS LÁ.

LEVE A MODA BRASILEIRA! VESTIDOS, BIJOU,…

LEVE MEIAS FINAS E BLUSAS SEGUNDA PELE PARA COLOCAR EMBAIXO DOS VESTIDOS OU COMPRE LÁ! A GENTE QR USAR COMO USA AKI, MAS LÁ É FRIO A PARTIR DE SETEMBRO.

TENTE APRENDER UM POUCO DE ALEMÃO JÁ QUE ESTÁ LÁ.

LEVE SUA CAIXINHA DE MEDICAMENTOS COM AS BULAS E RECEITAS ATUAIS.

LEVE MTS MUSICAS BRASILEIRAS E FOTOS DA FAMÍLIA! DÁ MTA SAUDADE!

ENTENDA QUE MTS NÃO SABEM QUE NO BRASIL SE FALA PORTUGUES E NÃO ESPANHOL E QUE AKI SE TEM SAMBA E NÃO SALSA. TENHA PACIENCIA.

EU COMPREI O LIVRO: MENEIRINHA N’ALEMANHA DA AUTORA SANDRA SANTOS E ADOREI! É BEM AQUILO COMO AS BRASILEIRAS SE SENTEM LÁ! E DÁ PARA APRENDER MUITO SOBRE OS COSTUMES ALEMÃES.

NO MAIS, MUITAS SALSICHAS, PÃES E CERVEJAS PARA VOCÊ!!!

Anúncios